domingo, 13 de outubro de 2019

Fiz cinquenta anos, e agora?




A medicina diz que começamos a envelhecer a partir dos 30 anos de idade. Comigo não foi bem assim. Comecei a envelhecer quando meu filho nasceu. Por coincidência tinha justamente trinta anos. Achava que como pai tinha responsabilidade financeira e gastava todos meus dias trabalhando para sustentar a família. Chegava em casa tarde da noite, acabado de tanto cansaço, mal conseguindo aproveitar o calor de um lar. Voltei a ficar jovem quando nasceu meu neto.   Brincamos juntos todas as manhãs na pracinha do bairro e me renovo todo dia.    

Comecei a envelhecer quando me preocupei em esconder os primeiros fios de cabelo branco. Rejuvenesci quando deixei os grisalhos crescerem natural e desalinhadamente por cima das orelhas. Sentia-me um velho trabalhando sem prazer, amargurado, reclamando e só pensando no dia da minha aposentadoria. Depois de aposentado, virei criança. Esta conversa de envelhecer depois dos trinta começava a cair por terra.


Pensava que depois de ficar viúvo, a vida não seria mais a mesma e jamais seria feliz de novo. Sobrevivia de saudade e recordações. Um dia encontrei a Juliana, ela me devolveu o amor e a juventude. Dizem que o homem tem a idade da mulher que está a seu lado. E vice versa. Achava-me muito velho para mexer nestas coisas de computador e internet, hoje tenho amigos nas mídias sociais de todas as idades.

Sentia-me cansado e velho. Antes de anoitecer já colocava o pijama e sentava em frente a televisão. Dormia assistindo o noticiário e as novelas.  Hoje, ao invés da rotina TV e cama, fico acordado com meus sonhos.

Envelhecer faz parte do ciclo da vida. Somos programados geneticamente para que nosso corpo atinja a fase reprodutiva no máximo de sua capacidade física. Depois de produzir os descendentes, o objetivo da natureza já foi  alcançado e o corpo começa a decair.  E isto acontece por volta dos trinta anos. Não existe um gen específico para o envelhecimento, o que acontece é que começam a surgir defeitos no organismo, as peças deixam de funcionar direito.

O corpo parte na frente da alma em termos de envelhecimento. Alma não se restringe a tempo nem a números. A idade que aparece no documento de identidade é a do corpo, não da alma. Nem do conhecimento, sequer dos sonhos, tampouco das emoções ou dos afetos. Por isso acontece o paradoxo, olhamos a imagem no espelho e não acreditamos que aquele corpo velho somos nós. Então temos duas escolhas: ou nos adaptamos ou passamos a reformar o corpo para que se pareça com aquilo que nossa alma sente. A maioria das pessoas nega o envelhecimento e opta pela reforma.

O sonho da humanidade sempre foi a imortalidade. Quando o barco de Ulisses naufragou, só ele sobreviveu. Foi parar na ilha de Ogigia e lá encontrou a bela ninfa Calipso, que o seduziu oferecendo dois presentes únicos para que aceitasse ficar com ela para sempre: imortalidade e eterna juventude. Quem de nós resistiria em aceitar esta oferta? Pois Ulisses chorava dia após dia junto ao mar.

Sonhava em regressar para Itaca, não esquecia sua pátria, sua fiel esposa Penélope, seu filho Telêmaco, seu pai Laertes...Ulisses queria estar de novo com seus amigos, sua família, sua terra. Depois de sete anos preso e amargurado por vontade dos Deuses, foi libertado e conseguiu retornar, trocou a eterna juventude pela volta ao lar.

Estamos conseguindo reformar nossos corpos e viver mais. A tecnologia e a medicina possibilitaram retardar o envelhecimento. A expectativa de vida aumenta a cada ano. Num futuro não muito distante, seremos saudáveis fisicamente até os cento e vinte anos. Ou talvez mais. Caberá então a nós, buscarmos o que Ulisses escolheu fazer em sua Odisséia: ser feliz.



