quarta-feira, 10 de maio de 2023

Expectativas causam lágrimas

 

Não me importa sua idade, seu peso, sua formação acadêmica, sua beleza, sua profissão.

Não preciso de sua conta bancária, seus títulos, sua cultura, sua casa, seu carro.

Não quero saber de seu passado, suas ex-namoradas, suas viagens,  suas confusões.

Não precisa me contar sobre sua saúde, seu relacionamento com os pais, irmãos e filhos.

Tudo isso são coisas suas, e, embora eu diga que não me interessem, são muito importantes tanto para ti como para mim e um dia vou querer saber de tudo isso, e com detalhes.

Estamos nos conhecendo, já estou me apaixonando, mas antes de começarmos algo, tenho uma pergunta que no momento é a mais importante para mim, e não tem nada a ver com o passado, e sim com o futuro.

Como você vai lidar quando suas expectativas em relação a mim e a nós começarem a ser desconstruídas, quando a realidade bater à nossa porta, quando as coisas começarem a dar errado, quando surgir a vontade de desistir, de largar tudo, de ir embora?

Vais me abandonar ou vamos enfrentar juntos as tempestades?

Essa é a única expectativa que espero e conto com você. Aqui começa e se estrutura nossa relação. Não preciso e não desejo nada mais. Não ter expectativas e ser surpreendida é melhor que ser decepcionada.

Ouvi falar que expectativas demais causam lágrimas.

5 comentários:

  1. Claudia Sirlin
    Muy interesante tu artículo. Considero que las expectativas deben ser equilibradas. No es fácil "no tener expectativas". Si la relación avanza en forma sana, los obstáculos son pruebas para el crecimiento y consolidación. Apostaría a derribar juntos los obstáculos. Es una apuesta al fortalecimiento. Claudia Sirlin

    ResponderExcluir
  2. Como saber o que esperar do outro, um dia de cada vez. Cada um carrega marcas de sua própria caminhada. Os românticos poderão ter a expectativa de serem abraçados, beijados e até mesmo de levar um cheiro nos seus cabelos, quem sabe uma flor, uma poesia ou uma bela música sussurrada em seu ouvido. Estava eu devaneando, outro dia, quando ouvi as expectativa racional de um casal, o que esperavam um do outro. Muito interessante, quando cada um contribui com seu olhar acolhedor, uma palavra de entendimento e principalmente saber ouvir. Como saber quando o copo do outro transbordará a sua última gota de respeito ou paciência. Um bom relacionamento dever estar embasado e equilibrado entre razão e emoção, mas para isso também tem que haver química. A forma como cada palavra é pronunciada e como poderia se potencialiazar, ressignificando cada teoria que carregamos. Na verdade, não existe receita pronta, é no caminho que se faz a caminhada. Não basta, apenas fazer o pedido, se nunca escutastes o som daquela voz

    ResponderExcluir

  3. Largar tudo, desistir e...
    “Daqui a 30 anos eu ainda vou saber seu nome e vou me lembrar de todas as vezes que você me fez sorrir. Na minha memória, tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos.”
    ― Caio Fernando Abreu

    ResponderExcluir
  4. Lya Luft Os Sentimentos Humanos certo dia se reuniram para brincar....Depois de contar 99 a Loucura começou a procurar.
    Achou um, achou outro, mas ao remexer num arbusto espesso ouviu um gemido: era o Amor, com os olhos furados pelos espinhos. A loucura o tomou pelo braço e seguiu com ele, espalhando beleza pelo mundo. Desde então o Amor é cego e a Loucura o acompanha.
    Juntos fazem a vida valer a pena.
    Expectativas sempre, decepções não vou nem contar, desconstruções muitas, coração aberto para Reconstruções.

    ResponderExcluir
  5. A questão é que a paixão coloca cores nas nossas expectativas

    ResponderExcluir