segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Eu te amo. Ao vivo, dublado ou com legendas?

Existem várias maneiras de dizer a mesma coisa. Algumas chegam a ser um disparate de tão incompreensíveis, mas se incorporam rapidamente ao linguajar popular, e, teoricamente, não fazem mal a ninguém, a não ser a gramática portuguesa, “Foi mal“ virou um pedido de desculpa, “valeu” agora é uma forma de agradecimento, “vazar” quer dizer ir embora.

Mas nem tudo está perdido, existem palavras que quando bem colocadas no lugar de outras, podem salvar relacionamentos, contratos e até mesmo vidas. Ao invés de falarmos em autoridade, fica mais elegante substituirmos por liderança. No lugar de irritante, usaremos persistente. Trocar a condição de dramática por emotiva faz toda a diferença. Fofoqueiro pode ser amenizado pela expressão bem informado.

Com base nesta proposta, resolvi brincar e escrever um sentimento de 100 maneiras diferentes. Nem sempre se consegue expressar com palavras aquilo que se pensa ou sente. Talvez meu dicionário sentimental auxiliasse alguém em momento de desespero ou desesperança. Quem sabe eu poderia dar voz aos corações e mentes emudecidos. Por que não?

Procurei então uma das expressões mais utilizadas na vida: “eu te amo”, e comecei a escrever variações. Depois de algumas tentativas, fiquei confuso e confesso, mudei meu entendimento. Dizer “eu te amo” não é tão simples assim.


Diariamente cumprimentamos pessoas com um bom dia. Para outras, desejamos boa sorte. Tem aquelas que abraçamos e dizemos obrigado, feliz natal, parabéns. São raras as oportunidades que aproveitamos para olhar firme nos olhos do outro e falar “eu te amo”. A declaração de amar, além de ser utilizada com menos freqüência do que deveria, é uma das mais mal empregadas. Uma lástima este desperdício.

Não quero entrar na definição do que é amor e de como ele se comporta ou manifesta, mas só existe uma maneira de dizer “eu te amo”: EU TE AMO! Assim mesmo, com estas três palavrinhas mágicas, nesta ordem. Indo direto ao ponto, sem rodeios. Ou você ama ou não ama, todo o resto que for pronunciado são subterfúgios ou variações sobre o mesmo tema. Não conheço forma mais eficaz de dizer que se ama.

Longe de ser uma promessa de eternidade, o “eu te amo” é a expressão verbal de um sentimento. Existe hora certa pra declarar o amor? Quem vai se arriscar a dizer primeiro? O que responder quando escutar esta frase? Não se estresse pensando na resposta mais adequada. As questões do amor são decididas pelo coração e não pelo cérebro. Para sentir não é preciso pensar, aliás, pensar até atrapalha. O coração nunca pensa, ele ama ou não ama.

Algumas pessoas confundem amor com compromisso e se assustam. Se disserem o temível “eu te amo”, a partir daquele momento, estarão assinando um contrato de exclusividade que os obrigará a amar somente aquela pessoa e não olhar com desejo para mais nenhuma outra pelo resto da vida. Por via das dúvidas, mesmo se tratando de um amor sincero, calam-se. Outros se intimidam em falar porque tem receio de que após declararem seu amor, correm o risco de ser ignorados ou rejeitados.

O amor, antes de tudo, é um sentimento e, como tal, não espera reciprocidade. Se der vontade de dizer, se fizer sentido, não esconda, não guarde isto só pra você. Demonstre com sinceridade, ao vivo, falando com a boca, com os olhos e principalmente com o coração. Sem medo das conseqüências. Se for correspondido, ótimo. Se não, faz parte da vida.

Constrangedor é saber que existem os “eu te amo” ditos só da boca pra fora. Pessoas falam “eu te amo” sem amar, ou pior, acreditam que dizer “eu te amo” significa amar e vivem seu amor no mundo das palavras e idéias. Não sentem o que falam. É como assistir um filme dublado, o som que escutamos não tem nada a ver com o movimento da boca. Não é genuíno, perde a graça.

Contrastando, existe outro grupo de pessoas que demonstra seu amor com atitudes, no entanto, têm dificuldades em dizer que amam. Ficam com as três palavrinhas trancadas na garganta, amando de verdade, mas não conseguindo soltar o “eu te amo”. É um filme mudo, faltam legendas. Não existe certo ou errado, mas poderia ser diferente. Sentimento, palavras e atitudes em sintonia fina.

