segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Foi bom enquanto durou


Começamos tão bem. Encontramo-nos no réveillon e não nos separamos mais. Dormíamos e acordávamos juntos todos os dias.  Estávamos cheios de expectativas, promessas e planos para o futuro. Apostamos alto e nos dedicamos pra valer. Você me enchia de esperança e eu retribuía com gratidão. Sua capacidade de surpreender, ao mesmo tempo em que me assustava, encantava. Você não prometeu felicidade, nem amor, mas garantiu que ia ser muito bom. Lembro que naquela noite brindei dizendo que amor perfeito era nome de flor, e que amores bonitos e perfeitos eram aqueles que nunca foram usados. Esperava tão somente uma relação que não decepcionasse minha alma.

Por mais que tenha me esforçado, por mais que tenha calculado acertos, riscos e equívocos, não foi o bastante. Não vamos seguir juntos. O destino prega peças e, quase sempre, sem avisar. Desta vez ele avisou, nós é que o ignoramos. Diz o folclore iídiche que o homem planeja e Deus, lá em cima, ri.

A gente fez de conta que não escutava, acreditamos que desta vez seria diferente, acabamos fazendo do nosso jeito e deu no que deu.  Perdemos a batalha. Não tem problema, perdoei meus erros e os seus também. A cada ano que se inicia corremos em direção ao primeiro sinal de algo que nos rejuvenesça, distancie da morte, empreste significado ao ato natural de estar vivo ou produza alguma centelha de amor. Você era tão jovem, me joguei de corpo e alma.

Não existe pessoa certa ou vida errada. Não existe mocinho ou bandido neste enredo. Você falhou, eu falhei, mas estávamos tentando acertar. Vamos ter que nos separar, mas nem tudo que termina, acaba. Muitos casais nem terminam, simplesmente separam e se abandonam. Não queria que conosco fosse assim. Aquilo que acaba também é eterno. Tivemos momentos memoráveis, foram onze meses inesquecíveis. Viajamos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cachoeiras, bosques, fadas e florestas.

Lembra aquele dia em maio quando você se esquentou e a temperatura subiu tanto que quase me fritou? E no dia seguinte esfriou mais que um freezer. As pessoas diziam que você era instável, bipolar e incontrolável. Eu não dava ouvidos, curtia suas excentricidades.  Mas isto já é passado, e o passado é um lugar de referência, não de residência. Precisamos seguir em frente, nosso ciclo se fechou, chegou o momento de cada um seguir sozinho.

Se não fomos feitos pra ficar juntos, fomos feitos pra um marcar a vida do outro. Você disse que ia ser bom, não que ia durar. Com você eu mudei, cresci, sonhei, observei o colorido das flores, enxerguei borboletas azuis, senti o gelado do inverno, o frio na barriga, libertei meus fantasmas, aproveitei a vida. Como aconteceu ou quanto durou, não importa. Valeu cada minuto ao teu lado. Você foi como um circo, me encantou e agora vai embora.

Queria que durasse um pouco mais. Poderíamos nos despedir demoradamente, deixar fruir nosso adeus. Talvez com o afastamento nos percamos. Ou nos encontremos em outros caminhos. Ou em outros mundos. Ou nunca mais.  Posso perder o juízo, a saúde mental, a fome, a direção, posso até perder você, mas sei exatamente onde está meu coração.Não quero te largar. Quero você intensamente hoje. Não amanhã, não ontem. Hoje. Agora. Não precisa ser pra sempre, mas pra já.

Daqui a pouco vou começar a escrever minha nova história, mas jamais te esquecerei. Não sei o que fazer com nosso calendário cheio de marcações coloridas, mas pretendo realizar tudo que planejamos.  Aquilo que houve entre nós ainda existe e ficará para sempre. Tive muita sorte em ter alguém a quem me é difícil dizer adeus. E não vou dizer isso chorando em tom de lamento.

Dois mil e dezoito, você foi maravilhoso, mágico, amigo, quase um pai, mas a vida vai te levar.  Querendo ou não, em breve você será obrigado a partir.  Adeus = a Deus. Não é uma despedida, é entregar nas mãos de Deus aquilo que você não pode mais cuidar. Deixo varias coisas para a lei do retorno resolver. Sentirei saudade, mas por enquanto, vamos aproveitar tudo que nos resta. Partir não é uma tragédia, pior é não ter vivido. Vivemos pra caramba, isso é fato, só não tenho certeza se contigo envelheci ou rejuvenesci um ano.  Além disso, você não está morrendo, apenas terminou sua jornada, vai descansar e se re-inventar.  As folhas do outono não caem porque querem, e sim porque é chegada a hora. Vou ser feliz, e você também. Que 2019 nos encontre sorrindo.

