segunda-feira, 11 de maio de 2020

Copie e cole


Foi nossa primeira quarentena, não tínhamos experiência alguma. Fomos pegos de surpresa,  pensávamos que seria apenas ficar sem sair pra rua e se proteger do vírus. Imaginávamos que talvez durasse uns quinze a vinte dias. Arrumaríamos armários, assistiríamos filmes, leríamos livros, descansaríamos. Enfim, colocaríamos em ordem todas aquelas coisas que reclamávamos não ter tempo pra fazer. Estamos conseguindo dar jeito nas coisas materiais, só que a ordem das coisas sentimentais não estava prevista e o furo foi mais embaixo. E bem mais profundo.

Meio insegura do que estava por vir, cheguei a te convidar pra ficarmos juntos aqui em casa. Estava disposta a tentar viver vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana trancada com meu amor entre quatro paredes. Teríamos um tempo só para nós. Seria uma experiência arriscada, nossa intimidade seria colocada à prova. Talvez acabasse com nossa relação, mas se desse certo, seria maravilhoso, a quarentena dos sonhos.

Percebendo minha insegurança na proposta, você vacilou, hesitou, e, por fim, pressionados pelo medo (do vírus e do companheiro), resolvemos que o melhor seria cada um ficar no seu canto, cuidando de sua individualidade. Covardemente, deixamos o temor decidir por nós.


Os primeiros dias foram bem tranquilos e dentro do que havíamos imaginado, mas depois as coisas pararam de funcionar. Comecei a sentir tua falta. Não pela distância, mas pela ausência. A distância é apenas um teste pra ver o quanto o amor é capaz de viajar. Fomos nos afastando, perdendo a intimidade, transformando-nos em amigos que se falam ao telefone. Mensagens de bom dia ou boa noite pelo whatsapp não me satisfaziam mais. Quando vinham acompanhadas com um emoji de beijinho ou de coração era como se estivesse me mandando embora ao invés de aproximar. Precisava da tua voz junto ao meu ouvido, pelo menos a voz.

Precisava de mensagens pessoais e exclusivas, frases dizendo que os dias não podem ser bons se não podemos nos ver, que tua cama havia virado um deserto sem mim, que havias sonhado comigo e contasse o sonho com todos os detalhes. Distantes, poderíamos ter feito tanta coisa juntos.   Imaginava te mandar uma receita e cozinharmos ao mesmo tempo um único prato, assistir ao mesmo filme na mesma hora, interrompendo pra conversarmos ou buscar uma pipoca doce. Desejava receber fotos e vídeos mostrando como estava tua casa, teu corpo, nossas plantas. Sonhava em receber um pijama, uma camiseta suada, uma cueca, qualquer coisa que me fizesse voltar a sentir o teu cheiro. Fantasias eróticas e não eróticas não me faltaram. Tempo pra esperar também não.

Nada disso aconteceu. Precisava do teu amor aqui e agora, não de promessas pra depois da quarentena. Nos telefonemas de rotina antes de dormir,  contavas que estavas bem, gostando do isolamento, desgostando da política, engordando, perdendo dinheiro na bolsa de ações. Por vezes bocejava, dizias que estava com sono, e isso no único momento que conseguíamos nos falar.  Se palavras já causam mal entendidos, imagina o que um bocejo no meio da ligação pode causar. Não consegui te sentir comigo. Embora nada seja eterno, tudo que cuidamos dura mais. Deito na cama e penso em você. Dói, dói, dói, até não poder mais. Acabo dormindo, acordo, e, no outro dia, ainda continuo sem você.

Você ficou tão longe que te perdi de vista. Deixaste-me tanto tempo só, que nosso elo se rompeu. A conexão mental, a sintonia que possuíamos, não sobreviveu sem o contato físico. E não é este tipo de relacionamento que desejo. Minha alma precisa estar conectada para meu corpo se entregar. Não foi a convivência que temíamos antes da quarentena, sequer o vírus mortal que acabou conosco. A liquidez de nosso amor é que não resistiu a quarentena.  Perdemos-nos pelo tanto faz, pela inércia, pela indiferença, pela falta de cuidado, pela desatenção, pelo cansaço, pelo sono, pelo desamor, e, sobretudo, pela não reciprocidade.

Agora já não sinto tanto tua falta. O que me dói são as lembranças do que fomos, a saudade do que vivemos e sentimos e tudo de belo que ainda poderíamos ter feito juntos. Sou eu quem me falto agora, não tu. Falto-me porque me dei demais. É o meu pedaço que ficou em ti que preciso resgatar. Mas estes próximos dias de isolamento vão me ajudar, serão o meu luto emocional. Prefiro estar sozinha sozinha que sozinha acompanhada.