Amar não é só dizer para o outro “eu te amo”. Amar não é apenas fazer para o outro sem que ele perceba. Amar é amar. Simples assim. Pena que se desperdice tanto tempo e energia buscando a perfeição em palavras, atitudes e pessoas.

                




55 comentários:

  1. Não se esqueça dos que transcendem seu Amor pelo olhar, dos que compartilham o mesmo ar que respiram, há ainda os que, no mesmo compasso do coração atingem a plenitude do "EU TE AMO". Muitas são as formas de transcender sem palavras.

    ResponderExcluir
  2. Dr Ildo! Parabéns! Impossível não amar seu texto!

    ResponderExcluir
  3. Quando o "Eu te amo" é falado com sentimento! Como poderia uma pessoa sensível resistir ao sentimento? O amor não é um poder que a pessoa possui - porque ele nada é sem o amor. Dentre outros; o amor é o fundamento da minha essência. Não oferece resistência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga tem tanto homem insensível..

      Excluir
  4. Adorei por mais sentimentos verdairos e mais eu te amo de verdade que essas três palavras sejam ditas mais vezes no sentindo amplo que elas representam !!!

    ResponderExcluir
  5. Amei. Meu nome é Ana aquela que ama.

    ResponderExcluir
  6. Interessante, difícil é dar certo, amar é fácil, difícil é encontrar uma pessoa especial, fácil é perder um amor. Amar é acima de tudo entregar-se e deixar acontecer.Daniel

    ResponderExcluir
  7. Procuramos o ouvir Eu te Amo como as palavras que traduzem a essência da vida ,,há aqueles que por medo,fogem,há aqueles que não compreendem quando se deparam com o amor e o deixam escapar pelos dedos e há outros que simplesmente esperam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e outros buscam quem realmente os ame! Venho na busca há muito tempo, não perco tempo com quem não ousa me amar. Fabiana Fidelis

      Excluir
    2. Escrever sobre Anor não é para qualquer um, precisa ser um conhecedor da Alma. Eu na minha humildade ainda encontro a fórmula do Amor e compartilho!

      Excluir

    3. Tão bom morrer de amor! e continuar vivendo... (Mário Quintana)

      Excluir
  8. Dr. Ildo, eu te amo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Ildo. Eu também te amo!

      Excluir
    2. Dr Ildo eu te amo também!

      Excluir
    3. Amor não se defini, amor se sente. Não existem regras, só a vontade de estar junto. Amor sublime Amor. Felizes dos que tem um amor para chamar de seu. E você tem um Amor para chamar de seu? Nicole

      Excluir
  9. Gosto do Eu Te Amo ao vivo! Sem legendas, sem dublagem, olho no olho, mão na mão, segurando a respiração. Sinceramente não sei se já amei alguém, acho que sim acho que não, talvez só tenha me apaixonado. Quando amar vou ter certeza, é ou não é. Já fui amada e muito amada, não tenho duvidas, mas amar creio que não. Sucesso sempre. Em tempo também te amo! Teus textos são ótimos, putz esqueci que nunca amei, mas os teus textos eu amo e quem sabe você também. Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. O amor e a loucura andam de mãos dadas? Eu desconfio de gente que se declara com poucos meses de relacionamento, de repente ama, tenho a sensação que o cara parou a medicação e surtou, não sei se todos concordam mas amor se constrói, cresce feito bolo! Se colocar os ingredientes corretamente, e demora para crescer senão é paixão ou loucura. Desconfie de quem se declara rápido certo das ideias não é. Amanda Amando

    ResponderExcluir
  11. O legal é alguém que está com você, só por você. E vice-versa. Não fique com alguém por pena. Ou por medo da solidão. Nascemos sós. Morremos sós. Não tenha medo de amar e permita ser amado, as vezes surge aquela pessoa nota 10 ai fazemos de tudo para que ele(a) parta para outro (a), sabotamos o Amor. Pobre Amor!

