segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Entre bruxas e princesas


Você já teve contato com bruxas? Tive vários. Algumas usaram a vassoura pra varrer e logo em seguida partiram, outras voaram comigo por muito tempo. Algumas purificaram minha alma, outras lançaram feitiços, outras me encantaram. Talvez você não acredite em bruxas, mas que “las hay, hay”.

Antigamente eram queimadas vivas, hoje a era das fogueiras acabou, e as netas daquelas que sobreviveram estão mais vivas que nunca, espalhadas por todos os cantos, queimando todas as regras.

Numa pesquisa aparentemente inocente, pediram a vários homens que fizessem uma escolha delicada. Suas companheiras seriam doze horas por dia  bruxas e nas outras doze horas, princesas. Metade do dia elas teriam pele enrugada, cabelos desalinhados, mau cheiro, verrugas no nariz, falta de dentes, comportamento estranho, marcas de nascença, cicatrizes e tudo mais que caracterizasse uma bruxa clássica. Na outra metade teriam pele sedosa, cabelos lindos, bem tratados, corpos esculturais, olhos da cor azul piscina, cheiro adocicado de mel. Mais ainda, seriam carinhosas, super inteligentes, bem educadas e amorosas. A princesa de todos os contos de fada.


A versão moderna da pesquisa pensou em incluir corpos tatuados, piercings nas sobrancelhas e mamilos, contra cultura, roupas rasgadas, mas não sabia se estas características se encaixariam em princesas ou bruxas do século vinte e um. Por via das dúvidas, com o intuito de não confundir a cabeça dos homens e a seriedade do estudo, foram deixadas de lado.

Aqueles que escolhessem princesa durante o dia e bruxa à noite, teriam o reconhecimento de toda a comunidade do privilégio único de conviver matrimonialmente com uma mulher graciosa, linda, elegante e gentil, mas na intimidade da noite, na privacidade do lar, estariam na companhia abominável da bruxa. Os que preferissem o inverso,  acolheriam a graça da princesa ao cair da noite e entregariam a crueldade da bruxa para a comunidade maldizer durante o dia.

A maioria dos homens respondeu que estava se lixando para a comunidade e escolheria ficar se deliciando com a princesa à noite, quando retornassem para casa. Alguns até tentaram negociar em termos de horas ou modelos diferentes de escolha, foram eliminados da amostragem. Poderia utilizar esta pesquisa como introdução para falar sobre postagens no facebook, instagram, sentimento de posse, autoestima ou opinião alheia. Não é este o foco. Também gostaria de colocar que talvez a pergunta inicialmente possa parecer machista, mas basta inverter os papéis e seguimos com a mesma linha de raciocínio.

A maioria escolheu ficar com a princesa na intimidade, ignorando a opinião dos outros. Será que é assim mesmo que funciona? Quantos casais permanecem juntos por aparência ou conveniência,  discutindo e se odiando vergonhosamente entre quatro paredes e  hipocritamente se apresentando como príncipes e princesas na sociedade?

Em cada mulher vive um anjo, uma princesa, uma bruxa, um demônio. O homem terá aquela que despertar. Se tratar a mulher como rainha, certamente será um rei. Uma bruxa nunca consegue ser perfeita num disfarce de princesa. Nem um lobo é convincente em pele de cordeiro.  Coloque-os à prova e todos falharão, irremediavelmente.

Quer ter uma princesa a seu lado? Trate-a como tal. Se a tratar como bruxa, você é que se transforma num sapo. Lembra daquela história da princesa que ao beijar um sapo o transforma num príncipe?

A dúvida que vai intrigar a opinião alheia ao ver uma bruxa e um príncipe felizes lado a lado, repousará sobre qual feitiço aquela bruxa fez para conquistar o amor do príncipe. O que ele viu naquela bruxa? Qual poção mágica ela utilizou naquela maça encantada? Vão morrer de inveja e curiosidade. Antes uma bruxa com atitude que uma bela adormecida.

