quinta-feira, 6 de setembro de 2018

As quatro mulheres de um homem




imaginário masculino sonha com mulheres lindas, corpos esculturais, sempre disponíveis, felizes, satisfeitas, que os amem, admirem e façam tudo por eles, inclusive filhos. Pode haver uma ou outra variação, aqui ou ali, mas, onde se escondem estas criaturas?

Em uma roda de amigos, Gilmar relatava animadamente, em tom quase professoral, o que buscava em uma mulher, como e onde encontrar. Basicamente, quatro características lhe eram determinantes.

- deveria ser uma mãe para ele. Cuidar de sua roupa, alimentação, moradia, amando-o incondicionalmente e perdoando suas gafes e pisadas na bola.
- deveria ser uma sedutora voraz, realizando todas suas fantasias sexuais.
- deveria ter uma cultura colossal, uma sabedoria oriental e uma memória de elefante, para que pudesse admirar e sorver seus conhecimentos.
- deveria ser uma amiga, parceira, companheira, assistir futebol, beber cerveja, gostar de balada, mas acima de tudo, estar junto com ele para o que der e vier.


Existe mulher assim? É possível ser mãe do companheiro e dos filhos, sedutora insaciável, ter corpo escultural, dominar vários assuntos, ler uma biblioteca por semana, beber cerveja, arrasar na balada, gostar de futebol, estar sempre feliz e satisfeita, tudo ao mesmo tempo? Algumas mulheres vão responder que sim, mas convenhamos, estas são super mulheres, não a maioria. Algumas destas aptidões não combinam entre si e dificilmente conseguem habitar na mesma pessoa.

Foi quando Gilmar aproveitou a deixa e sugeriu que o ideal seriam quatro esposas para cada homem, assim conseguiria alcançar todas suas expectativas conjugais.  Será mesmo?

O islamismo determina que um homem possa ter até quatro mulheres ao mesmo tempo, exatamente o mesmo cálculo de Gilmar. Coincidência? Talvez. No entanto, o marido deve ter condições materiais de sustentá-las e dedicar atenção igual a todas. Obviamente que pode preferir uma esposa à outra, já que sentimento não pode ser determinado por lei, mas tem a obrigação legal de ser equitativo na maneira de tratá-las.

Enganam-se aqueles que acreditam tratar-se de machismo, alardeava Gilmar para a turma do bar, nesta altura já utilizando uma cadeira como palanque. A poligamia no Islã protege a mulher, pois ao dar ao marido insatisfeito a opção de casar com outra, também lhe dá a obrigação de amparar à primeira. Diferente da monogamia, que velada e pervertidamente permite ao homem desfrutar de relações extraconjugais sem as responsabilidades econômicas obrigatórias com esposas e filhos adicionais. Tal qual um jurista, Gilmar encerrou sua fala com uma frase de efeito: “Externamente a sociedade civil ocidental é monogâmica, mas no intimo, é pura poligamia”.

Gilmar, hipocritamente ou não, conscientemente ou não, defendia a poligamia. Não acreditava em uma única esposa polivalente. O discurso foi além, e a contradição também. Dizia com firmeza que a mulher mãe poderia ser comprada, bastava contratar uma governanta e pagar bem que todas as preocupações domésticas estariam resolvidas.

A mulher sedutora era ainda mais fácil de encontrar, poderia escolher entre loiras, morenas e ruivas, asiáticas ou africanas, grandes ou pequenas. Poderia ter até duas ou três concomitantes, dependia apenas de sua conta bancária.

Cultura e sabedoria também poderiam ser supridas com psicanalistas, psicólogas, filosofas e psiquiatras. Conforme o tamanho de seu bolso, poderia agendar consultas diárias com as mais eminentes pensadoras, deitaria num divã e se deliciaria com a erudição e sapiência contratadas.