Há decisões que quebram o coração, mas consertam a alma. Não sou uma mulher frágil, mas quando quebro, corto.  Desta vez quebrou, e sem conserto. Estou te cortando da minha vida.  Eras o meu mundo, agora vou me permitir conhecer outros planetas. E daqui pra frente, pra alguém ficar do meu lado, terá que ser melhor que a minha companhia. Mais importante que isso, aprendi nesta quarentena que pra ficar ao meu lado, não precisa estar ao meu lado, mas precisa estar comigo.

Uns chegam, outros vão. Nossa vida é com aqueles que ficam. Foi ótimo enquanto durou. Vou me amar, e não volto mais. Espero que consigas ser feliz. Eu também...mas com outra pessoa.

118 comentários:

  1. Dr Ildo chegando na alma e nas angústias.
    A quarentena está se encarregando em fazer alguns ajustes na vida das pessoas
    O que pode dizer: extraordinário!
    Um texto denso e profundo!
    Controle C+ control V
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Sr Ildo se me permites vou enviar a uma grande amiga.
    Ela se humilha, rasteja, se oferece e manda fotos comprometedores para o embuste.
    O caso já era, só ela não sacou.
    Obrigada
    Luiza

    ResponderExcluir
  3. Uiii certeiro e direto.
    E segue a vida, sempre há um novo Amor, basta se liberar...

    ResponderExcluir
  4. O texto é minha vida!11 de maio de 2020 às 18:18

    Lindo texto, muito real, nunca foi tão real!
    O Amor acaba sim não pela distância, mas pela ausência.
    Perfeito quando escreve:
    "Falto-me porque me dei demais. É o meu pedaço que ficou em ti que preciso resgatar."
    Resgatar meu AMOR PRÓPRIO, doei-me demais, dediquei-me demais, emagreci ( 20kg), fiz plásticas ( e dói e é caro), fiquei mais bonita não por mim, mas por ele e ai morra o perigo, não é garantia de nada...
    Quando a sintonia é perdida não há dança que resgate o ritmo.
    O Sr não me conhece mas chegou na minha vida, o texto poderia ter sido escrito por mim, aliás vou utiliza-lo.
    Eu prometo vou resgatar minha autoestima e o amor próprio. Chega!
    Sou jovem, tenho 46 anos e muita vida por viver.
    Ai vai: copia e cola, tá.

    ResponderExcluir
  5. Bela reflexão. Que bom que existe a singularidade existencial. A tranquilidade poderia me levar a uma reflexão ou a percepção de que não perco aquilo que jamais me pertenceu ou que possivelmente isso tudo nunca foi Amar. Poderia o amor romper barreiras de tempo e distância? Poderíamos com a quarentena aprendermos o quanto o outro nos faz falta e quais os novos vínculos que se construíram neste afastamento... Bem vindo ao este mundo e suas várias formas de ser e agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O covid19 veio para dar uma lição. Uma dura lição.
      Eu infelizmente percebi que não fazia falta, sim ele bocejava ao falar comigo.
      Ainda não consegui construir novos vínculos. Primeiro vou arrumar meu coração.
      Meu coração é muito valioso, não quero mais errar. Quase 4 anos de um caso unilateral,
      Quando saímos ele não pegava na minha mão, não puxava minha cintura, selfies eu que tirava...nunca publicou...eu publicava e marcava ele e nada de publicar.
      Quer sinal maior ou quer que desenhe!
      A quarentena fez um sinalizador na minha frente. Acorda!
      O texto é verdadeiro.
      Relacionamento precisa ser uma estrada de ida e volta, se for só ida a estrada cansa, fica sem graça. O corpo começa a dor não tem fim.
      Desculpe o desabafo. Encontrei-me nas linhas minha história.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com suas colocações... E como existe homens pueris, mas acredito que podemos encontrar também alguns com maturidade em suas atitudes.

      Excluir
  6. Sensacional chegaste no ponto.
    No ponto da dor.
    Dor necessária para recomeçar.
    Sempre é tempo.
    Talvez precisei esperar a quarentena passar mas ela passa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, legal demais !

    ResponderExcluir
  8. Creio estarmos vivendo uma situação muito triste.
    Sem falar nas perdas de emprego, perda de liberdade, surge o final dos relacionamentos.
    Minha filha cancelou seu casamento, muito triste para uma mãe ver a depressão da filha.
    Tantos sonhos, planos, não aguentou a distância, a ausência.
    Eu falo: melhor agora do que depois com filhos.
    Nada a conforta, sinceramente acho que ele já estava tentando cair fora e aproveitou o distanciamento.
    O vírus mudou nossa vida e o destino dela.
    Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante... Acredito que é bem isso. O meu filho, marcou a data do casamento, compareceram no Cartório, apenas as pessoas essenciais para o tramite. Os convidados previamente avisados, recepção cancelada... Para eles é assim... Mas, para muitos outros existem variadas formas de comportamentos... Alguns se resolvem com o básico em circunstâncias incomuns...