46 comentários:

  1. Dr Ildo Sempre me surpreendendo! Adorei! Por mais 2018 assim! Que venha 2019! Beijo

    ResponderExcluir
  2. 2018 não foi um começo nem mesmo um fim.Foi um retorno.Teshuva é a palavra em hebraico.
    Foi uma tentativa de retornar para ..casa.
    Tantas portas eu tentei abrir,tantas salas eu tentei entrar ,tantos espelhos tentei me mirar.Tantas vezes fui barrada.Tantas vezes desacreditada.
    Mas em uma dessas salas encontrei um mágico ,um feiticeiro ,um mago.
    Vestia uma roupa rubra de toureiro e falava uma língua estrangeira.Fez com que eu me olhasse em um estranho espelho.
    Estendeu sua mão.
    E me fez entrar

    em um lugar sagrado.Era um circo ..
    Era o seu santuário.
    Lá me ensinou ritos ,me contou segredos,fez com que eu tomasse poções mágicas,mostrou o criador do fogo,da água e da terra .Alem disso me ensinou que não existe 2018 ou 2019 e sim uma espiral do tempo e que esse tempo não é contado nem celebrado de forma tão terrena ,tão finita .. é um um conceito universal,um arquétipo,um sonho coletivo ,mudando constantemente de forma.
    Ano novo,ano velho seus
    tratantes. Tolos a nos enganar .Um truque fácil de decifrar.
    Então não existe nada para se despedir me ensinou o mago.Existem só novos mistérios,novos rituais,novas senhas ,mistérios,magia ..novas portas e caminhos a se descobrir para estar pronta e talvez conseguir .. voltar.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm que confuso seu comentário. Não entendi nadica de nada.

      Excluir
  3. Que texto suave e lindo.
    Parafraseando-o: Que 2019 nos encontre sorrindo.

    ResponderExcluir
  4. 2018, chegou de mansinho, com cheiro de maresia, um bom livro e sol acolhedor. Fui surpreendida pelo convite de uma viagem jamais sonha ou imaginada. Coroada com muita alegria pelo convívio dos amigos e pelos vários mundos que pude admirar, pois cada um com sua peculiaridade, é nestes momentos que confraternizo respeitosamente com os diferentes. Admito, foi um ano muito interessante, pois de quem nada esperava, recebi muito. Sou grata a todos que cooperaram para meu contínuo aprimoramento neste vasto campo entre o plantio e a colheita. Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  5. Verdade um texto lindo! Agradeço o meu 2018! Nós é que fazemos nosso ano! Escolhas certas!Sonhos realizados! Amores correspondidos! Te espero 2019!

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto Dr. Ildo. Vou repassar. Mas deixa eu lhe dizer uma coisa: o peru não precisa morrer na véspera. Aproveite tudo na vida sem pensar que vai acabar. Não se despeça, não sofra por antecipação. Viva intensamente até o ultimo instante. Quando for a hora você saberá e ficará gratificado de viver cada dia como se fosse o último. Não se preocupe, outras portas se abrirão. Dois mil e dezenove

    ResponderExcluir
  7. MARAVILHOSO! 2018 FOI BOM DEMAIS E 2019 VAI SER MELHOR! DR ILDO: SEUS TEXTOS CADA VEZ MELHORES! QUE SUA FONTE INSPIRADORA SE MANTENHA. ABRAÇOS ALEX

    ResponderExcluir
  8. Não imaginava um final assim. Bem bacana. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não imaginava este final. Na medida que ia lendo pensava em como estaria se sentindo a pessoa que estivesse recebendo a mensagem. Torcia para um final feliz, e o escritor me surpreendeu Foi um golaço. Parabéns. Cris

      Excluir
    2. Reli o texto duas vezes. Dr. Ildo deixou várias pistas que indicam estar se comunicando com o ano e não com uma pessoa em especial. Assim é a vida, toda hora nos mostrando sinais que não enxergamos

      Excluir
  9. Quero dar Adeus a muita gente que não acrescentou nada na minha vida em 2018. Gente que só baguncou minha vida. Xooo 2018!

    ResponderExcluir
  10. foi um ano bom...um ano pensativo...um ano de buscas e incertezas.. um Ano que me brindou em conhecimentos e reflexões um ano do qual deixei o universo conspirar e talvez não tenha entendido os sinais...o ano não volta,se espera que um dia as mágoas consigam ir embora assim como a virada do calendário,atenta a alguns chamados que talvez nunca virão..pois como as folhas caídas talvez não representem mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim. Ano Novo folhas novas!A vida segue com surpresas

      Excluir
    2. ou tal ex as raízes ficaram e renascerao no as folhas

      Excluir
  11. Sr. Ildo Aprecio muito seus textos.Feliz 2019. Carlos

    ResponderExcluir
  12. Adoro clima de final de ano! Meu ano foi bom, deixei muitas malas pelo caminho. Sinto-me revigorada. 2019 te espero!