29 comentários:

  1. Concordo o homem tem a idade da mulher que está ao seu lado! E se ela tiver um sorriso contagiante melhor ainda! Parabéns! Na lista dos melhores.

    ResponderExcluir
  2. Saramago diz que um homem não precisa tomar remédios ou vitaminas para não envelhecer. Segundo o escritor português, uma mulher mais jovem traz muito mais benefícios que qualquer medicação. Airton

    ResponderExcluir
  3. Nos dias de hoje um homem de 50 anos busca uma mulher no máximo 42 anos...um 60 anos no máximo uma mulher com 52 anos...e assim vai diferenças de 10-12 anos. Apesar dos avanços estéticos o frescor, o cheiro da juventude seduz a todos. Não sejamos hipocritas é assim que funciona e não me venham escrever ao contrário. Boa noite Carlos

    ResponderExcluir
  4. E viva a Juventude! Não quero a eternidade! Claro, nos braços jovens dela!

    ResponderExcluir
  5. A gravidade é implacável para o físico-químico do corpo.
    Mas quanto a questão temporal... sociedades antigas viviam a questão temporal só o infinitivo. Interessante tentar compreender essas vivências com nosso tempo atual, colocado no texto.

    ResponderExcluir
  6. Olhando a vida, no auge dos meus 58 anos, fui feliz. Casei, minhas filhas nasceram, cresceram, fiquei viúva, vieram meus netos....E uma mulher de valor não vive de desculpas...sigo envelhecendo só e em paz comigo. Envelhecer é para poucos! Como é para poucos conhecer o seu valor. Lindo a parte do Ulisses, não conhecia.

    ResponderExcluir
  7. Viva a minha juventude, aquela que carrego na alma. Aceitar o que fui e o que sou faz par de meu crescimento interior. Sou cada traço do que vivi e não pretendo competir com qualquer ser. Muitas vezes é necessário que se façam ajustes ao corpo, por motivo de saúde e muitos até para se acharem mais joviais, mas isso vai realmente depender de como cada um interpreta a vida...

    ResponderExcluir
  8. Sr Ildo. Um casamento, uma relação que sufoca, cobra. oprime, não satisfaz envelhece...e como! Me olho no espelho e não me reconheço mais.

    ResponderExcluir
  9. Nem com vinte quilos a mais eu me troco p mulher de trinta. Não tenho idade, tenho vida. E o discernimento me acrescentou ao longo dos anos dissipando todas as angústias, inseguranças e dúvidas. Estou feliz c a pessoa q me tornei. Tornar- se idoso todos se tornarão . Envelhecer é outra história. Seguindo em frente e qdo olho p trás solto gargalhadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou 20kg..olha que mulher jovem perde peso rápido. Eu troco e entro na dieta Susan

      Excluir
  10. Penso que é hipócrita quem fala que não se importa em envelhecer. Eu me importo sim!

    ResponderExcluir
  11. NO TEMPO DA MINHA AVÓ, OS CASAIS MORRIAM JUNTOS MESMO SEM FALAR UMA PALAVRA. TINHAM QUE ENVELHECER JUNTOS. MARAVILHA OS NOVOS TEMPOS QUE PODEMOS AMAR DE NOVO, FAZER PLÁSTICA, A SOCIEDADE AINDA É INJUSTA OS HOMENS SEMPRE PREFEREM AS NOVATAS. UM DIA MUDA, AS MULHERES PODEMOS CORRER O MUNDO E SER FELIZ! ANA

    ResponderExcluir
  12. Gostaria sim de não envelhecer!!!! Se pudesse comprar a pílula do rejuvenescimento ??? Você compraria?? Então não venha falar que é feliz com a flacidez, o cabelo mudando, a menopausa no auge, e seu ex marido namorando uma mulher mais jovem. Bom, hoje embarco numa viagem com as amigas...quem sabe no velho mundo encontro essa pílula. Tomo o frasco todo!!! Zuleika

    ResponderExcluir
  13. Envelhecer e morrer ninguém escapa. Vou é viver feliz antes de morrer!!