      Excluir
  9. o vírus não só afeta o físico como.ajusta a alma para aqueles que compreendem o real.sentido da sua existência...nem menos ,nem só..tem que ter o engate essencial...

    ResponderExcluir
  10. Continuamos não enxergando o que está óbvio!
    Belo artigo!

    ResponderExcluir
  11. DO QUE ESTOU LENDO NOS COMENTÁRIOS PARECE QUE SÓ OS HOMENS É QUE NÃO ESTÃO DANDO RECIPROCIDADE. SERÁ QUE É BEM ISSO MESMO? OU SERÁ QUE OS HOMENS NÃO ESTÃO LENDO ESTE ARTIGO? O SERÁ QUE HOMENS RECLAMAM MENOS QUE MULHERES? PERGUNTAS DE UMA QUARENTENA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que os homens nunca terminam o relacionamento, eles deixam esfriar e caem fora.
      E se voltam é porque a mulher vai atrás. Manda foto, liga, se convida.
      Na verdade são covardes, aproveitadores ou preferem ter a mulher sempre a disposiçao.
      Pelo que li, as mulheres é que iam levando mas o COVID foi mais cruel e acabou com a relação.
      A distância, a ausência, o bocejo acabou com o caso, as mulheres reagiram e largaram o embuste.
      Eu entendo assim

      Excluir
    2. GOSTO DE QUESTIONAMENTOS
      - HOMENS LEEM MENOS OS BLOGS
      - HOMEMS NÃO PERDEM TEMPO COM PAGINAS DE AUTO AJUDA
      - HOMENS DÃO SINAIS QUE NÃO QUEREM MAIS, MULHERES NÃO ENTENDEM OS SINAIS
      - HOMENS TEM SEMPRE A SEGUNDA OPÇÃO NA MANGA
      - MULHERES BUSCAM RESPOSTA PARA NÃO VER QUE O CARA JÁ FOI
      - INFELIZMENTE VIVEMOS NUM ESTADO MACHISTA
      E VOCÊ O QUE ACHA?

      Excluir
  12. Penso que os homens também passam por tudo isso porém preferem não falar. Tenho grupo de estudos e inúmeros homens também reclamando das mulheres. Talvez se a sinceridade, lealdade a uma consciência de que a vida é finita muitos teriam comportamentos diferentes. Tem muitos homens nesse momento sentindo solidão, falta de companheirismo. Alguns acham que podem comprar e só percebem o quanto foi fútil suas vidas na beira da morte e, sem tempo para muda--las.

    ResponderExcluir
  13. O vírus pego mentalmente a todos.
    Quem já estava com casamento balançando, desandou de vez.
    Alguns encontraram verdadeiros companheiros, parceiros para a vida.
    Não seremos os mesmos.

    ResponderExcluir
  14. Aqui no Sul 45 dias de confinamento. Será que aguentamos mais 45?
    Não consigo imaginar-me ouvindo estamos livres do vírus, vamos retornar a vida.
    Muito difícil os últimos dias.
    Sozinha, pude identificar quem é amigo e quem vai pertencer na minha vida.
    Meu parceiro não foi parceiro. Ainda bem que ficou na casa dele.
    Amigos cabem numa mão.
    Grande e duro aprendizado.
    Valeu a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos escolha precisanos aguentar.
      As mulheres buscam acolhimento em sites, um texto que seja um espelho de como estão vivendo e pensa: Não estou sozinha!
      Ajuda muito!
      Marines

      Excluir
  15. Somos nós aqui escrevendo comentários, abrindo o coração.
    Texto de Carpinejar
    Gentileza será uma arma ("Você, que perde tempo na internet para deixar comentários afáveis nas páginas de quem não conhece, salva o mundo sem saber"), e fazer o certo trará paz de espírito em um momento de turbulência.