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que sinto falta do amor mesmo, mas daquele verdadeiro e recíproco, sem interesse ou segundas intenções e que não ilude… Acho que nem sei o que é isso e confesso que fico até me perguntando se ele existe mesmo…

    ResponderExcluir
  13. Atenção. Se faz tempo que você não diz “eu te amo” para sua companheira, é preciso que tenha alguns cuidados.
    Um grupo de homens se reuniu em um seminário sobre como melhorar a vida conjugal.
    O palestrante perguntou quais deles ainda amavam suas mulheres.
    Todos levantaram a mão.
    Então, ele perguntou qual a última vez que eles tinham dito a elas que as amavam.
    A maioria não se recordava quando.
    Então o palestrante sugeriu que eles pegassem seus celulares e escrevessem *“Te amo, querida”* e enviassem a suas esposas por WhatsApp.
    Depois, ele pediu que todos mostrassem as respostas. Segue abaixo algumas delas:

    1) Você está bem?

    2) O que foi?

    3) O que você quer dizer com isso?

    4) Aí tem.

    5) Se não me disser para quem era esta msg, eu juro que te mato!

    6) Nem vem! Tô menstruada!

    7) Está com alguma doença terminal?

    8) Que merda você andou fazendo?

    9) Já tá bebendo de novo?

    Mas a melhor de todas foi essa:

    10) Quem é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ildo Meyer um homem vaidoso que sabe como ninguém escrever sobre Amor.Parabéns!Show de Bola!

      Excluir
    2. Aaahhh como seria bom ouvir EU TE AMO! Agora, ao vivo! Bom demais !

      Excluir
    3. Não é a toa que o cara está num seminário sobre como melhorar a vida conjugal. O casamento já era.

      Excluir
  14. Li nos últimos dias Amor em si não é difícil. Amor é fácil.Difícil somos nós.
    Nós é que complicamos o Amor. Criamos maneiras para ele não se desenvolver matamos o Amor por medo, medo da rejeição medo de sofrer. Doi demais sofrer por amor. Ficamos imunes não amamos mais..nao nos permitimos amar..

    ResponderExcluir
  15. Amei o artigo!
    Quando encontrar o Amor vou prende-lo com os dentes do coração.

    ResponderExcluir
  16. Muito bacana! Deu vontade de dizer EU TE AMO, sem medo de ser feliz!

    ResponderExcluir
  17. Como saber se é amor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, se você já amou de verdade, vai saber. Não da pra esconder o amor se ele é genuíno e também não tem como forçar se ele não existe. Quem já amou sabe como funciona.

      Excluir
    2. Então acho que nunca amei!

      Excluir
    3. Leia a dica e grava:
      Nos dois primeiros encontros, a primeira impressão fica, a segunda confirma. Separamos entre: ela será uma ou só mais uma, no segundo encontro ela será "classificada" se agradou fica senão gradualmente perdemos o interesse. Se for classificada você nocauteou o cara!

      Excluir
    4. Por mais textos assim!

      Excluir
  18. AV!! Só por hoje...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será possível amar só por hoje? Eu não consigo é muito intenso.

      Excluir
    2. O amor não causa dor de cabeça, não se rima amor com dor, se você esta se aborrecendo pode ter certeza não é amor! Caia fora, chá de sumiço!

      Excluir
  19. Feliz de quem tem amor e sexo (com química que sai faisca)! Nada adianta amor sem sexo. Quando perde o tesão, acaba o amor. Bruno

    ResponderExcluir
  20. Muito bom. Eu te amo. Ao vivo, dublado ou com legendas?
    Posso escolher?

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito! Mas não concordo com o amar é simples assim. Amar é tão complexo, envolve tantas coisas, pode trazer dor,desperta o medo. Falo do amor entre casais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo amar é muito, mas muito complexo, feliz do que tem amor sem dor.
      Ter uma pessoa ao lado que nunca te causou dor é pura felicidade.

      Excluir
    2. Concordo que não é fácil Amar e ser Amada. Quem nunca sofreu por Amor?? Muitas e muitas vezes. E doeu muito!

      Excluir
  22. Infelizmente matamos o Amor de forma lenta.Para Carpinejar, por exemplo, o amor nunca morre de morte natural: “Morre porque o matamos ou o deixamos morrer. Morre envenenado pela angústia. Morre enforcado pelo abraço. Morre esfaqueado pelas costas. Morre eletrocutado pela sinceridade. Morre atropelado pela grosseria. Morre sufocado pela desavença. (…) Morre com um beijo dado sem ênfase. Um dia morno. Uma indiferença. Uma conversa surda. Morre porque queremos que morra. Decidimos que ele está morto. Facilitamos seu estremecimento.” Bem assim deixamos de Amar...Ai um belo dia o cara pergunta o que acontece: Deixei de te Amar, você fez tantas que resolvi me Amar.