Ah, mas a mulher amiga é quem estragava o sonho de Gilmar. Não podia ser comprada, tampouco alugada. Precisava ser delicada e sensivelmente conquistada.  Aqui estava seu ponto fraco, não sabia como fazer para merecer uma amizade sincera e isto estava destruindo toda sua elaborada teoria materialista poligâmica.

Necessitava de uma mulher para compartilhar segredos, guardar confidências, compreender incertezas, aceitar fraquezas. Sonhava com uma amizade despretensiosa, sem julgamentos ou cobranças. Um encontro de almas.  O problema é que esta sintonia exige, acima de tudo, reciprocidade emocional, componente desconhecido para Gilmar.

Sem argumentos para levar adiante o raciocínio, o sonho virou pesadelo. Não sabia conviver com uma mulher na forma de amiga, logo a transformava em coisa ou mercadoria. Não sabia mais o que pensar ou falar, estava encurralado em sua própria tese. Hesitou, desconversou, fez uso de evasivas, as pessoas no bar passaram a olhá-lo com desconfiança, até que, repentinamente, começou a sentir um calor nas costas, algo parecido com beijo no pescoço,  lambida na orelha. O corpo todo se enrijeceu.

Uma voz rouca e sensual sussurrou levemente em seu ouvido: - Acorda amor, já são 8:30 h. Deixei sua roupa preparada na cômoda e o café com torradas está servido na cozinha. Não se atrase para a reunião das dez. Hoje à noite vamos tomar um vinho depois da aula de culinária mediterrânea. Não esqueça.

Serenamente, Gilmar abriu  os olhos, viu sua esposa com a blusa de seda entreaberta, sentiu o perfume que dela exalava, tocou a pele macia de seu rosto, beijou aquela boca molhada e se despediram. Estava aliviado por ter acordado do pesadelo. Antes de sair ela carinhosamente lhe abraçou e mais uma vez sussurrou lambendo seu ouvido: - Quantas mulheres um homem tem de sonhar, para perceber que precisa de uma só?

Gilmar perdeu o sono e acordou. Acordou para a vida. Acordou para o amor.      

84 comentários:

  1. Que lindo!!! Viver de Amor. Penso ser ideal...mas e o real... kierkegaard "paradoxo da existência" enquanto Gilmar sonhava.

    ResponderExcluir
  2. Dr Ildo!Parabéns! Que bom que Gilmar acordou...beijo

    ResponderExcluir
  3. Olha quer saber a verdade? Dura e crua...não tão dura né? mas vcs homens ficam com o papo gostosa, corpo escultural e blá blá enquanto isto nós mulheres sonhamos com outros homens ... aquele homem..homem que te faz tremer.. O Gilmar enxergou a esposa, mas quero saber o que ELA enxergou? Cristina

    ResponderExcluir
  4. Interessante, se todos acordassem para a vida e o amor...

    ResponderExcluir
  5. Quanto ao título as 4 mulheres de um homem, resolvi falar: na vida de uma mulher os tipos de homens são como as cores do arco íris tem para todos os gostos. Os bem gostosos que sabem como fazer uma mulher satisfeita; os que pagam nossas contas, os que viram amigos, os que queremos distância e assim vai. Seu artigo é muito machista. Não gostei. Desculpe.

    ResponderExcluir
  6. Pensar que uma mulher nasceu para dar filhos! Os tempos mudaram. Ter filhos não é sinal de nada. Temos filhos sozinhas. Bia

    ResponderExcluir
  7. Será que é por este motivo, que algumas mulheres, pretensamente em sua maturidade já não se comovem com qualquer lábia ou papo furado de homens vazios e sem nenhum conteúdo existencial? Homens imaturos parecem crianças que nunca estão satisfeitos com brinquedo algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaturidade pura não conseguem se ligar a nenhuma. Ficam trocando ... até que acabam sos ou pagando uma novata.

      Excluir
  8. Fiquei a pensar, quais seriam os elementos que uma mulher deveria sonhar em um homem para ser o seu eleito? Ou ela simplesmente poderia dizer: Surpreenda-me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Com o tempo vamos eliminando características que não queremos num homem,podemos sim escolher e ser escolhidas pelo nosso eleito. Claro que muitas vezes somos surpreendidas.

