segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Pedido de casamento

 

- Quer casar comigo?

- Calma lá seu apressadinho, nem nos conhecemos ainda, sequer fomos apresentados. Quer casar comigo assim no escuro?

- E isso importa? Não dizem que o amor é uma construção? Estou te convidando para começar a construir um amor comigo. Devagar e com toda a calma.  Não estou falando em paixão, em afobação pra te levar para a cama, estou propondo regarmos esta plantinha juntos e construirmos um amor.

- Meu caro pretendente, entendo que o amor seja algo intangível, mas mesmo assim, é preciso haver um mínimo de sustentação para essa construção. É preciso um terreno fértil para se construir com solidez.

- E o que seria este terreno?

- Sei lá, química, atração física, gostar das mesmas coisas.

- Olha só, digamos que nossa atração física seja bárbara, imensa, enlouquecedora e que fizéssemos amor duas vezes por dia, o que faríamos no resto do tempo? Dizem que se deve escolher para companheiro alguém com quem você goste de conversar e se sinta bem, pois no final das contas é o que vai sobrar depois do sexo.

Vou te dizer uma coisa, não concordo com esta teoria, não acho que a conversa seja o terreno fértil para um amor dar certo, iríamos cansar de ficar falando todo o tempo. Não tem assunto pra tanto. A conversa é importante, mas não é o fundamental. Em minha opinião o que sustenta um amor é a parceria.

- Mas o que seria esta tal de parceria?

- Eu coloco o tijolo, você põe o cimento. Você lava, eu enxugo. Eu quero dormir, você apaga a luz. Você vai viajar, eu ajudo a arrumar a mala. Eu preciso emagrecer, você me acompanha no regime. Você cansou de mim e quer terminar, te dou um abraço e vou embora.

- Estou confusa, nem sei se estou gostando ou me assustando. Quando casaríamos? Como? Onde?

- Aqui e agora, a construção pode começar já, imediatamente.

- E será que daria certo?

- Você é boa em matemática?

- Mais ou menos.

- Quanto é  2 x 2 ?

- Quatro

- 4 x 2?

- Oito

- 8 x 2?

- Dezesseis

- Agora 2 x 0?

- zero

- 4 x 0?

- zero

- 80 x 0?

- zero

- 1.000.000 x 0?

- zero

- Tá vendo, quando o esforço é de um lado só, olha o resultado. Se  estivermos juntos, construímos nosso amor em progressão geométrica. Só depende de nós, ou melhor, só depende de você, de seu sim.

Você me pergunta se vai dar certo? Já deu certo, aliás, já Deus certo.

- Mas e se você acreditar em Deus e eu não, se você torcer para um time e eu para outro, se você for capitalista e eu socialista, como vai ser? Vamos discutir o tempo todo?

- Pois então, diferenças necessariamente não precisam afastar as pessoas, inclusive os opostos costumam se atrair, o desafio é continuarem juntos. Eu sou homem, você mulher. Eu uso calça, você vestido. Sou brasileiro, você uruguaia. Gosto de churrasco, você de salada. Você tem dúvidas, eu certezas. Eu tenho uma tese, você contrapõe uma anti-tese, já pensou que legal se conseguíssemos chegar a uma síntese?

Não somos a mesma pessoa, nem mesmo a metade da mesma laranja, mas podemos dar um bom suco. Não quero pensar igual a você, mas quero estar contigo. Se me disseres com um sorriso e um bom argumento que dois mais dois são cinco, talvez até me convença. Não quero ter razão, quero ter paz. Quero ser feliz contigo.  Eu me chamo Celso, aliás, como é mesmo seu nome?

Casaram ali mesmo, naquela conversa. Não houve festa, cartório, cerimônia, vestido de noiva, lua de mel, nem mesmo o amor estava presente. O que os uniu foi a vontade mútua e a parceria de transformar o eu em nós.

Até hoje ainda não conseguiram comprar casa própria, mas a construção do amor já tem dez andares, fizeram vinte viagens internacionais, quarenta projetos novos, viraram oitenta noites  conversando, cento e sessenta perguntas sem resposta, trezentos e vinte beijos no último mês, seiscentos e quarenta, um mil duzentos e oitenta...

Cuidado, não é assim pra todo mundo, não tentem fazer isso em casa, na rua ou com qualquer um. Vai que dá certo.

6 comentários:

  1. Quando a desculpa é maior que a vontade de ficar junto, não é amor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Tudo isso poderia estar em um só relacionamento, no dito, "amor romântico" ou no dito casamento momentâneo? 💘
    É sabido, que alguns podem, de alguma maneira, fazer aquisições em detrimento de outras questões relacionados com este contexto. Como saber para onde levará um relacionamento? Alguns procuram uma montanha-russa, outros uma roda gigante e haverá os que só estão querendo algo mais leve, mais tranquilo,como um carrocel. Alguns até já sabem o que querem, porém precisam de tempo para seus ajustes existenciais, outros passarão a vida inteira procurando, sem nunca encontrar. Como saber as surpresas que a vida poderá proporcionar àqueles que são mais atentos.

    ResponderExcluir
  3. Ela era poesia.
    Ele não sabia ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela era um filme de terror
      Ele demorou para ver e crer

      Nem tão anônima

      Excluir