    ResponderExcluir
  16. E que turbulência estou vivendo.
    Nunca pensei em passar por isso.
    Sempre fui tão zelosa com minha vida afetiva,dias longe fisicamente rompeu tudo. Acabou .
    Força para sobreviver

    ResponderExcluir
  17. Texto sensacional, de muita sensibilidade.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde
    Em tempo de reclusão até já almocei.
    Tempo de pensar e agir.
    Às vezes a vida te exige muita coragem e maturidade para sair de certas pessoas, certos momentos e seguir só.
    Não porque você deixou de querer, mas sim, porque você precisou partir.
    Não tem muito o que fazer: ou você fica e aceita o pouco que te dão ou então você vai procurar o que te transborda.
    Eu prefiro o que me transborda!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  19. Sr Ildo conseguiu captar exatamente o momento que estou vivendo. Meu relacionamento esfriou...gelou...sabe quando você percebe que o cara responde mas não tem mais intensidade. Conversa por obrigação. Não acredito que tenha uma outra pessoa mas desencantou.
    Preciso ser forte e manter a classe.
    O que passou...passou.. só o vírus ainda não passou...
    O texto me ajudou. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Tempo atrás
    Esse tempo está lá trás
    Eu não tenho mais o que fazer, não

    E eu ainda gosto dele
    Mas ele já não gosta tanto assim
    A porta ainda está aberta
    Mas da janela já não entra a luz

    ResponderExcluir
  21. Transcender bases categoriais não significa amor platônico.Significa jogo de sedução... Viva o Amor. Lindo texto.

    ResponderExcluir
  22. NADA É POR ACASO, O COVID VEIO PARA REPENSARMOS NOSSAS VIDAS
    ALGUMAS PESSOAS PENSAM PORQUE FAZEM PLASTICAS O TEMPO PAROU, NÃO PAROU O CORPO ENVELHECE , AS CELULAS ENVELHECEM E NÃO EXISTE SITUAÇÃO MAIS RIDICULA QUE QUERER PARAR DE ENVELHECER, JA SENTIRAM CHEIRO DE GENTE VELHA. TEM CHEIRO SIM...JA TOCOU EM PELE DE VELHO SIM A PELE É DIFERENRE PODE ESTAR ESTICADA MAS É DIFERENTE,
    ENTÃO VAMOS PENSAR NO FUTURO COM FELICIDADE E SAUDE,
    CHEGA DE TANTA BUSCA PELA BELEZA.
    LISIANE

    ResponderExcluir
  23. Não acredito em mudança pós COVID.

    ResponderExcluir
  24. De 2020 não quero nem um carro 2020. Só quero que acabe!

    ResponderExcluir
  25. A mãe terra Gaia está se encarregando de colocar cada um no seu lugar!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! Em tempos de quarentena, precisa amar muito para manter um relacionamento.
    A ausência muda tudo!
    Muito bem escrito!
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Antes da quarentena, meu marido trabalhava e ficava fora de casa o dia inteiro. À noite, quando chegava, conversávamos, jantávamos, assistíamos filmes juntos. Era muito bom. Agora que ele está 24 h dentro de casa comigo, quase não conversamos e não fazemos nada mais juntos. Ele pensa que o fato de estarmos juntos em casa já é o bastante. Preferia como era antes. Mas não o culpo. Ele não sabe lidar com está nova situação. Está assustado. Eu o compreendo e ainda o amo. Vamos sair desta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz de você que esta com ele em casa. apesar dos meus convites tentadores meu namorado não quis ficar na minha casa. Prefere ficar sozinho!

      Excluir
  28. Sensacional!
    Grato por compartilhar
    Celso

    ResponderExcluir
  29. Um ano muito difícil! Tenho refletido e não sei como serei quando tudo acabar. Sei o que não quero. Já é um caminho. Elisa

    ResponderExcluir
  30. Antes eu tinha medo de ficar sozinha, hoje descobrindo os verdadeiros amigos,tenho medo da companhia errada. E descobri que estou com a companhia errada. Bocejo é pouco..indiferenca total. Mando uma mensagem mal responde,mando mensager pelo face nem escreve Ok, legal..mando insta não responde. Publico foto nem curte. Curte as outras .. Não vou fazer sinal de fumaça. Já entendi! Eu sou mulher que se respeita. Bia

    ResponderExcluir
  31. O mundo está em transformação.
    Eu estou em transformação.
    Denise

    ResponderExcluir
  32. Licença! Preciso utilizá-la! Assim quem sabe ..

    ResponderExcluir
  33. A quarentena foi cheia de descobertas. Sabe que vivia perdida, confusa, não sabia se queria se não queria...e a pessoa que me completa sempre esteve ao meu lado e eu não valorizava.
    Precisamos enxergar com o coração ali está o verdadeiro amor.

    ResponderExcluir
  34. Que bom para você. Eu descobri que a pessoa que achava que estava ao meu lado, na verdade não está.
    Sempre deu sinais ..mas ia levando.. Agora ficou claro, claríssimo.
    E ainda tenho dificuldades de aceitar. Preciso melhorar minha auto estima invés de gastar tanto com estética deveria gastar em terapia.
    Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se aguento mais....quero viver e não sobreviver...