37 comentários:

  1. Adorei Dr Ildo! Toda mulher quer ser soberana de sua própria vida! E quando o homem a acolhe, protege, ama, respeita, é a sua escolhida...ela passa a ser dia e noite princesa. A mulher se transforma de acordo com a forma que for tratada.
    Feia ou bonita, boa ou má, no fundo sempre bruxa....prestes a virar princesa! Só depende de como for tratada! É muito fácil ter sempre uma princesa, basta valorizar! beijos

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me das vezes que fui "Maga", e como preparei elixires, licores, xaropes e os mais variados quitutes com a intenção de encantar e adivinhar os enigmas das almas humanas. Poções elaboradas com amor, carinho e com os mais variados temperos. Quanto a ser princesa, disso eu não entendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de dizer que, de uma abóbora me apropriaria, mas não transformaria em carruagem, e sim num "camarão na abóbora", das folhas de uma figueira transformaria num delicioso licor... Mas o que possivelmente gostaria mesmo é ter ao meu redor, algumas pessoas, aquele povo animado que ajudam na escolha os ingredientes, os que descascam os legumes, os que fatiam os tomates e principalmente aqueles que provam e brindam, o momento, aquele que poderá vir a ser inesquecível... Isso sim me encanta como perfeita magia em existir...

      Excluir
  3. Interessante, muitos homens tem verdadeiras princesas ao lado, são grossos, ogros, mulherengos, nojentos...destroem a princesa ...a coitada vira uma verdadeira bruxa , envelhece, não se cuida, desanima, e subitamente surge um homem de valor , aquele cara que vale a pena e faz a Bruxa descobrir que sempre foi princesa. Maria Cecilia

    ResponderExcluir
  4. Princesas só existem nos contos entre quatro paredes.

    A bruxa? Essa sim, permanece viva, em plena luz do dia, entre fogueiras e a correria urbana.
    Alimenta-se de venenos de morte lenta e alegra-se com ponta pés que a fazem voar.
    Pobre bruxa! Sua fama de má esconde a doçura, e as verrugas o filtro.
    Paradoxalmente Empoderada e temerosa ao poder inquisitivo do julgamento alheio.
    Ainda resta-lhe Um sonho...tomar à força sua vassoura e voltar para os contos de fadas.
    Andréa

    ResponderExcluir
  5. trate uma bruxa que somos como princesa...vc nunca se transformará em sapo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é bem essa "tratar bem"!!!
      E vale tanto para o homem como para a mulher.
      A maioria finge que trata bem ...

      Excluir
  6. Sim tenho vários pápeis existenciais sim,ao ser filha,mãe,mulher,profissional,amiga e outros...fui bruxa e princesa ao mesmo tempo e amooooo
    Marta Machado

    ResponderExcluir
  7. Tenhos vários pápeis existeciais,sou mulher,filha,mãe,esposa,amiga ,prosissional e outros ,em todos sou bruxa e princesa ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
  8. TEM MUITO HOMEM BRUXO PELA CIDADE, EU CONHEÇO E CONVIVO COM VÁRIOS, DO MAL MESMO, QUE MALTRATA, OFENDE, APROVEITA-SE, ABUSA FAZ A DOCE PRINCESA DE BOBA.

    E MULHER APAIXONADA É TROUXA MESMO, SE DEIXA USAR NA ESPERANÇA DE UMA VIDA MELHOR.

    MINHA COLEGA DE TRABALHO (MULHER BONITA E VERDADEIRA) VIVE UMA SITUAÇÃO DE UM APROVEITADOR - ABUSADOR ,LAVA E PASSA A ROUPA DO BRUXO, FAZ COMIDA.... E ELE UMA VEZ OU OUTRA APARECE PARA TRANSAR E PEGAR A ROUPA LAVADA.

    MINHA AMIGA É CARENTE, SOLITÁRIA E O PIOR, TEM AUTO ESTIMA BAIXA.

    EU COMO AMIGA JÁ TENTEI FALAR A VERDADE PARA A DOCE PRINCESA, DIFÍCIL, NÃO ACEITA!

    NÃO É SÓ A MULHER QUE É BRUXA, TEM MUITO HOMEM BRUXO-CAPETA.

