quarta-feira, 19 de maio de 2021

Desencontros que aproximam


Que casal lindo, como se conheceram?

Na verdade ainda não nos conhecemos direito, estamos em processo de conhecimento um do outro. Pedimos até ajuda para um terapeuta. Vamos juntos lá uma vez por semana. Conversamos, contamos o que rola no dia a dia, dúvidas, desconfortos, expectativas, então ele tenta traduzir e simplificar o que não entendemos ou não sentimos adequadamente em relação a nós mesmos e ao outro. Estamos gostando da experiência de nos conhecermos com suporte profissional qualificado. É um aprendizado terceirizado.

Entendo, vou modificar a pergunta. Como se encontraram?

Trabalhamos no mesmo hospital. Sou médico anestesiologista, ela enfermeira. Por vezes somos escalados para atuar na mesma sala de cirurgia. Numa destas ocasiões, ao quebrar uma ampola de medicamento, cortei a mão. Sangrava muito. Ela prontamente veio em meu socorro com gazes, água oxigenada, álcool, ataduras. Segurou minha mão com firmeza, estancou a hemorragia e fez um belo curativo.

Perguntei a ela se quando a mão ficasse boa poderia segurar sua mão novamente com mais carinho e menos ansiedade para agradecer o atendimento. Ela respondeu com um sorriso e um piscar de olhos. Ali nos encontramos. Roubei um sorriso e ela me prendeu com uma atadura. Nossas mãos nunca mais se separaram.

E já se desencontraram alguma vez?

Decidimos caminhar e seguir em frente juntos. De vez em quando surge uma encruzilhada, ele quer ir por ali, eu por aqui. Não discutimos, cada um segue sua intuição e nos encontramos mais adiante. Se um demorar em aparecer, o outro volta atrás para buscá-lo. É no desencontro dos pés que se acerta o passo. Não existe um único caminho certo, existe o caminho que nos faz bem. Somos o resultado dos desencontros que nos aproximaram.

Já fiquei exausta no caminho e precisei sentar um pouco para descansar. O passo dele é bem mais rápido que o meu. Ele me espera lá na frente com um bom lanche, uma cama confortável, uma massagem nos pés e um abraço super carinhoso. Amar é se encontrar no caminho sem nunca ter andado pela estrada.

Pretendem casar?

Todas as manhãs quando acordamos pergunto a ela se quer casar comigo. Ela responde sim, então casamos. Casamos todos os dias. Casamos na cama, eu, ela e Deus. Sem cartório, sem igreja, sem festa, sem facebook.

Planos para o futuro?

Sim, nosso plano é não fazer planos. O futuro é o hoje. Amanha é outro dia. Posso estar de plantão, ela pode precisar ficar em isolamento por ter entrado em contato com pacientes contaminados com Covid. Nunca sabemos como será nosso amanhã.  Quando escolhemos trabalhar com medicina ou enfermagem, já sabíamos que não seriamos donos de nossos horários e que nossos planos poderiam ir por água abaixo a qualquer momento.

Nada pode ser controlado, nem o passado, nem o presente, tampouco o futuro. Cada dia que conseguimos estar juntos é uma dádiva, um presente. Temos plena consciência disso. Vivemos hoje, amanhã pode ser tarde. Brindamos ao inesperado e as diversas formas de seguir em frente. Não faço a mínima ideia de como será meu futuro, só sei que quero que ela esteja comigo.

Alguma mensagem final?

Lavem as mãos. Usem máscara. Evitem aglomerações. 

Vacinem-se.

Amem-se

Não acreditem em tudo que leem ou escutam.

 

 

 





 

 

25 comentários:

  1. Feliz daquele, que em plena Pandemia pode se dar ao luxo de tanta aproximação... Aos que seguem rigorosamente as regras, mas isso é assim para alguns. Existem muitos que saem em disparada a procura de luz, para suas duras existências, outros porém poderão encontrá-lo na música, na arte, e até mesmo na escrita, por meio de suas belas histórias, transmitindo esperança de vida. Também, há daquele que, a si mesmo se suporte, e que possivelmente atravesse por portais imaginários do tempo, e que superam-se sem sequelas. Ainda há aquele que possivelmente possa viver sua vida na fé e na esperança de dias melhores...