      Excluir
  35. Vivo um cegueira por vontade própria, está no meu nariz e não consigo resolver, acabar, dar um ponto final.
    Triste viver de cegueira voluntaria.
    Minhas amigas falam com jeito o cara não veio ficar contigo na quarentena, mal responde as mensagens, não compartilha uma foto sequer no face ou no insta.
    Quem quer assume e fica junto...necessito recuperar minha visão.
    A cegueira me faz perder outras visões que podem ser encantadoras.

    ResponderExcluir
  36. Está perdendo visões encantadoras!!
    Enxerga, Menina!!!

    ResponderExcluir
  37. Já é tarde não durmo e quando durmo tenho sono agitado.
    Pensar na vida não é bom, vem a tona mágoas, penso que o ser humano é egoísta quando não pensa em o quanto pode magoar ou faz de propósito para ver o quanto o pessoa aguenta.
    Choro e não durmo.
    A vida não pegou leve comigo!
    Eu só queria um colo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai passar...tudo sempre passa.
      Concordo antes de fazer algo as pessoas deveriam pensar nas consequências. Mágoa dói na alma.

      Excluir
  38. Sabe o que é protagonista?
    No relacionamento você precisa ser a protagonista, não se contente com menos, são migalhas.
    Não se acostume em não ser respeitada, é um caminho sem volta.

    ResponderExcluir
  39. Quem sou eu? A que carrega os fios na gravação. Não sou nada.
    Preciso enviar o texto.
    Auto estima um lixo...nem coragem para enviar.
    Até o fim da quarentena tomo jeito. Eu espero.
    Gabrielle

    ResponderExcluir
  40. Espero que seja a primeira e ultima quarentena da minha vida.
    Sim, serviu para organizar minha casa, ainda não terminei a organização do coração mas já está em andamento.
    Quando penso que estamos esperando o tempo passar ..
    Não pode ter sido em vão.
    Vai passar

    ResponderExcluir
  41. Não me imagino após a quarentena! Vou ficar perdida...

    ResponderExcluir
  42. Mais um dia que perdemos de viver. Eu penso perdemos. Não tenho feito nada..pensar e reavaliar minha vida. O que mais me intristece é ser do grupo de risco.

    ResponderExcluir
  43. Posso confessar que a quarentena é o pior momento da minha vida. Muitas mudanças e decisões. Precisei me centrar e definir minha vida . Sigo em paz.

    ResponderExcluir
  44. Enquadrado na minha vida, falta coragem para enviar para o Embuste.
    Preciso de terapia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga pensa assim você não está só.
      Muitas mulheres descobriram na quarentena uma porcaria ao seu lado.
      Desde maridos ausentes dentro de casa a namorados que esfriaram.
      Mas pensa eles sempre dao sinais nós não vemos. Ou não queremos ver.
      Está ali gritando...nao escuto!
      O embuste tem Facebook ou Instagram e nunca colocou ou marcou você numa foto. Uma mínima fotinho no final da mesa.
      Um grande sinal!
      O embuste não se esforça para te ver em 30 dias!
      Estou cheia de amigas na mesma situação para mim está claro, elas têm cegueira seletiva.
      Manda o texto. Ou fica perdendo vida...
      Eulália

      Excluir
  45. Infelizmente muitas pessoas aproveitaram esse isolamento social para “sumirem do mapa” jogando a culpa na distância e no vírus quando na verdade não queriam continuar o relacionamento e não tiveram coragem de terminar.
    É raro conhecer pessoas com caráter que falam que não querem continuar a relação. Para esses eu tiro o chapéu.
    Marilene

    ResponderExcluir
  46. José Teixeira Felix Ótima e prática reflexão: eu me cago de medo de morrer...sou cearense...morei em POA...adorei o churrasco de vocês tchê....e ano que vêm ou antes do fim do ano quero estar ahi...na primavera pra tomar vinho bom e paquerar....lá em Ivoti...

    ResponderExcluir
  47. Faz mais de 40 dias que não saio de casa.
    Nunca imaginei isso aos meus 58 anos. Minha filha faz as compras, deixa na porta.
    Meu companheiro mora na casa dele e quando me disse: vou ficar em casa na quarentena.
    Entendi o recado.
    Poderia ter a mim mas preferiu a própria companhia.
    Tem horas que precisamos ser realistas, enxergar de frente a realidade so assim evoluímos.
    Hoje estou melhor que antes.
    Trocamos palavras ao celular.
    Me redescobri.
    Valeu a quarentena.
    Estou fortalecida.