    ResponderExcluir
  14. Um homem troca uma mulher de 50 por duas de vinte e cinco sem pensar duas vezes. Uma mulher não troca um homem de 50 por duas crianças de 25.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos 46 anos, adoro meu Crush grisalho! Não troco por 2 de 30 anos! Rafaela

      Excluir
  15. Eu penso que o problema não está na idade mas sim na construção de um relacionamento, seja qual for, exige maturidade, lealdade, conquista e acima de tudo querer. Muitas vezes fica fácil a troca seja homem ou mulher, necessita de muito pouco para o novo, já o antigo ou mais velho é uma arte, tem sabedoria, tem doação, gratidão. Isso é para alguns privilegiados e, no atual contexto o imediatismo sem esforço ganha na maioria das vezes. É uma pena um ser humano nesse contexto, deves ter uma rotina bastante fútil.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Gostei!abraços

    ResponderExcluir
  17. JOVEM OU VELHO...ESCOLHA CERTO!! SEMPRE É TEMPO!
    Todos os dias quando acordo
    Não tenho mais o tempo que passou
    Mas tenho muito tempo
    Temos todo o tempo do mundo

    ResponderExcluir
  18. A crise dos 50 é normal. Às vezes dura até os 60, mas depois se resolve. Não troco minha cabeça por duas de 25. Nem meus amores. Já o corpito...

    ResponderExcluir
  19. Quando fizer sessenta anos vais te perguntar de novo, e agora? Aproveita a vida é não faz tantas perguntas.

    ResponderExcluir
  20. Ontem em um site de casamentos, escutei esta música que reflete a maturidade do amor. Amor sem dor...
    Elis Regina

    É
    Só eu sei
    Quanto amor
    Eu guardei
    Sem saber
    Que era só
    Pra você

    É, só tinha de ser com você
    Havia de ser pra você
    Senão era mais uma dor
    Senão não seria o amor
    Aquele que a gente não vê
    O amor que chegou para dar
    O que ninguém deu pra você
    O amor que chegou para dar
    O que ninguém deu pra você

    É, você que é feito de azul
    Me deixa morar nesse azul
    Me deixa encontrar minha paz
    Você que é bonito demais
    Se ao menos pudesse saber
    Que eu sempre fui só de você
    Você sempre foi só de mim

    ResponderExcluir

  21. seu melhor artigo Dr. Ildo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Tem razão: ser feliz é uma escolha, não um acaso ou momento. Ótimo texto

    ResponderExcluir
  23. Idade tem a ver com felicidade. Está embutida na palavra. Se tiver uma feliz idade, metade do caminho já foi percorrido. Jaime, um velho feliz.

    ResponderExcluir
  24. Fez cinquenta anos, e agora? Vai fazer 51,52,53,54... e muitos mais. Continue escrevendo suas belas mensagens Dr. Ildo. Adoro. Marinês

    ResponderExcluir
  25. Não convivo com os jovens, mas sinto falta do frescor da juventude. Minhas amigas só querem jogar carta! affff

    ResponderExcluir
  26. Alguns fazem 50 anos, enquanto outros vivem 50 anos. Qual categoria você pertence?

    ResponderExcluir
  27. Só não quero : sentir dor e esquecer de sonhar. Se nada disto acontecer, estarei sempre c a idade c a qual fui mais feliz : 50 anos.Q maravilha. Apesar dos quilos a mais . Mas q lucidez diante de tudo . Sem pensar no amanhã , no depois. Tampouco se deveria ou gostaria de usar o vestido curto e o decote. Nada como não precisar ser. Bicas p vc Ildo, q admiro mto.

    ResponderExcluir