      Excluir
  9. Mulher ama ser surpreendida!

    ResponderExcluir
  10. Sonho com um homem que me faça feliz! Quem é feliz é completo. FLAVIA

    ResponderExcluir
  11. Penso que o homem que veio para ficar é aquele que nunca te fez sofrer. É o cara! Lourdes

    ResponderExcluir
  12. Como os homens são infantis buscam corpos, buscam mães...nós só queremos ser amadas e respeitadas!

    ResponderExcluir
  13. O maior problema é que a maioria dos homens fica em busca da super mulher é esquece da mulher que está ao seu lado. Aí ela cansa e o deleta.

    ResponderExcluir
  14. Esse cara merecida um bom despertador daqueles antigos bem no ouvido dele. Acordava rapidinho. LIANE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou enviar um agora mesmo. Ele merece!

      Excluir
    2. Despertador você é muito boazinha, merecia um tiro daquelas arminhas de espoleta bem no ouvido dele. Colocava bem no tímpano dele. Bummm Acordava na hora!

      Excluir
  15. Minha avó já dizia senta em 2 cadeiras para ver o tombo que leva. Senta bem no meio querido!

    ResponderExcluir
  16. Vai entender o pensamento masculino. Nunca estão satisfeitos..ate nos sonhos.Barbara

    ResponderExcluir
  17. Sou todas as mulheres em uma só e, infelizmente os homens sessentões parecem adolescentes e incapazes de ter uma mulher de verdade. Sinto pena dos Gilmar'es.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só os sessentões...não crescem nuca. O importante é cair fora e buscar um homem de fundamento!

      Excluir
  18. Bem verdade quanto temos ao nosso lado a mulher mais incrível de todas entramos num processo doido para detonar o relacionamento. Ela termina e como somos homens pensamos tem outras. O tempo passa e nos arrependemos. Bruno

    ResponderExcluir
  19. Toda mulher deveria evitar os Gilmar´es só servem para atrasar sua vida, gastar sua beleza e seu precioso tempo. Tem mais gente interessante por ai. Fer

    ResponderExcluir
  20. Interessante será que está mulher com uma blusa de seda entreaberta ao invés de sonhar, flerta com algum colega de trabalho? Gilmar não sabe ďe nada inocente!

    ResponderExcluir
  21. Gilmar( deveria ler o poema de D.H. Lawrence “Wild things in captivity “
    Ele sente se em uma jaula em uma relação com uma mulher.
    Ele separa em compartimentos sexo,desejo ,erotismo e amor.Seu puritanismo ,seus medos inconscientes o tornam meio homem,meio criança .Ele compara a mulher que vai atender aos seus desejos a uma prostituta.Ele compara a mulher que o cuida a uma governanta e a mulher que o estimula intelectualmente a sumidades em consultórios na 5 avenida.Ele fala em corpos esculturais esquecendo que o erotismo ,o amor ,o desejo estão ligados ao toque ,a pele ,a textura e principalmente a mente.Gilmar pode ter tudo que deseja.Mas tem escutar Lawrence.
    Liberte-se da jaula como diz D.H. Lawrence “Sexo ,desejo,erotismo ,amor é um estado de graça .Em um uma jaula doméstica não tem como existir.Liberte-se dessa jaula e então ,inicie e tente.
    Com uma ,com duas com quem vc sentir-se conectado e amado.
    Ele tem que acender a chama do amor e do erotismo.”A doble flame of life” como diz o autor Octávio Paz.
    Os corpos falam Gilmar.Mais que as palavras.
    Fale .

    ResponderExcluir
  22. Mais um texto machista de como os homens enxergam as mulheres. Desculpe Sr Ildo, mas sinto pena da mulher que convive com o senhor certamente não a respeita.

    ResponderExcluir
  23. Gilmar o sonho é o reflexo dos seus desejos?