    ResponderExcluir
  48. Nunca senti a morte tão perto.
    Sinto ela na minha porta
    Tenho 67 anos e assuntos por resolver.
    Espero uma vacina logo.

    ResponderExcluir
  49. Triste não abraçar.
    Isolada de tudo.
    Choro.
    Não sei até quando vou aguentar.
    Entendo que preciso ficar em casa, não sou jovem.
    O preço da idade.

    ResponderExcluir
  50. Eu entendo cada um na sua casa.
    Fico feliz quando ele vem me ver mascarado.
    O poeta: O amor é quando a gente mora um no outro.(Mario Quintana)
    Vai passar!

    ResponderExcluir
  51. Esgotada. Me sinto esgotada.
    Rose

    ResponderExcluir
  52. Artur Schopenhaur relata muito bem nossa vida hoje os porcos espinhos queriam ficar perto por causa do frio, assim estariam aquecidos, muito perto se espetavam...assim é a vida ou você é espetado (fica naquele relacionamento furado) ou passa frio. No frio pode achar uma fogueira (estar bem sozinha) e esperar o verão chegar.
    Eu prefiro o frio!

    ResponderExcluir
  53. Para pensar, interessante...

    ResponderExcluir
  54. Desejo que seja minha última quarentena, não porque vou morrer mas porque não tenho mais idade par a aguentar o isolamento social.
    Quem tem o mínimo de consciência não comemora, não brinda e não sai de casa.
    Comemorar o que: mortes e mais mortes, casais a beira do divórcio, longe de filhos e netos, namorados separando-se devido a ausência e assim vai...
    Nada positivo
    Só perdas
    Carmen

    ResponderExcluir
  55. Parabéns pelo texto.
    Eu observo os sinais...o vírus é sinal do fim do ciclo.
    Sinais de amigos e companheiros, alguns são positivos continuam ao meu lado..percebi os negativos e limpei o insta e blqueie o whats. Doeu!
    Mais uma dor necessária.
    Durmo melhor.
    Elza

    ResponderExcluir
  56. Passo os dias lendo, refletindo, pensando.
    O amor verdadeiro é muito forte, resistente, mas não resisti a tudo.
    O amor tem a medida certa da dignidade.
    Por mais que haja paixão, não existe amor que sobreviva após machucar-se varias vezes.
    Simplesmente porque não deve existir: perdoe tudo por amor. Nunca.
    Ser deixada de lado, não receber atenção, ser trocada,
    não ser respeitada, ser o plano B - NÂO.
    O amor não resiste, morre...
    Josi

    ResponderExcluir
  57. Lendo todos os comentários identifico uma certa dependência.
    Vou dizer a vocês até a tua sombra te abandona, no escuro.
    Então borra ser feliz sozinha!

    ResponderExcluir
  58. Madrugada difícil dormir com os casos de mortes que assisti na TV.
    Sinceramente não tenho tempo nem paciência para os casos e amigos que sumiram.
    Tenho mais é que me preocupar comigo. Questão de sobrevivência.
    Gostei do artigo vou disparar em série.

    ResponderExcluir
  59. Não coloquem a culpa no vírus, na quarentena ou no outro. Se ficou ruim porque ficaram longe ou perto, porque não estão se vendo ou estão cansados de se ver, deve ser porque os laços entre vocês não eram fortes suficientes pra segurar está barra. Assumam que a relação não era boa desde antes e pronto. Partam pra outra, fiquem sozinhos, mas não ponham a culpa no outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso assim também.
      Acho que as pessoas só perceberam agora que estão sozinhas no relacionamento na quarentena.
      Nao e botar a culpa no vírus, é a dificuldade de encarrar a realidade de não significar nada para o embuste.
      Na quarentena você percebe que empurrava o relacionamento.
      Olha o face do embuste e não encontra nada seu, só você marcando ele no seu e ele não compartilhando.
      Mesma coisa no insta.
      Vai montando o quebra cabeça de sua vida amorosa ai percebe que as peças não encaixam porque as peças são de outro quebra cabeça.
      Está na hora de jogar fora os quebra cabeças e começar uma nova história
      Máscaras só contra o vírus
      Ângela

      Excluir
  60. Tenho a solução, garotas!
    Delete - delete insta, face e whats.
    Delete da sua vida.
    Insert - novos amores.
    Carlos

    ResponderExcluir
  61. Carlos, o senhor está certo. Falta coragem e alto estima alta para tal atitude.

    ResponderExcluir
  62. Pelo que vejo, a pandemia está mostrando também que falta coragem pra enfrentar embustes, maridos, namorados, vírus, governantes, juízes. Em vez de hidroxicloroquina, talvez fosse melhor tomar coragem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas de nós precisam de um Embuste para chamar de seu.

