quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

2020 - Recomeço ou continuação?


David era um menino que não sabia direito a origem de seu nome. Seu pai dizia que era uma homenagem ao grande mágico americano David Copperfield, a mãe replicava alegando que deu o nome pensando no rei David, o grande sábio de Israel. Seja como for, eram duas grandes personalidades inspiradoras para sua vida.

Aos cinco anos de idade, como presente de aniversário, foi levado a Las Vegas para assistir ao show de mágicas de seu suposto influenciador nominal. Ficou encantado. Ao final, mais uma surpresa, tirou fotos, abraçou e foi presenteado com a varinha mágica do próprio David Copperfield.

No outro dia, ainda no quarto do hotel, chorava copiosamente. Havia sido enganado pelo ídolo. A varinha presenteada não fazia mágica alguma. Era falsa. Frustrado, magoado e indignado com seu xará, enfiou a varinha num saco e prometeu que seria um mágico muito melhor que seu homônimo.


Aos 18 anos, David teve a primeira desilusão amorosa. Não sabia mais o que fazer para reconquistar a garota de seus sonhos. O que ele já sabia desde criança, era que infelizmente não adiantaria apelar para os poderes da varinha mágica. Desesperado, recorreu a um anuncio da internet: “trago seu amor de volta em cinco dias – serviço garantido”. Depositou o dinheiro e ficou aguardando. Passados mais de quinze dias, nada aconteceu.  Admitiu que houvesse sido enganado e encarou mais uma frustração. Perdeu o dinheiro e a menina amada. 

Será que David foi enganado ou ele próprio se enganou?  Uma varinha ou um benzedeiro seriam as soluções mais adequadas de seus anseios?  Para muitas pessoas é assim que funciona. É mais fácil transferir a responsabilidade para outros ou para algo e ficar esperando que a mágica aconteça.  Enquanto se espera, nada acontece. Pode até acontecer, mas o protagonista não será David e provavelmente não aconteça do jeito que ele esperava.

Seu outro herói, David, o rei de Israel, não ficou esperando. Encarou o gigante Golias. Não se amedrontou, não pediu ajuda, confiou em si e venceu o inimigo. Partiu dele a iniciativa da mágica e o milagre aconteceu.

Muito se espera da chegada de um novo ano. Ano novo, vida nova, dizem os comerciais de televisão. Ainda mais 2020, que será um ano bissexto. Queria realmente acreditar nisso. Só que não, a virada do ano funciona como a varinha mágica, se não tiver um mágico por trás, alguém que faça acontecer, não vai funcionar. Não se iluda, 2020 não funciona como um recomeço, é apenas a contagem artificial do tempo, uma mudança na folha do calendário. Erros e acertos em nossas vidas vêm se alternando desde sempre e, se Deus quiser, devem continuar na virada do ano.   

Muita coisa nova deve acontecer em 2020, inúmeras oportunidades surgirão. Outras tantas serão perdidas. Quem será o roteirista destas mudanças? Varinha mágica? Benzedeiro? Vidente? Destino? Astros? Amigos? Amores? Família? 2020?

23 comentários:

  1. Anne Mary Eu concordo com o imperador Marco Aurélio " A realidade é moldada pela sua opinião"

    ResponderExcluir
  2. Gostei e muito! Acredito que 2020 será um ano de amadurecimento! O tempo ajeita tudo. E a paciência é a principal arma para vencer! Façam suas escolhas para o ano que começa e sejam felizes! Feliz 2020!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de mágica e sempre espero que tudo dê certo! A magia do momento é algo que me encanta. Mas o que me impede de alguns momentos alternar as circunstâncias. Cada pessoa é uma caixinha de surpresa, podendo ou não em determinados momentos ter atitudes, executar, fazer e em outros querer ser surpreendida pela magia dos fatos. Hoje em dia, sinto uma estranheza com a mudança de ano, apenas mudará algumas coisas se colocar propósitos e os executar no decorrer desta caminhada. Sei que muitas vezes fico esperando que outros venham em meu auxílio, mas com o tempo parto em carreira solo, como saber o que vai na alma humana. Desejo a todos a alegria de realizações efetivamente vividas neste ano de 2020.

    ResponderExcluir
  4. Ano 2020... e se houver esse mágico com a varinha mágica? E se esse mágico é a Divina Providência... e que faz acontecer.
    É meu destino tecendo-se pelas mãos da Divina Providência.

    ResponderExcluir
  5. Quando era jovem comprava calcinha vermelha, pulava onda, fazia toda mandinga para trazer o Amor da minha vida. Sabe o que a vida me deu um monte de homens porcarias. Um pior que o outro. Não percam tempo e dinheiro com bobagens de videntes e varrinhas mágicas.