    TORÇO TODOS OS DIAS PARA QUE APAREÇA UM PRÍNCIPE (HOMEM DE VALOR) NA VIDA DELA, E VAI APARECER!

    MARIA DA GRAÇA

    ResponderExcluir
  9. Concordo muitos fingem ser príncipe e na real a alma é de Bruxo
    Quando a sua amiga, não é a primeira e nem a última trouxa do planeta terra.
    Princesa trouxa, nem a Megan quis mais ser princesa. Fim dos contos de fada.

    ResponderExcluir
  10. BACANA O TEXTO, APRENDI NOS MEUS RELACIONAMENTOS A FAZER A TAL LISTA: POSITIVO X NEGATIVO ( QUANDO A LISTA COMEÇA A SER MUITO NEGATIVA), FINAL DE RELACIONAMENTO...NÃO ME VALORIZA, VIRO BRUXA PEGO MINHA VASSOURA E PEGO RUMO.
    FAÇA SUA LISTA E VEJA SE VALE A PENA.
    BARBARA

    ResponderExcluir
  11. E o que dizer dos vampiros emocionais que vão sugando a energia das princesas até transforma-lãs em bruxas. Pensam que sugando a energia delas se tornarão príncipes. Coitados.

    ResponderExcluir
  12. E o Homem Lobo Mal... que fica aproveitando-se e usando a mulher. Tem um cara no insta que fala sobre o asumto: meuamigohomem .
    Sinceramente acho que a carência faz a mulher submeter-se ... Ate a hora que ela realmente vira uma bruxa e parte. Encontra o equilíbrio e torna-se princesa novamente sozinha ou com outro cara. O do Mal fica nas trevas!

    ResponderExcluir
  13. Vai por mim, uma hora a gente cansa...
    Não precisa virar nada, só as costas.

    ResponderExcluir
  14. É bom deixar claro que as pessoas sempre demonstram quem são e o que, realmente, querem, mesmo que finjamos não entender isso, os pequenos sinais os revelam grandes coisas sobre a personalidade alheia. Seja o que for bruxa, bruxo,,,, texto de Pamela Camocardi

    ResponderExcluir
  15. Bruxa ou princesa ou feiticeira...mulher ...e quem disse que princesa tb não é maltrata. Vivemos no RS estado machista em que os homem são grossos(com exceções), existem varias formas abusivas de maus tratos. Não é só violência física ...é atitude ...tem muito homem que prega lição de moral e é um podre. Se pudesse colocava todos na Fogueira. A Feiticeira

    ResponderExcluir
  16. Reconheci de imediato a Fábula do sobrinho do Rei Arthur,o belo e jovem Gawain. Qualquer mulher o desejaria poderia não ser Rei era Valente, Belo, Jovem, até a velha bruxa. Não pensem que ele casou por amor com a Bruxa...mas por poder...caso contrário o Rei Arthur morreria e fim da Tavola. Se realmente ela virou princesa...uma fábula. Sabe-se que ele ficava fora anos em batalhas e caçadas. Morte em combate longe da bruxa. Abraços Fabio

    ResponderExcluir
  17. Cada um sabe a Princesa ou a Bruxa que quer ao seu lado. Que tem coisa muito sinistra ....tem sim!!! Cada um com seu gosto ou desgosto. Sou do tipo que demora a cair a ficha mas, quando cai... vassoura lá vamos nós. Vania

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente quando não somos bem tratadas, a gente vai perdendo o interesse.
    Vai deixando de se importar, vai deixando de esperar e de olhar o celular de minuto em minuto.
    Os dias vão passando.
    O coração vai ficando tranquilo e mansinho. e quando a gente vê já nem se importa mais com aquilo que achávamos que não conseguiríamos viver sem.