    ResponderExcluir
  13. Gostei da parte do circo, me encanta e depois vai embora. Tem alguns homens que são como propaganda enganosa, me desencantam e eu é quem vou embora. Nenhum dos dois é bom. Bom mesmo é aquele que encanta e fica, mas este é difícil de achar. Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O show sempre recomeça!
      The show must go on...

      Excluir
  14. Ano novo está chegando e junto com os fogos, eu quero que se explodam muitas coisas. Carla Martins

    ResponderExcluir
  15. ADEUS 2018, A DEUS 2019

    ResponderExcluir
  16. Não quero nada de 2018! Nem os números!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2018 a soma é 11 - 1 + 1 = 2
      2019 a soma é 12 - 2 + 1 = 3
      Numerologia

      Excluir
  17. Se despedir assim de um ano ou de alguém que partiu ou vai nos deixar é tudo de bom. Parabéns pela sensibilidade. Aurora.

    ResponderExcluir
  18. Meta de ano novo: Mandar meu cupido para um curso de arco e flecha, pra ver se ele aprende a acertar no alvo certo. Magda

    ResponderExcluir
  19. Quero um Amor tranquilo em 2019! Um amor que respeite os limites do relacionamento saudável. Chega de gente doida. Bruno

    ResponderExcluir
  20. Quero encontrar e não separar mais! Mesmo que o ano finalize! Carla

    ResponderExcluir
  21. Genial. Demorei para entender. Feliz 2019!

    ResponderExcluir
  22. ou talvez as raízes ficaram e renascerao novas folhas em Foi bom enquanto durou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E talvez renascendo mudadas. Nunca as mesmas...eu mudei!

      Excluir
  23. 2018
    Nem sei porque você se foi
    Quantas saudades eu senti
    E de tristezas vou viver
    E aquele adeus, não pude dar
    Você marcou em minha vida
    Viveu, morreu na minha história
    Chego a ter medo do futuro
    E da solidão, que em minha porta bate
    E eu
    Gostava tanto de você
    Gostava tanto de você
    Que venha 2019!

    ResponderExcluir
  24. Querido Ildo! Quero agradecer sua companhia, você foi fantástico. Tento ser imparcial e igual para todos. Dou a mesma chance para todos ao longo dos 365 dias que estivermos juntos. Alguns aproveitam, outros lamentam. Aprendi muito contigo e te aprontei também, mas você sempre foi justo comigo. Obrigado parceiro. Vou fazer boas recomendações para 2019. Na virada do ano nos despedimos. Não agora.

    ResponderExcluir
  25. Nem por você
    Nem por ninguém
    Eu me desfaço
    Dos meus planos
    Quero saber bem mais
    Que os meus 20 e poucos anos
    #partiu2019

    ResponderExcluir
  26. São só dois lados
    Da mesma viagem
    O trem que chega
    É o mesmo trem da partida
    Bem... na real muda o ano e fica tudo igual, o trem é o mesmo. Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O ano muda só no numeral, as pessoas deveriam mudar, aprender a amar e respeitar. Ana aquela que ama

      Excluir
  27. Dê. Mas não permita que te usem. Ame. Mas não permita que abusem do seu coração . Confie. Mas não seja ingênuo. Escute. Mas não perca a sua voz.... Feliz 2019! Sandra

    ResponderExcluir
  28. Faltam 72 horas pra 2018 acabar. Já pensou quanta coisa da pra fazer neste tempo? Uma ligação pedindo perdão, um abraço trancado, uma limpeza no guarda roupa, até um filho da pra fazer. Tá esperando o quê? Giovani

    ResponderExcluir
  29. Cada dia a mais é um dia a menos pra viver. Aproveitemos.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada 2018! Foste uma mãe para mim!

    ResponderExcluir
  31. A virada de ano é só um marco. O que realmente importa é a melhora pessoal. Gina

    ResponderExcluir
  32. Belo texto! Vida Bela a todos em 2019! Andre

    ResponderExcluir
  33. Ele se vai para nunca mais voltar...Assim devem ser as decisões da vida. Bruno

    ResponderExcluir
  34. 2018
    Se lembra quando a gente
    chegou um dia a acreditar
    Que tudo era pra sempre
    sem saber
    que o pra sempre
    sempre acaba
    Sempre vem coisa melhor!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  35. Sr Ildo está chegando a hora. Obrigada por compartilhar conosco seus textos e seu conhecimento. Feliz 2019. Gratidão. Ro

    ResponderExcluir
  36. Chegou 2019! Nada mudou! Só ressaca!

    ResponderExcluir