    ResponderExcluir
  6. NÃO PRECISA SER MÁGICO, BENZEDEIRA, CARTOMANTE, PARA ILUDIR...QUANTOS HOMENS OU MULHERES ILUDIRAM OU ESTÃO ILUDINDO VOCÊ NESTE EXATO MOMENTO. PARE E PENSE? E TU QUE ESTÁ LENDO ILUDIS ALGUÉM EM PRÓPRIO BENEFICIO. VOCÊ MULHER ILUDE O NAMORADO EM TROCA DE PRESENTES (JOIAS/UM CARRO/ VESTIDOS /JANTARES) E FAVORES...QUANDO NA VERDADE NÃO SUPORTA A CARA DELE. E PENSA AGORA VOU TER QUE TRANSAR...TOMARA QUE ELE DURMA.
    MUNDO CRUEL ONDE AS PESSOAS APROVEITAM-SE DA FRAGILIDADE E CARENCIA DO OUTRO(A) PARA BENEFICIAR-SE. SOMBRIO.
    E TEM QUEM QUER SER ILUDIDO(A). UMA BOA REFLEXÃO PARA O DIA DE HOJE, NÃO DEIXE PARA O AMANHA. NÃO ILUDA, NÃO ME ILUDA...
    NA MINHA IDADE JÁ FUI MUITO ILUDIDO...UMA LÁSTIMA...
    ANTONIO C. L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cada ser humano fizesse o que gostaria de ter recebido, teríamos poucos comentários assim e muito amor.

      Excluir
  7. Conheço um monte de gente que fala cheio de razão de caráter, moral, ser correto e na real não vale nada, ilude, ilude sim, mente, traí, cheio de razão e não é nada disso. Cada um deveria fazer uma reflexão. Bem sabemos que é só teoria.

    ResponderExcluir
  8. Toda a concepção moderna do mundo tem como fundamento a ilusão de que as chamadas leis da natureza sejam as explicações dos fenómenos naturais.

    ResponderExcluir
  9. Prefiro a ilusão das crianças que acreditam em Papai Noel, que a ilusão dos adultos que acreditam em politicos e governantes.

    ResponderExcluir
  10. "Se estiver tudo errado, comece novamente.
    Se estiver tudo certo, continue.
    Se sentir saudades, mate-a.
    Se perder um amor, não se perca.
    Mas se o achar,segure-o."

    FELIZ 2020!
    (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir
  11. Meu desejo para 2020: não quero mais sentir dor na minha alma!

    ResponderExcluir
  12. A ALMA CONECTA VOCÊ COM TODOS OS SENTIDOS, QUANDO ELA DOI ALGO TE MACHUCA PROFUNDAMENTE. BUSQUE AJUDA. CLARA

    ResponderExcluir
  13. Epitáfio
    Titãs

    Devia ter amado mais
    Ter chorado mais
    Ter visto o sol nascer
    Devia ter arriscado mais
    E até errado mais
    Ter feito o que eu queria fazer

    Queria ter aceitado
    As pessoas como elas são
    Cada um sabe a alegria
    E a dor que traz no coração

    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar


    Devia ter complicado menos
    Trabalhado menos
    Ter visto o sol se pôr
    Devia ter me importado menos
    Com problemas pequenos
    Ter morrido de amor

    Queria ter aceitado
    A vida como ela é
    A cada um cabe alegrias
    E a tristeza que vier

    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar distraído
    O acaso vai me proteger
    Enquanto eu andar

    Devia ter complicado menos
    Trabalhado menos
    Ter visto o sol se pôr

    QUE VENHA 2020!
    SEJA BOM COMIGO!

    ResponderExcluir
  14. Prezado Sr Ildo Interessante seu artigo, sempre contribuindo para o conhecimento de seus leitores. Muito bom. Saudações Celso

    ResponderExcluir
  15. Continuação...Não há recomeço. Há anos perdi um filho e aprendi a verdadeira dor:

    O médico colocará o filho morto no colo materno. É cruel e - ao mesmo tempo - necessário. Para que compreenda que ele morreu. Para que ela o veja e desista de procurá-lo. Para que ela perceba que os nove meses não foram invenção, que a gestação não foi loucura. Que o pequeno realmente existiu, que as contrações realmente existiram, que ela tentou trazê-lo à tona. Que possa se afastar da promessa de uma vida, imaginar seu cheiro e batizar seu rosto por um instante.

    Descobrir a insuportável e delicada memória que teve um fim, não um final feliz. Ainda que a dor arrebente, ainda é melhor assim.

    Assim são as perdas tu precisa entender e não busca-las mais. Vire de costas e leve seu coração com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, não tem nada de recomeço, tudo na vida é continuação. Mesmo um romance novo que se inicia será a continuação de uma vida. Não existe isso de apagar o passado.

      Excluir
    2. Desde que o passado não atormente! Cleusa

      Excluir
  16. ANO NOVO
    ILUSÃO NOVA
    ESPERANÇA NOVA
    E QUEM FAZ O TRABALHO?

    ResponderExcluir
  17. No Brasil o ano começa pra valer só depois do carnaval. Até lá, ainda se fica esperando que alguém faça o trabalho por nós.

    ResponderExcluir
  18. 2020 AMANHÃ JUNTOS HÁ 10 DIAS E CONTINUA TUDO IGUAL OU PIOR! A MUDANÇA ESTÁ DENTRO DE MIM! PRECISO MUDAR E RECOMEÇAR...SABRINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAMOS VER SE NO DIA 20 DE JANEIRO DE 2020, OU MELHOR AINDA, DIA 20/02/2020 AS COISAS MUDAM.SE É PRA FICARMOS ESPERANDO, MELHOR COMPRAR UMA REDE.

      Excluir
  19. UM GRANDE ANO PARA MIM: SINTO MUITO MAS VOCÊ FICOU EM 2019!
    VIDA NOVA, AMOR NOVO (EM TODOS OS SENTIDOS)

    ResponderExcluir