      Excluir
  63. A quarentena me mostrou que muitas pessoas são ou não são essenciais na minha vida.
    Devemos compreender os sinais e valorize quem se mantém perto mesmo longe.
    Lili

    ResponderExcluir
  64. Sempre fui muito independente, criei meus filhos para o mundo.
    Separei me com 46 anos e toquei a vida trabalhando.
    Hoje aos 63 anos moro sozinho, meus 2 filhos não tem tempo para mim, cada um correndo atrás de suas dificuldades.
    Sinto sim, falta de um companheiro.
    Um companheiro mesmo mas, pelo que tenho lido e visto um homem da minha idade ou mais velho prefere uma mulher mais jovem e quem tem um parceiro parece que não tem nada.
    Então melhor continuar assim . Tenho tempo para meus filmes, meus passeios e tranquilidade.
    Isaura

    ResponderExcluir
  65. Putz que ano 2020!
    Vai ver que foi porque chorei no ano novo. Só pode!

    ResponderExcluir
  66. Bonito texto, retrata bem a realidade de hoje.
    Minha filha em plena quarentena acabou com o noivado. Uma lástima.
    Elos frágeis.

    ResponderExcluir
  67. Ontem coloquei a máscara e fui a padaria. Encontrei uma vizinha e não consegui conversar. Penso que estou com depressão.
    A reclusão está acabando comigo.

    ResponderExcluir
  68. Muito bom o texto. Espelho da Vida como ela é!

    ResponderExcluir
  69. Não sei mais que atitude tomar Li o texto e percebi o quanto está parecido com minha vida amorosa.
    Eu sei das opcoes:
    - término e tomo vergonha na cara
    - ou faço de conta que nada está acontecendo..
    Eu sei o que é certo.
    Mas também sei das minhas limitações.
    Obrigada por compartilhar.
    Fabrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, busca ajuda! Mais amor próprio. Nenhum embuste vai enxergar quem você realmente é, se continuar assim. Cai fora!

      Excluir
    2. Fabricia, por saber das limitações das pessoas, o autor colocou o título “copia e cola”. Manda direto pro embuste e deixa acontecer. É só apertar um botao. Vai ver como é fácil.

      Excluir
  70. Não ficamos com estas mulheres porque são fracas mesmo. Nem coragem pra telefonar ou mandar uma mensagem pra terminar elas possuem. Ficam esperando, esperando...Embustes anonimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te prepara vem vindo uma revolução feminina na quarentena.
      Nenhuma mulher sem ser amada de verdade.
      Melhor ficar só do que implorando me leva ali, deixa eu ir, me convida, eu pago.
      Eu acredito!

      Excluir
  71. Sabe, quando você acredita que a pessoa vai mudar...mas no fundo sabe que não vai.
    Preciso pegar meu coração e seguir, sem olhar para trás.
    Lá adiante vou ver que fiz o caminho certo!

    ResponderExcluir
  72. Por que a gente não aproveita este momento de isolamento, quando não estamos em contato visual com os embustes e colocamos um ponto final? O que nos impede? Medo da reação do embuste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte de ir embora quando se quer ficar, de abrir mão quando se quer muito ainda, de deixar pra lá...

      Excluir
    2. Simples: medo de estar só mesmo sabendo que se está.
      Lucia

      Excluir
  73. "Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer". Bob Marley
    Sábias palavras!
    Fabi

    ResponderExcluir
  74. Não tenho coragem de mandar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje agora acredito que é preciso deixar o passado no passado, e confiar em um futuro melhor.
      Só porque sofremos no passado, não quer dizer que todos os amores serão iguais.
      Um dia, em algum lugar, alguém nos corresponderá da mesma forma.
      Importante é não ficar pressa no embuste.

      Excluir
  75. Que ano perdido!
    Com minha idade todo ano é valioso, me olho no espelho e vejo todas as plásticas que submeti meu corpo, todas as dores.
    Descobri que nada disso importa quando você descobre que está só. Os amigos, o companheiro pouco se importam comigo. Deveria ter investido em terapia ao invés de beleza.
    Glória

    ResponderExcluir
  76. Sempre é tempo de recomeçar com um novo Amor!

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde
    Eu rezo para que tudo passe logo.
    Não serei mais a mesma.
    A quarentena está me ajudando a eliminar tudo o que não presta na minha vida.
    Olga

    ResponderExcluir
  78. Na distância e na dificuldade que percebemos quem vale a pena!
    Boas almas são raras.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia.
    Eu gostaria que as pessoas fossem sinceras, sempre prefiro a verdade.