    ResponderExcluir
  24. Do texto; Onde se escondem estas criaturas? Bem ao lado de vcs. Tão perto! Tão pouco valorizadas! Mirna

    ResponderExcluir
  25. Meu Deus quanta fala sem sentido, será que algum homem acredita nisto? Quanto mais velhos menos compreensão de nós mulheres atuais, independentes e, que não abrimos mão de uma relação saudável. Gilmar é alguém que vive na caverna. Fugam destes Gilmar'es porque tem muitos Renatos, Pedros, Antonios, Robertos, Fernandos, etc...

    ResponderExcluir
  26. Tão simples: mulher quer ser amada e respeitada!

    ResponderExcluir
  27. O Sr escreve muito bem mas, infelizmente acredito eu pela sua idade tens uma visão equivocada da mulher, uma pena... quem sabe um dia enxergas a mulher certa e amadurece. Susana

    ResponderExcluir
  28. Não curti. Concordo muito machista.

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei. Gosto do blog e dos textos e do Gilmar também.

    ResponderExcluir
  30. M, de manhã ou de mulher10 de setembro de 2018 às 20:36

    Será que ninguém percebeu que Gilmar sabia sim que a sua vida real é que era um sonho?

    ResponderExcluir
  31. Claro que sim o Gilmar não vale nada, não é legal com a esposa. Um machista!

    ResponderExcluir
  32. PARA VOCÊ GILMAR

    Quatro Tipos de Mulher
    Gilberto e Gilmar

    Tô gostando da morena, tô amando a loirinha
    Tô gamado na mulata, tô querendo a escurinha
    Eu sou um homem direito pode crer que sou perfeito
    Eu preciso dar um jeito das quatro ser só minha
    A morena e a loirinha a mulata e a escurinha
    A paixão da vida minha

    Minha vida é alegre por que tenho quatro rainhas
    Sete dias da semana que eu gozo a vida minha
    Sexta e sábado é com a morena, 4º e 5º é com a loirinha
    O domingo é com a mulata
    segunda e terça é com a escurinha
    A morena e a loirinha a mulata e a escurinha
    A paixão da vida minha


    De janeiro a dezembro de ano novo ao natal
    Eu dedico o meu amor para as quatro em parte igual
    Todas por mim são amadas, nenhuma fica zangada
    E eu falo pra moçada se é direito não faz mal
    A morena e a loirinha, mulata e a escurinha
    A paixão da vida minha

    ResponderExcluir
  33. Madrugada . Cada Gil tem a Mar que merece.

    ResponderExcluir
  34. E cada Mar encontra o seu Gil.

    ResponderExcluir
  35. Infelizmente nossa sociedade está repleta de ideias machistas; buscam a mulher perfeita..e não fazem nada para merece-las, não sabem como tratar uma mulher. Se acham a ultima bolinha do pacote mas, esquecem que pertencem ao pacote das bolachas vencidas. Salete

    ResponderExcluir
  36. Deus me proteja que nenhum Gilmar cruze minha vida!

    ResponderExcluir
  37. O Gilmar considera mulher um objeto, inferior, quase de decoração. Não se importa com suas decisões e nem com suas vontades. Tudo o que quer é satisfazer os próprios desejos.

    ResponderExcluir
  38. Olha Gilmar você fica sonhando com 4 mulheres porque ainda não levou uma boa chave de pernas. Amigo garanto você nem vai querer dormir. Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pensar nos dias de hoje de textos assim! Choque! Acorda Gilmar !

      Excluir
  39. Gilmar! Gilmar! Reavalie seus conceitos!

    ResponderExcluir
  40. A SENHORA GILMAR SÓ ESTA NESTE BARCO PORQUE NÃO SABE DOS SONHOS DO GILMAR, NÃO SABE DE NADA A INOCENTE. IVANISE

    ResponderExcluir
  41. O que os relacionam viram...o cara sonhando com a mulherada e ela ainda beija ele. Eu dava uma porrada nele!

