segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Quando as portas se abrirem

 Em plena pandemia, você retido contra vontade em casa há mais de cem dias, resolve passar o tempo  arrumando os armários de seu quarto. Bem lá no fundo da última gaveta, encontra uma velha lâmpada metálica, guardada desde os tempos da infância, que nem lembrava mais que existia. Como na história de Aladim, esfrega um pano para limpar a poeira e surpresa: surge o gênio da lâmpada.

Desta vez não lhe pede para fazer três pedidos, oferece de imediato aquilo que talvez você e toda a torcida do Flamengo estejam suplicando há meses: a cura da pandemia e o retorno da liberdade de ir e vir. Só que este é um gênio do século 21, não tão bondoso, e vai lhe cobrar algo em troca. Mas fique tranquilo, você pode escolher o que vai ceder na permuta, ele lhe ofereceu várias opções.

- Você sai da quarentena imediatamente, mas estará envelhecido 10 anos.

- Você sai da quarentena agora mesmo, porém 20 quilos mais gordo.

- Você paga um milhão de dólares e está livre da quarentena.

- Você não terá mais seus amigos, sua família, seu trabalho, sequer seu idioma. Será um imigrante alienígena no momento que sair da quarentena.

- Se você é um crente religioso, deixará de ser. Se não acredita em Deus, passará a ser um religioso fanático.

- Você perderá a capacidade de sonhar, apaixonar e amar no momento que sair da quarentena.

Pronto, pode escolher uma alternativa. Só uma e instantaneamente estará livre. Existe também a opção de não dar ouvidos ao gênio e permanecer na quarentena aguardando a descoberta da vacina.  Precisa de um tempo pra pensar? Não demore muito, agora que o gênio está livre, não ficará lhe esperando eternamente, ele quer aproveitar a liberdade repentina.

Será que o gênio é tão genial assim? Se fosse tão poderoso, não estaria preso dentro de uma lâmpada. O preço que o gênio paga por seus poderes mágicos é a perda da liberdade. Ele sabe bem o que é viver séculos trancafiado dentro de uma lâmpada esperando que alguma alma ingênua e distraída a esfregue para libertá-lo. E por saber o extraordinário valor da liberdade, ele geralmente agradece seu salvador concedendo-lhe três pedidos como pagamento.

A semelhança do gênio, estamos trancados dentro de nossas casas esperando que alguma mente pesquisadora brilhante descubra a tal vacina e nos liberte da quarentena. Estamos preparados para sair? O que vamos oferecer como pagamento ao nosso salvador? Talvez este tempo de cativeiro seja útil para revermos a preciosa liberdade que possuíamos.

Liberdade não significa ir e vir sem responsabilidade. Liberdade é um estado interior, inclui se prender, se agarrar, possuir uma dependência livre e voluntária em alguém ou algo. Carpinejar escreve que liberdade é ter alguém em quem se prender.  No momento em que sentimos segurança na família, amigos, religião, trabalho, amores, valores, seja lá o que for, podemos alçar voos bem mais altos. Se você vestir um paraquedas, pode se jogar de um avião nas alturas com toda segurança. Se amar e for amado, pode desmedidamente se entregar; se tomar vacina pode sair sem medo pra rua.

Liberdade não é um luxo dos bem aventurados nos tempos de bonança, os melhores textos sobre liberdade foram escritos no isolamento do cárcere. Escravos, presidiários, o gênio da lâmpada e agora nós mesmos, estamos provando o amargo sabor da liberdade perdida. O que poderíamos oferecer ao planeta como recompensa quando formos soltos vivos e com toda segurança?  Pense nisso enquanto as portas não abrem.

 

 

 

 

8 comentários:

  1. Muito bommm! Eu saio 20kg mais gorda, na minha idade rapidinho estou em forma! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Feliz daquele, que não se sente aprisionado e que espera com paciência este movimento existencial passar... Eu por vez, abuso no mosaico, no tricotar, escrever, entalhar, ler, ouvir música, política e toda sorte de vídeo que possa me ensinar algo novo. Serei uma nova pessoa ou a mesma, com mais paciência??? Não sei!!! Sei que sinto saudades daquela convivência, das longas conversas, porém este momento está sendo de pura reflexão e esperança em dias vindouros, onde poderão ocorrer revelações, encantamentos cheio de amor e alegria. Que venha essa tal de liberdade, com gênio ou sem gênio!

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta intrigante é: Quem é o Gênio? Você tem alguma suspeita?

    A resposta é que, se você não sabe, é a pura representação divina, ele é DEUS.

    DEUS tudo pode! Eu acredito!

    ResponderExcluir
  4. Eu saio da quarentena agora mesmo, porém 20 quilos mais gorda.
    Me passa a lâmpada!

    ResponderExcluir
  5. Escolho: você não terá mais seus amigos, sua família, seu trabalho, sequer seu idioma. Será um imigrante alienígena no momento que sair da quarentena.Vida nova tudo o que preciso, as contas e as dividas ficam no passado, bem como minha mulher!

    ResponderExcluir
  6. Olha estou tão cansada da vida com o Covid19, sim ele é muito presente na minha vida, por ele não saio de casa, uso máscara, não transo, não beijo, não vou no bar, enfim não faço nada. Só vejo TV e como. Topo 20kg mais gorda.

    ResponderExcluir
  7. As portas estão abertas, entra e sai quem quer. Muitos estão querendo se fazer de entendidos e dizendo entra, sai, tranca, abre...

    ResponderExcluir
  8. Posso entrar e sair de casa. A escolha é minha. Tenho consciência da gravidade do vírus. Prefiro continuar em casa. Quero viver. A espera da vacina.

    ResponderExcluir