quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

DISCURSO FORMATURA

 

Gostaria de dizer algumas palavras sobre aquilo que as fotos não mostram. Aquilo que está por trás da foto. O Sentimento.

 

As pessoas estão dizendo que eu deveria estar usando um babador ao invés de gravata nesta formatura. Pois é, estou babando mesmo, mas não é de hoje que eu babo pelo Leonardo. Babo nele desde o dia em que nasceu.

 

Poderia falar um montão de coisas do Leonardo. Que ele é um cozinheiro de mão cheia. Não gosta de lavar a louça, mas isto é outra história.

 

Que desde pequeninho ele gosta de cantar, já foi vocal de algumas bandas e ultimamente anda incorporando o Paul  Mac Cartney, o Elvis, o Mick Jaeger.

 

Que passou no vestibular de Medicina da UFRGS de primeira. Que é colorado de carteirinha. Que tem um montão de amigos.

 

Posso contar pra vocês também que o Leonardo não mente. Pode enrolar um pouquinho, mas não mente. Se ele disser alguma coisa, podem acreditar.

 

Posso contar que o Leonardo nestes 24 anos, nunca faltou com o respeito comigo ou com os outros.

 

Posso contar que tudo que o Leonardo faz, ele faz com o coração, com a alma, com emoção. E agora ele vai começar a fazer medicina. Poxa vida, o Leonardo já é médico.

 

Um pai sempre quer proteger seu filho. Desde pequeninho fiz todos meus esforços para evitar que o Leonardo sofresse. Quando ele falou que torcia pelo Internacional, fiquei todo orgulhoso. O sucesso de um pai também é medido se pai e filho torcem pelo mesmo time, no entanto sabia que perderíamos muitos campeonatos e viria muito sofrimento pela frente.

 

Quando o Leonardo falou que queria ser médico, quis protegê-lo dos plantões, das noites mal dormidas, do sofrimento dos pacientes. Tentei mostrar outras profissões menos estressantes, mas o  coração dele dizia que queria ser médico como o pai.

 

Agora decidiu ser anestesista. Também quis resguardá-lo mostrando ser uma das especialidades mais estressantes da medicina. Não adiantou, o coração dele quis ir adiante.

 

Lembro bem quando o Leonardo fez seu Bar Mitzvah aos 13 anos. Na ocasião também disse a ele, algumas palavras. Falei que até ali  havíamos escolhido quase tudo por ele. Roupa, comida, escola, brinquedos, lugar das férias...Mas dali pra frente, ele começaria a fazer suas próprias escolhas.

 

Seriam cada vez mais difíceis e com a diferença que agora ele teria que se responsabilizar por elas. Aconselhei-o a depois da escolha feita, não ficar olhando para trás, como num espelho retrovisor, pensando em como seria se tivesse seguido outro caminho. Quando escolhesse algo, juntasse todos os esforços naquela escolha. Se mais adiante visse que não era aquilo, isso já seria outra escolha.

 

Agora, 11 anos depois, também queria deixar uma mensagem para o Leonardo. É claro que escolher ser médico, ser anestesista, enche qualquer pai de orgulho, e de uma maneira ou outra, faz a gente pensar que foi um bom exemplo. Que a vida é uma continuidade.

 

Mas meu sonho em relação ao Leonardo independe dele ser médico anestesista como eu. Nunca sonhei que ele seguisse meus passos ou fosse parecido comigo. Meu desejo e todo o meu empenho na vida foi pra que ele fosse feliz.

 

Então Leonardo, vem aqui:

Vou continuar falando de escolhas

Quando tiveres que escolher coisas daqui pra frente,

E as escolhas vão continuar sendo cada vez mais difíceis,

Escolhe aquilo que vai deixar teu coração em paz,

E cuida pra que tua escolha não atrapalhe os outros

Para que quando chegar lá na frente, tu possas dizer:

Poxa Vida, apesar de todo o sacrifício, Valeu a Pena!!!

 

E o meu orgulho em relação a ti, é pela pessoa que tu és,

Pelo filho que tu és,

Pelo amigo que tu és,

E pelo médico que vais ser

Dá aqui um abraço no teu pai.

 

Discurso de formatura - 2011

 

 

 

2 comentários:

  1. Que belos agendamentos que podemos construir com nossos filhos. Poderia te dizer: peguei na tua mão, enquanto dormias e pedi ao universo, que delas só fossem usadas em prol do bem maior, que é o de servir a humanidade. Diga ao Leonardo que as músicas que ele canta ou encanta embalaram minha juventude, e que muitas outras coisas surgirão para seu aprimoramento existencial.

    ResponderExcluir