terça-feira, 15 de julho de 2008

Matar um elefante é fácil, difícil é esconder o corpo

Conversando com um amigo, escutei a seguinte frase: “É mais fácil ser rico do que emagrecer.” O autor do discurso era obeso e rico. Estava desesperado, pois vinha seguindo uma dieta rigorosa por 30 dias, freqüentando academia de ginástica e não havia perdido 1 Kg sequer. Enquanto isto, seus negócios continuavam faturando alto. Aliás, segundo um estudo do Hospital Albert Einstein de São Paulo, 71% dos executivos estão acima do peso.

Se meu amigo pode pensar assim, outras pessoas também estão autorizadas a ter raciocínios semelhantes:
- É mais fácil ser rico do que ser honesto.
- É mais fácil se omitir do que se expor e tomar uma atitude.
- É mais fácil se apaixonar do que amar.
- É mais fácil desistir do que continuar tentando.

Tudo aquilo ao qual estamos habituados, nos parece simples e fácil. Quem nasceu rico ou foi premiado com a fortuna batendo a sua porta, não vê dificuldades em relação ao dinheiro. Da mesma forma os magros de nascença, não se preocupam com o que vão comer, artistas não se assustam com o palco e desonestos não se incomodam com a mentira. Pobres, obesos, tímidos e honestos por não conviverem com estas situações, tem dificuldades em manejá-las.

Quando precisamos realizar alguma coisa que não faz parte da nossa rotina, pode ser necessário um certo esforço, que inicialmente pode causar a sensação de dificuldade. Algumas situações parecem tão difíceis, que desistimos antes de tentar, tornando-as impossíveis para nós. Este é o grande problema: muitas pessoas desistem antes de fracassar, ou tentam caminhos alternativos que lhes parecem mais fáceis.

Depois de milhares de impossibilidades acontecerem, seria muita pretensão pensar que algo só é impossível até que algum maluco obstinado duvide e acabe provando o contrário? Um avião voar, um paraplégico voltar a andar, um ditador cair, dois inimigos se abraçarem, homens pisando na lua, gays casarem, mulheres presidindo nações. O que mais é impossível?

O impossível não é fácil de realizar, mas também não é difícil. O impossível primeiro se transforma em difícil e mais adiante, o difícil pode se transformar em fácil. O segredo para que isto aconteça é conviver com a possibilidade do impossível.

Já dizia Guimarães Rosa: “Morrer é fácil, difícil é viver”. Na medida em que nos afastamos das dificuldades para ficarmos na mesmice, morremos para a vida. Desistimos, nos alienamos e mentimos para nós mesmos.

O que está sendo difícil para você? Emagrecer, enriquecer, amar, estudar, perdoar, sonhar? Se algo é difícil, é porque não é impossível. Pratique a técnica da possibilidade: “O difícil será alcançado e o impossível demorará um pouco mais”.

Fácil, difícil, impossível são definições mutantes. De acordo com a época, o lugar e o contexto podem se transformar. O que é fácil hoje, amanhã pode se tornar difícil. O impossível hoje, amanhã pode acontecer e depois voltar a ser impossível. O esforço dos homens é que torna as coisas possíveis ou impossíveis de acontecer.

Sobreviver nos dias de hoje está muito difícil, é necessário matar um elefante por dia. Um outro amigo meu dizia: “Matar um elefante é fácil, difícil é esconder o corpo”. E eu acrescento: “difícil, mas não impossível.”
Leia mais no site: http://www.ildomeyer.com.br/


Um comentário:

  1. Legal... vc colocou o nome de meu livro em um texto seu... Descomporte-se...
    Sem falar na foto que vc clonou....rs...
    Abraços
    MM

    ResponderExcluir