    ResponderExcluir
  2. Pinto meus cabelos de preto para os encontros amorosos, pinto de branco para os encontros de negócios. Aristotelismos Onassis

    ResponderExcluir
  3. Lembrei da Chapeuzinho Vermelho, o lobo até come a vovozinha (engole no seco) mas, o desejo dele é a Chapeuzinho, desejo carnal.
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi já conheci muitos Lobos. Em tempo gostei do texto.

      Excluir
    2. Conhecer alguém legal em meio a pandemia está muito difícil. Estamos todos em isolamento social. Pra conhecer mesmo só se for colega de trabalho, vizinho no elevador, atendente de farmácia, caixa de supermercado, aplicador de vacina...
      Mas bola pra frente, daqui a pouco isso passa e saímos da toca. Daí ninguém me segura.

      Excluir
  4. Da minha parte muito mais desencontros que encontros. Os homens não estão chegando na nossa velocidade. Ficam pra trás.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto é do tipo que me encanta! Adorei.

    ResponderExcluir
  6. Tão importante reconhecermos nossos sentimentos. A responsabilidade afetiva é a base do caráter.
    Lygia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um casal comprometido, andando juntos na mesma avenida. Complementando, a responsabilidade afetiva não quer dizer que você precisa corresponder aos sentimentos dos outros, mas sim que é preciso ser claro sobre o que sente e não alimentar algo que não pretende investir.

      Excluir
  7. Marcamos um primeiro encontro e ele não apareceu. No dia seguinte se desculpou dizendo que tinha esquecido e pediu para remarcarmos.
    Faltou ao segundo encontro dizendo que surgiu uma emergência e me explicaria tudo no próximo encontro.
    Você daria uma terceira chance?
    Pois é, eu dei. No terceiro encontro ele não se atrasou e me pediu em casamento. Disse que havia observado minha paciência e isto era uma das maiores virtudes que ele valorizava.
    Estamos juntos até hoje. Quem atrasou depois fui eu. Atrasei a menstruação duas vezes para termos filhos maravilhosos.
    Desencontros que nos aproximaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ler este artigo é seu comentário achava que desencontros eram uma coisa ruim. Agora mudei de opinião, desencontros precisam acontecer para que ocorram bons e verdadeiros encontros.
      Que bom que encontrei este blog e este artigo. Adorei.

      Excluir
  8. O maior desencontro que conheço é entre o cérebro e o coração. Dificilmente andam de mãos dadas, mas quando se encontram é o paraiso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, anatomicamente impossível.

      Excluir
    2. Anatomicamente impossível, mas espiritualmente muito fácil de alcançar. Claro, para aqueles que já ultrapassaram um certo nível existencial.

      Excluir
  9. Vivi um encontro intenso! Viajávamos,dançamos, transávamos, nos amávamos! Percebi em fotos do trabalho uma mulher mais jovem, bonita, charmosa. Questionei, ele desconversou. Algo estranho. Enviei uma mensagem para o insta dela "Precisamos conversar sobre o Alvaro? Ela me bloqueio. Medo? Culpa? Entendi.
    Apertei ele, apertei mais, confessou. Nos desencontramos. Mentiu, traiu, quebrou minha confiança. Tentou se explicar: foi uma vez, nunca é uma vez (bem sabemos). O expulsei da minha vida, do meu coração. Acredito em um novo e verdadeiro encontro! O final da sua história pode ser a minha história.
    Martha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se desencontrar mas estiver com Deus, não se preocupe, ele te encontrará.

      Excluir
    2. As histórias se misturam, se completam, se fundem. Interessante.

