quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay

Ontem era feriado, cidade semi deserta, ruas vazias.  Acordei cedo,  dia lindo, céu azul, temperatura amena, fui passear de bicicleta. Rodava tranquilo pela ciclovia quando inesperadamente, descendo de um barranco, avisto uma mendiga que me olhava firmemente.

Não pude deixar de perceber, éramos só nos dois naquele encontro de olhares. Não foi um simples cruzamento de olhares, aquilo foi um encontro mesmo. Seus trajes, desalinho, desasseio eram clássicos de uma bruxa tradicional, com uma exceção, não estava montada em uma vassoura, caminhava em minha direção e portava na mão uma vareta de madeira.

À medida que a bicicleta se aproximava, seus olhos me acompanhavam com um sorriso misterioso e encantador. Quando ficamos frente a frente, ela levantou sua “varinha de condão” e gritou muito alto uma expressão que a principio não entendi e me assustou: “Pah”! Naquele momento pensei tratar-se de alguma maluca brincando de fada, porém, na sequência ela emendou “Você vai ficar vinte anos mais jovem”.

Aquilo mexeu comigo. Pensei em dar meia volta para conferir, mas não sei porquê,  decidi seguir em frente. Dizem que estes encontros são assim mesmo, fortuitos, ocasionais e muito rápidos. Só que não, aquele encontro ficou marcado e permanece revirando meus pensamentos.

A bruxa/fada poderia ter me lançado qualquer tipo de encantamento. Ganhar na loteria, virar artista de cinema, ter mais dois filhos, ganhar o premio Nobel de literatura, descobrir a cura para a Covid19, casar com a Gisele Bündchen. Mas não, acertou na mosca, naquilo que mais me arrebataria, rejuvenescer vinte anos.

A fada não apareceu na minha frente perguntando qual o meu desejo. Foi direto ao alvo sem nunca ter me visto. Racionalizei pensando que fadas não são fantasias, mas sim conexões com a realidade. Será que fui eu quem atraiu aquele encantamento?

Além disso, fadas podem assumir diferentes formas, mas geralmente são representadas por uma aparência leve, muitas vezes em tamanho pequeno e com asas de libélula. Aquela que encontrei não era nada disso, tinha a forma de bruxa mesmo. Talvez aquela visão tenha sido apenas um devaneio por insolação ou desgaste físico.

Pensei também naquelas pessoas que não só acreditam em rejuvenescimento milagroso como também gastam boa parte de seu orçamento em cremes para estrias, celulite, gel redutor, colágeno, botox, ácido hialurônico, elixir da longevidade e outras fantasias que conectam imaginação e fantasia com realidade. Minha experiência não estava sendo muito diferente.

E agora, o que faço com esse possível encantamento? Acredito em feitiços e fadas ou ignoro o acontecido? Dizem que cada vez que alguém fala que não acredita em fadas, uma delas morre. Contos de fada costumam ter um inicio triste e um final feliz. Seria este o meu destino? Mais conveniente então acreditar. Mesmo que seja com um pé atrás? E posso chamar isso de conto de fadas? Aquela mulher era uma fada, uma bruxa ou uma maluca? Ou será que o maluco desta história sou eu?

A magia pode existir em qualquer lugar, desde que você permita. É preciso ser um pouco criança para acreditar em fadas. Quem só acredita no visível e no palpável vive num mundo muito pequeno. Por que não podem existir fadas escondidas em jardins, florestas, roupas de bruxa e ciclovias?

Prefiro posar de inocente a deixar de acreditar que, apesar de tudo, a vida tenha a capacidade de a qualquer momento, nos surpreender com o imponderável. Há muito mais coisas entre o céu e a terra que possamos imaginar. E é justamente neste analfabetismo cósmico que alimento minhas crenças. E dentre as tantas incertezas desse episódio, uma pergunta não quer calar. O que vou fazer com estes vinte anos de bônus de vida?

A fada pode ter pronunciado seus encantamentos, mas por via das dúvidas, para garantir a eficácia, peço a Deus que os realize e me ilumine para não desperdiçar essa graça. A última palavra sempre é dele. E quer saber, parece que alguns fios de cabelo grisalhos estão começando a escurecer. 


9 comentários:

  1. Cada um tem a liberdade de acreditar naquilo que lhe faz bem, ou não, como já dizia o poeta. Penso, feliz daquele que permanece na procura, na magia de viver bem. O encanto só se acabará quando o ideal imaginário se ocupar de coisas ou vizinhanças que não possam manter o patamar autogenico (("De maneira simples, autogenia pode ser entendida como a qualidade daquilo originado por si mesmo, independente de força ou recurso externo a si.") retirado do Recanto da Filosofia Clinica). Se possível, continue tua caminhada de encantamento entre bruxas, magos e feiticeiros...

    ResponderExcluir
  2. Existem princesas por fora e bruxas por dentro. Existem bruxas por fora e princesas por dentro. Existem sapos que quando beijados viram príncipes. Existem principes que viram tiranos. Mas também existem princesas que são princesas, príncipes que são príncipes, bruxas que são bruxas e sapos que são sapos. Não há o que não haja.

    ResponderExcluir
  3. Conto de fadas moderno (ou pós moderno):
    -Viveram felizes para sempre.
    - Antes, separaram-se

    ResponderExcluir
  4. Vou ver se encontro a Bruxa-Fada, esperamos que tudo de certo, que a dor passe, que o amor volte, que valorizem nosso trabalho, que nossos filhos aprendam a amar quem os ame, e nunca, mas nunca, morram antes da gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fada e a bruxa estão dentro de você. Quem você alimentar melhor, aparecerá.

      Excluir
  5. Não sei porque a BRUXA é mais horripilante que o BRUXO. Tanto é que BRUXA é sinônimo de mulher feia e velha e BRUXO de homem esperto.

    ResponderExcluir
  6. A vida não é um conto de fadas. A vida é um conto de fatos. Marlene

    ResponderExcluir
  7. Na vida real existem muito mais bruxas que fadas. Bruxas são reativas, se você deixá-las em paz elas não vão lhe incomodar. E se forem bem tratadas, podem ser melhor que fadas.

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo amigo, rejuvenescer vinte anos seria a glória. Por hora ajo como vampiro sugo a juventude de uma bela garota 20 anos mais jovem. Um vampiro satisfeito!
    Cleber

    ResponderExcluir