    ResponderExcluir
  42. As vezes é preciso sonhar e acordar para enxergar a pessoa especial que está ao seu lado. Ro

    ResponderExcluir
  43. Mulheres, sejam sinceras. Quando seus maridos ficam distantes, não dando a mínima pra vocês, nunca sonharam com um gato romântico, sarado, inteligente, bem humorado, bem sucedido e bem dotado? Estão enganando quem com seus comentários politicamente corretos? Gilmar

    ResponderExcluir
  44. Não entregamos o ouro prezado Gilmar. Sonhar??? Ora não me faça rir... Vamos as vias de fato! Sem enrolação. Cristina Prestes

    ResponderExcluir
  45. Aff Gilmar continuas machista!! Não tem jeito mesmo!

    ResponderExcluir
  46. Meu marido nunca fica distante. Se ficar ja sabe! #partiu

    ResponderExcluir
  47. Até distante você fica, Gilmar? Não sei como ela te aguenta.

    ResponderExcluir
  48. Gilmar você não era assim..sempre tão fiel. Fiel até nos pensamentos.Flor

    ResponderExcluir
  49. Inacreditável o que um homem espera de uma mulher!!! Devia levantar as mãos para o céu poe Ela te amar! Ane

    ResponderExcluir
  50. Mulheres
    Martinho da Vila
    Já tive mulheres de todas as cores
    De várias idades de muitos amores
    Com umas até certo tempo fiquei
    Pra outras apenas um pouco me dei
    Já tive mulheres do tipo atrevida
    Do tipo acanhada, do tipo vivida
    Casada carente, solteira feliz
    Já tive donzela e até meretriz
    Mulheres cabeças e desequilibradas
    Mulheres confusas, de guerra e de paz
    Mas nenhuma delas me fez tão feliz como você me faz
    Procurei em todas as mulheres a felicidade
    Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
    Foi começando bem mas tudo teve um fim
    Você é o sol da minha vida a minha vontade
    Você não é mentira você é verdade
    É tudo que um dia eu sonhei pra mim.
    Já tive mulheres de todas as cores
    De várias idades de muitos amores
    Com umas até certo tempo fiquei
    Pra outras apenas um pouco me dei
    Já tive mulheres do tipo atrevida
    Do tipo acanhada, do tipo vivida
    Casada carente, solteira feliz
    Já tive donzela e até meretriz
    Mulheres cabeças e desequilibradas
    Mulheres confusas, de guerra e de paz
    Mas nenhuma delas me fez tão feliz como você me faz
    Procurei em todas as mulheres a felicidade
    Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
    Foi começando bem mas tudo teve um fim
    Você é o sol da minha vida a minha vontade
    Você não é mentira você é verdade
    É tudo que um dia eu sonhei pra mim.
    Procurei em todas as mulheres a felicidade
    Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
    Foi começando bem mas tudo teve um fim
    Você é o sol da minha vida a minha vontade
    Você não é mentira você é verdade
    É tudo que um dia eu sonhei pra mim
    Compositores: Antonio Eustaquio Trindade Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulheres atentem para a realidade: quanto mais mulheres um homem tiver, mais calmo ele será. E esqueçam esta história de monogamia . É este sonho do Gilmar nada tem de irreal. Os homens querem tudo e mais alguma coisa. E em tempos de raros exemplares da raça estão com todo o direito .

      Excluir
  51. 4 homens : rico, lindo, jovem e insaciável! Fechou comigo!

    ResponderExcluir
  52. Muitos relacionamentos vão apagando pela distância. Ele sonha com outras ela repara em outro. Quando percebem mal dormem juntos Miriam

    ResponderExcluir
  53. Fico a pensar que tipo de homem é este que até no sonho é poligamico...sera que ele aguenta 4 mulheres??? Acha Viagra!