    Eu prefiro ouvir: não vai dar mais, conheci outra pessoa do que ficar de palhaça e sobrando...nao sabendo de nada.

    Eu, minha família, meus amigos achando que está tudo in love! E eu estar in Love sozinha. Maior mico!

    Esse fato aconteceu recentemente comigo e posso confessar que me senti a Palhaça.

    Nao criem esperanças onde não existe, nao mintam, não iludam...sentimentos são nossos maiores tesouros.

    Sofri ao ouvir a verdade..hoje vejo como foi importante virar a página.

    CAMILA FREITAS

    ResponderExcluir
  80. Eu nunca experimentei, mas dizem que namoros à distância são complicados. Falta convívio, sobram inquietações, algumas experiências importantes são atrofiadas. Mesmo em tempos de Skype e WhatsApp, a intimidade de quem se relaciona à distância é incompleta. Um corpo apaixonado requer o toque do outro corpo. Na ausência desse contato, as relações são limitadas. Por isso os namoros à distância tendem a ser temporários. Ou as pessoas se mudam para o mesmo lugar ou o romance acaba. Uma amiga viveu uma situação assim, e sofreu a dor real, a base da relação era frágil, e o rapaz deu vários sinais de que desejava rompê-la, mas ela persistiu no namoro à distância, acreditando e insistindo, até que ele tornou a fantasia impossível. Ela tem direito de se sentir enganada, mas talvez devesse admitir que foi cúmplice da encenação.
    Ivan Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vivi e não deu certo. Ele me traiu. Um tempo fiz de conta que não sabia...depois não suportei e terminei.
      Fran

      Excluir
  81. Seria capaz de escrever um texto para expressar como me sinto na quarentena.
    Cansada, cansada e cansada.
    Vontade de bater perna na rua, vontade de encontrar as amigas, vontade de beijar e transar.
    Meu parceiro também optou por ficar na casa dele, não o vejo há 2 meses.
    Sinceramente não sou criança boba em achar que vai durar. Acabou.
    Talvez se eu correr atrás, fizer de conta que nada acontece continue mas por quanto tempo eu vou empurrar...
    Não quero mais, gosto mais de mim!
    A quarentena abriu meu olhos e meu coração!
    Obrigada por mais um dia de vida!
    Leila

    ResponderExcluir
  82. Lendo o texto é comentários lembre-me da Mulher Urubu.
    A Mulher Urubu é aquela que tem um fixação no cara, ele namora outras, deixa sinais ou até fala que não quer nada com.ela. e a Urubu fica rondando rondando até uma fragilidade ou oportunidade de comer a carne do cara.
    E você tem alguma Mulher Urubu te rondando?
    E se você for uma Urubu desencarna
    do cara!
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é o cara que se deixa comer pelo Urubu! Deve ser um traste. Conheço vários.

      Excluir
    2. Se pudesse fazer um pedido:
      gostaria que os homens fossem mais sinceros.
      Aconteceu comigo, achava que estava tudo bem e quando vi ele estava com outra mulher, levando ela para o jantar da empresa de final de ano.
      Entendi o recado.
      Hoje agradeço a Deus pelo ocorrido, no Carnaval foi a vez da outra ser trocada por uma colega de trabalho.
      Gabriela

      Excluir
    3. ACONTECEU PIOR COMIGO! BEM VINDA AO TIME!

      Excluir
  83. Eu não sei mais o que pensar...

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde
    O distanciamento foi um tapa na minha cara, tipo acorda! O que você está fazendo?
    Eu escrevo, ele pouco responde.
    Eu ligo, ele conversa. Por educação não por tesão.
    Sinto na voz.
    Coloco no face uma foto legal,ele nem curte.
    Compreender e aceitar.
    Foi bom e legal, faltou intensidade...tesão.
    Sabe quando o cara não voa em cima de ti. Ele vem porque você está ali.
    Bora terminar no meu coração e na minha mente.
    Já estamos separados há um tempão mesmo.
    Mais fácil digerir.
    Vera

    ResponderExcluir
  85. É tanta mentira...
    Tanto sofrimento me causou, acho melhor desistir...com ou sem quarentena, tanto faz.
    Sou uma alma boa, uma pena ele não ter valorizado.
    Desisto

    ResponderExcluir
  86. Gostaria de saber escrever um texto assim. Resolveria meus problemas.
    Preciso retomar o controle da minha vida. Meu companheiro é expert em mentira. Mulher fareja de longe uma mentira. Agora estou na fase de confronta-lo...isso não é vida. Uma lástima . Deveria crescer o nariz!
    Parabéns pelo texto
    Ada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira é questão de carater! Ou você tem ou não tem!
      Ele não deve ter.
      Larga

      Excluir