      Excluir
  10. Feliz em encontrar um blog na qual o texto e os comentários se complementam.
    O maior desencontro da minha vida, foi quando meu noivo foi transferido para São Paulo. Insegura disse: eu vou entender se sair com outra mas, só vale uma vez,não vale repetir figurinha! Na hora não pensei nas consequências, uma saída envolve sedução, toque, corpos, tesão. Mal eu sabia que selava meu destino. Ele disse: Não vale para você! Concordei. Dei para ele a chave do paraíso, liberei meu Amor...veio o nosso desencontro, ele teve vários encontros com a mesma e estão até hoje. Infelizmente até hoje não me encontrei. E quando encontrar não divido com ninguém.
    PS: aconteceu na pandemia desencontros x encontros
    Fran

    ResponderExcluir
  11. Não existe lava que fica igual. As almas se embolaram, se tocaram, se uniram. Por isso não traio e não libero. Vai por mim.
    #josabetudo

    ResponderExcluir
  12. Eu chamaria de relacionamento tipo porta giratória, e permitimos que nosso coração abrace e seja abandonado tantas vezes quanto o outro quiser. O cara entra e sai da sua vida e justifica como encontro e desencontro. A porta gira e ele se abre para outra, e outra. Não entro mais em portas giratórias.

    ResponderExcluir
  13. A gente não gosta quando é feita de boba, de trouxa. Acontece, aconteceu comigo não deveria acontecer. Sei lá a sinceridade, o jogo limpo, o olho no olho deveria vir primeiro. A traição ainda me perfura, cutuca, sangra. Difícil. Bom encontrar blogs assim.
    Melissa

    ResponderExcluir
  14. A Marrom sabe de tudo. Entre encontros e desencontros.

    Você Me Vira A Cabeça (Me Tira Do Sério)
    Alcione

    Você me vira a cabeça
    Me tira do sério
    Destrói os planos que um dia eu fiz pra mim
    Me faz pensar porque que a vida é assim
    Eu sempre vou e volto pros teus braços
    Você não me quer de verdade
    No fundo eu sou tua vaidade
    Eu vivo seguindo teus passos
    Eu sempre estou presa em teus laços
    É só você chamar que eu vou
    (Por que você não vai embora de vez?
    Por que não me liberta dessa paixão?)
    Por quê?
    (Por que você não diz que não me quer mais?
    Por que não deixa livre o meu coração?)
    Mas tem que me prender (tem!)
    Tem que seduzir (tem!)
    Só pra me deixar
    Louca por você
    Só pra ter alguém
    Que vive sempre ao seu dispor
    Por um segundo de amor
    Oh! Oh!
    Mas tem que me prender (tem!)
    Tem que seduzir (tem!)
    Só pra me deixar
    Louca por você
    Só pra ter alguém
    Que vive sempre ao seu dispor
    Por…

    ResponderExcluir
  15. kkk Marília Mendonça combina mais. Desencontro.
    Infiel

    Isso não é uma disputa
    Eu não quero te provocar
    Descobri faz um ano e tô te procurando pra dizer
    Hoje a farsa vai acabar
    Hoje não tem hora de ir embora
    Hoje ele vai ficar
    No momento deve estar feliz e achando que ganhou
    Não perdi nada, acabei de me livrar
    Com certeza ele vai atrás, mas com outra intenção
    Tá sem casa, sem rumo e você é a única opção
    E agora, será que aguenta a barra sozinha?
    Se sabia de tudo, se vira, a culpa não é minha
    O seu prêmio que não vale nada, estou te entregando
    Pus as malas lá fora e ele ainda saiu chorando
    Essa competição por amor só serviu pra me machucar
    Tá na sua mão, você agora vai cuidar
    De um traidor, me faça esse favor
    Iê, infiel
    Eu quero ver você morar num motel
    Estou te expulsando do meu coração
    Assuma as consequências…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desencontros são assim mesmo. Um gosta de Alcione o outro da Marília Mendonça. Mas se os dois gostarem de música, podem até dançar juntos e agarradinhos, apesar das diferenças.

      Excluir
  16. O primeiro passo para dar certo um encontro é querer dar certo, não querer por uma noite ou por uma dia ou por uma semana é desejar, querer mesmo com um baita tesão.
    Você olha para ela e diz vem pra cá.
    Bruno

    ResponderExcluir