    ResponderExcluir
  54. Eu sou uma mulher completa vai ver por isso que só atraio homens que me traem
    Bárbara

    ResponderExcluir
  55. O respeito é a base de tudo na vida, nos sonhos. Se você perde a confiança perde tudo... melhor terminar. Andrea

    ResponderExcluir
  56. Interessante! Será que os sonhos é o que desejamos ou o que não desejamos????

    ResponderExcluir
  57. Acho que vamos deitar pensando em algo e sonhamos. O Gilmar foi dormir pensando em maldade. Luciana

    ResponderExcluir
  58. Eu não conto meus sonhos!

    ResponderExcluir
  59. A oportunidade de flutuar em outra frequência pode ser uma vantagem no relacionamento. O cara sonha com o que gostaria mas não apronta nada.

    ResponderExcluir
  60. Eu ontem sonhei que me perdi em outro sorriso! Tao lindo..ate conheco. Bruna

    ResponderExcluir
  61. Se eu sonhar que estou tendo relação sexual com outro homem significa que estou traindo meu companheiro em sonhos? Significa que não amo? Não crucifiquem o Gilmar. Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho curiosidade em saber se os sonhos são nossos desejos??? Ai Gilmar está com problemas...

      Excluir
  62. Os sonhos são teus amiga! Aproveita! Vai acordar animada! Cris

    ResponderExcluir
  63. Grande Gilmar sabe das coisas. Júlio

    ResponderExcluir
  64. Gilmar você se acha gostoso e experto. Mal sabe o que sua esposa sonha! Cris

    ResponderExcluir
  65. Enquanto for sonho tudo ok, pior é quando virá realidade. Pesadelo para quem ama. Laura M.

    ResponderExcluir
  66. Muitas vezes abandonamos o barco amando muito, mas a relação sofreu tantos maus tratos que não há como continuar. Não importa se foram 2, 3 ou 4 mulheres importa que aconteceu.

    ResponderExcluir
  67. O Gilmar que fiquei bem calado ou vai bailar. Lu

    ResponderExcluir
  68. Anoche Soñe Contigo
    Kevin Johansen

    Anoche soñé contigo y no estaba durmiendo
    Todo lo contrario, estaba bien despierto
    Soñé que no hacía falta hacer ningún esfuerzo
    Para que te entregaras y en ti, yo estaba inmerso

    Qué lindo que es soñar! Soñar no cuesta nada.
    Soñar y nada más… Con los ojos abiertos.
    Qué lindo que es soñar! Y no te cuesta nada más que tiempo

    ¿Qué hacer con tanta angustia, por cosas no resueltas
    Con toda esta energía, casi siempre mal puesta?
    Si pudiera olvidarme por siempre de mí mismo,
    Habrías de encontrarme allí en tu dulce abismo

    Qué lindo que es soñar! Soñar no cuesta nada.
    Soñar y nada más… Con los ojos abiertos.
    Qué lindo que es soñar! Y no te cuesta nada más que tiempo

    Soñé que no hacía falta hacer ningún esfuerzo
    Para que te entregaras y en ti, yo estaba inmerso
    Qué lindo que es soñar! Soñar no cuesta nada.
    Soñar y nada más… Con los ojos abiertos.
    Qué lindo que es soñar! Y no te cuesta nada más que tiempo
    Anoche soñé contigo

    ResponderExcluir
  69. Vera Lucia . Talvez no sonho é que Gilmar sinta-se livre. Acordado sente-se prisioneiro. E não é o único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não se liberta porque é um covarde machista. Ana, aquela que ama.

      Excluir
  70. Gilmar liberta-te e viva!! Também vou me libertar !

    ResponderExcluir
  71. Analisando o que é o libertar se...chutar o balde?? Ou desejar uma só mulher? Depende da escolha de cada um. Eu fico com: ser feliz! Cecilia

    ResponderExcluir
  72. Os comentários são interessantes...o homem quer se libertar...curtir várias mulheres...e a mulherada quer um.amor para chamar de seu! Bacana é o despertar da crítica Dione

    ResponderExcluir
  73. Parabéns texto muito legal! Sucesso!

    ResponderExcluir