    ResponderExcluir
  23. O Amor é decidido pelo coração? Sera mesmo? Coração e razão não podem andar juntos? Se você só escutar o coração vai sofrer precisa existir um equilíbrio entre eles razão e coração.

    ResponderExcluir
  24. Já tive um album de figurinhas chamado: Amar é! Amar é nunca magoar,Amar é respeitar, Amar é estar no lugar que voce quer...e assim ia um monte de Amar..um belo tempo eu que acreditava no amor puro e sincero. Janaína

    ResponderExcluir
  25. Ama-se pelo jeito que o cara te pega, ama-se pelo jeito que beija, ama-se pelo jeito que te faz sentir a única mulher do universo. Única!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo! Ser única!

      Excluir
    2. Vou seguir teu conselho e dizer: Eu te Amo! Vou seguir o coração.

      Excluir
  26. Há algum tempo li uma crônica de um pai que aconselhava a filha a escolher um homem que nunca a fizesse chorar. Concluindo ele deveria ama-la e somente amar ela. Um grande conselho de pai. Feliz da mulher que tem um homem ao lado que se preocupa em faze-la feliz. Suelen

    ResponderExcluir
  27. Dr Ildo!#muitoamorenvolvido

    ResponderExcluir
  28. Pablo Neruda

    Te amo de uma maneira inexplicável,
    de uma forma inconfessável,
    de um modo contraditório.
    Te amo, com meus estados de ânimo que são muitos,
    Te amo, com o mundo que não entendo
    com as pessoas que não compreendem
    com a ambivalência de minha alma
    com a incoerência dos meus atos
    com a fatalidade do destino
    com a conspiração do desejo
    com a ambiguidade dos fatos
    ainda quando digo que não te amo, te amo
    até quando te engano, não te engano
    no fundo levo a cabo um plano
    para amar-te melhor
    Te amo , sem refletir, inconscientemente
    irresponsavelmente, espontaneamente
    involuntariamente, por instinto
    por impulso, irracionalmente
    de fato não tenho argumentos lógicos
    nem sequer improvisados
    para fundamentar este amor que sinto por ti
    que surgiu misteriosamente do nada
    que não resolveu magicamente nada
    e que milagrosamente, pouco a pouco, com pouco e nada,
    melhorou o pior de mim.
    Te amo
    Te amo com um corpo que não pensa
    com um coração que não raciocina
    com uma cabeça que não coordena.
    Te amo incompreensivelmente
    sem perguntar-me porque te amo
    sem importar-me porque te amo
    sem questionar-me porque te amo
    Te amo
    simplesmente porque te amo
    eu mesmo não sei porque te amo…

    ResponderExcluir
  29. O amor aparece quando menos se espera e de onde menos se imagina. A vida prega o tempo todo! De repente é Amor! Idealizar é sofrer. Amar é surpreender. Um bom dia a todos com muito Amor para acontecer! Marta

    ResponderExcluir
  30. Não amamos somente a pessoa, amamos o que o outro provoca em nós. Amamos a mudança de vida que provocou! Amamos mudar o visual! Amamos a roupa mais provocante! Amamos soltar o cabelo! Enfim amamos!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns. Grato por dividir conosco o belíssimo texto. Arnaldo.

    ResponderExcluir
  32. Três palavrinhas mágicas que fazem toda a diferença!
    EU TE AMO

    ResponderExcluir
  33. PRIMAVERA TIM MAIA

    Quando o inverno chegar
    Eu quero estar junto a ti
    Pode o outono voltar
    Que eu quero estar junto a ti (porque)

    Eu (é primavera)
    Te amo (é primavera)
    Te amo (é primavera) meu amor
    Trago esta rosa (para te dar)
    Trago esta rosa (para te dar)
    Trago esta rosa (para te dar)
    Meu amor...

    Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)
    Hoje o céu está tão lindo (vai chuva)
    (É primavera)

    ResponderExcluir
  34. Escrever sobre Amor é fácil, difícil é ser verdadeiro no Amor. Verdadeiro, único, sincero sem desculpas,sem enganar, sem mentir ou trair. Escrever é uma coisa agir é outra. Eu pergunto como você trata o seu amor parceiro(a) ????

    ResponderExcluir