    ResponderExcluir
  19. Tem dias que sou Bruxa e dias que sou Princesa! Meu marido aguenta as duas! Afinal, somos parceiros! Anita

    ResponderExcluir
  20. Ler um artigo assim me ajuda a elaborar que apesar de nunca ter encontrado um homem que me trata-se bem, nunca me transformei em Bruxa. Ia levando aguentando. Busquei ajuda fiz terapia. O problema era Eu! Doava demais, amava demais! Aos 63 anos encontrei a minha paz. Se me perguntar, sente-se só ? Não. Estou definitivamente bem comigo. Levou tempo e muita terapia. Sigo em paz. Marilia
    Conselho:
    Mulheres não percam seu tempo e nem deixem-se ser usadas por homem que não valem a pena
    Homens: Tem usado e aproveitado de uma mulher. Não faça isso, mesmo ela sendo maior de idade e dona da própria vida, as consequências são irreparáveis.
    Mulheres enxerguem! Acordem! Nao se deixem usar por uma migalhas, um sexo A vida voa! Tem muita homem legal!

    ResponderExcluir
  21. Iniciamos o relacionamento na boa, confiando, curtindo, tipo um laço no coração. Vão acontecendo coisas e mais coisas que o laço vira um nó. E começa a apertar.....apertar.... sufoca ....dói....ou colocamos a mão no coração com força e desmanchamos o nó, ou encontramos alguém que chega ali e faz um lindo laço ou morremos aos poucos como baratas que todos querem pisar e ficam vivas (submetemos a tudo no relacionamento e não temos nada de verdade, te ligo quando quero, apareço quando quero, e contenta-se com moedinhas aos invés de notas). ABC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do laço no coração! Tb estou com nó! E como aperta

      Excluir
  22. O cara da uma vida de princesa para a mulher e ela sempre insatisfeita. Olha o Harry e a Megan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Meghan transformou o príncipe em sapo.

      Excluir
    2. Concordo! Fim dos contos de fadas! Ainda bem que não acredito mais no Amor. Só aparecem interesseiros e não estou disposta a um relaciobamento assim. Nada que começa mal continua bem. Cris

      Excluir
  23. Muita coisa muda no relacionamento, homem não entende que magoa, pensa que é frescura da mulher. Tem vezes que pega pesado vai minando e chega a hora que cansa (A ser que teu amor próprio for negativo). Fidelidade é a base de tudo. Perdeu a confiança.ja era. Concordo com o comentário mais acima. Vire as costas e siga.
    Cansa, vai por mim cansa

    ResponderExcluir
  24. Contos de fábulas e fadas - Branca de Neve
    Procuro um Caçador que tire meu coração. Assim, estarei livre da dor e da tristeza que não passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga tem tanto Caçador jovem e gostoso pelo nosso bosque, sai dessa, ele vai tirar coisa bem melhor de você! Não perde tempo com a pessoa errada, a certa não chega assim. Vai por mim! Adoro contos de Caçadas com Belos Caçadores.

      Excluir
    2. Mandou bem! Vai por mim também! Hoje vou ao Bosque! Atenção Caçadores! Não quero Coroa estou tipo Megan Coroa não quero.
      Andreia

      Excluir
  25. E nos queremos o chapeuzinho vermelho e não a vovozinha. Este é o problema dos que tem +50. Ninguém nos quer, só o lobo mau e as bruxas ainda nos querem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhh ainda bem que sou uma Bela Chapeuzinho! Com frescor, pele e hormônios jovens!!

      Excluir
    2. Amigo não conhece a história??? Tranca a Vovó no armário e joga a chave fora. Adri

      Excluir
  26. Era tudo tão perfeito
    um tanto quanto surreal
    bruxas e belas princesas
    unicórnios no quintal

    onde andavam de mão dadas
    chapeuzinho e lobo mau
    e então a gente acorda

    tudo volta ao seu normal
    bruxas queimam na fogueira
    princesas só no carnaval.
    Felippe Moraes

    ResponderExcluir
  27. Talvez todos os dragões nas nossas vidas são princesas que estão apenas à espera de nos ver agir, apenas uma vez, com beleza e coragem. Talvez tudo aquilo que nos assusta é, na sua essência mais profunda, algo desamparado que quer o nosso amor.

    ResponderExcluir