quarta-feira, 12 de outubro de 2022

BeBernardo

 

Bernardo, meu netinho querido:

Estou fazendo uma coisa muito antiga, escrevendo uma carta. Era assim que se fazia quando não existiam computadores, internet e outras mídias. Às vezes demorava semanas, até mesmo meses para que a carta chegasse a seu destino. Ocasionalmente nem chegava, se perdia pelo caminho. Consegue imaginar um atraso destes?

Pois é, sou desta época. Nem televisão existia, e quando surgiu, as imagens eram em preto e branco, tremidas, desfocadas e só existia um canal para assistir. São curiosidades do passado que talvez possam te interessar. Nesta troca de gerações, serei a recordação e você o futuro. Em outras, serei  experiência e você esperança. Tenho certeza que em algumas você será mestre e eu aluno. E assim vamos indo.

Não podemos escolher onde vamos nascer, em que época, qual cidade, quem serão nossos pais, nossos avós, nossos filhos e muito menos nossos netos. Não está sob nosso controle. Tiramos a sorte grande quando entrastes para nossa família. Incrível como um ser tão pequenino consegue nos deixar assim, sem palavras para descrever sua importância em nossas vidas. Com o teu nascimento, ganhei um novo motivo pra sorrir e me emocionar. Posso até dizer que nasci de novo quando você nasceu. Voltei à infância em viagem de primeira classe.

Penso que a vida nos dá netos para compensar todas as mutilações trazidas pela velhice. E sabe o que mais? Avós vêem os netos crescer sabendo que vão deixá-los antes dos outros. Avós sabem que não vão conseguir participar de muitas festas de aniversário dos netos. Talvez por isso, amem com muito mais urgência que todos os outros. Mas não te preocupes, mesmo quando eu não estiver mais aqui, quando for embora deste mundo, não vou desaparecer, nem te esquecer. Vou virar um mago (marido da fada encantada) e te proteger, esteja onde estiver.

Estamos nos conhecendo. Hoje cabes inteirinho aqui na palma da minha mão. Ainda não falas, mas me olhas com muita atenção. Sei que já conheces minha voz, meu cheiro, minha mão, meus dedos, as batidas do meu peito.  Não sei quando vais estar pronto para ler esta longa carta, não importa, o dia vai chegar. Não precisa ser lida de uma só vez, demorei um bom tempo para escrevê-la. Cada linha foi pensada e repensada muitas vezes. Enquanto esse dia não chega, vou te contando aos poucos o que escrevi.

Teu nome tem inspiração em um animal, o Urso. Vou te contar algumas características desta fera bonitinha. São grandes, fortes, ágeis, super inteligentes, loucos por doces, excelentes nadadores, gostam de hibernar, comunicam-se através de 11 sons diferentes, constroem laços familiares duradouros, podem ficar em pé como os humanos e, geralmente fazem o papel de mocinho nas histórias. Toda criança tem ou um dia terá seu ursinho de pelúcia. Olha só o pedigree do teu nome.

Em hebraico tens o nome Baruch, que significa Abençoado. Fostes desejado, sonhado, esperado, abençoado e amado mesmo antes de nascer. És o primeiro neto de ambos os avós. Nascestes em plena pandemia. Um dia te conto essa história.

Ainda és muito pequeno, não tens condição de fazer escolhas. Teus pais escolhem a roupa que vestes, a escola que vais estudar, os amiguinhos que vais brincar, o quarto onde vais dormir. Mas crescer é inevitável e, à medida que fores crescendo, vais ter que trocar brinquedos por responsabilidades e então, passarás a fazer tuas próprias escolhas.

Este é um dos maiores desafios que vais enfrentar, porque quando se escolhe algo, significa que algo será descartado. Toda escolha envolve ganhos e perdas. Entre cem caminhos possíveis, terás que escolher um e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove. Quero te ajudar a fazer boas escolhas e conviver com esta lembrança do que ficou para trás. Não quero ser aquele tipo de avô que fica dando conselhos a toda hora, mas não posso evitar de te dizer em letras garrafais: NA INCERTEZA DE UMA TOMADA DE DECISÃO, SEGUE O TEU CORAÇÃO. Não vais te arrepender.

Preciso também te prevenir que em algumas situações não terás escolha. Não escolhemos amar ou odiar, simplesmente acontece. Não temos o domínio sobre os sentimentos. Não escolhemos quem amamos, mas escolhemos quem vai ficar ao nosso lado. Não escolhemos quem odiamos, mas podemos escolher se lhe fazemos mal ou não com esse ódio. O fato de odiar alguém não faz de você uma má pessoa, o que você escolhe fazer com esse ódio é que faz a diferença. Nosso maior poder nessa vida será sempre o poder de escolher, o poder do livre arbítrio.

Está vendo essas linhas cruzando meu rosto? São rugas que contam a minha história. De onde vim e como cheguei até aqui. Mas histórias não significam nada, se você não tem para quem contá-las.  Quero te contar estas e muitas outras.

Vivemos num mundo meio doido e precisas saber que existem guerras, lutas, doenças, mentiras, traições, intolerância, racismo, injustiça. Muitas coisas ruins e feias. E o pior é que não são histórias inventadas. Aconteceram e acontecem ainda todos os dias. Este é o mundo em que vivemos. Como disse antes, não podemos escolher onde vamos nascer.

Não vou estar sempre ao teu lado. Não vou saber te dar todas as respostas ou explicações de porque o mundo é assim, mas vou tentar te explicar o que é certo e errado, fazer o bem e fugir do mal. Algumas pessoas podem ter grandes títulos, estar temporariamente no poder e então  acham-se superiores, pensam que estão por cima dos outros. Não acredite nisso. Elas comem, bebem, dormem, têm as mesmas dúvidas, temores e esperanças como todos nós. Questione sempre a autoridade, mas seja prudente na forma como faz isso.

Mas a vida não é só coisa ruim, a vida é gostosa, tem um montão de coisas legais que quero te apresentar. Sorvete de flocos, algodão doce, parque de diversões, palhaços, mágicos, árvores, passarinhos, banho de chuva, de mar, de piscina, de banheira, de mangueira. 

Deitar na grama pra olhar o desenho das nuvens. Sabia que as nuvens são a casa da chuva? Cavar um buraco na areia que nos leve até o outro lado da terra, soltar uma pipa, lavar o carro do vovô, ajudar uma velhinha a atravessar a rua, dividir o lanche com um colega, fazer caridade para um necessitado.

Amigos são uma das melhores coisas da vida. Serão poucos, mas são aqueles que a gente sabe que vão conosco até o final. Os outros, a maioria, serão teus colegas, parceiros, sócios, camaradas, conhecidos. Estarão contigo enquanto for conveniente. Quem tem muitos amigos, não tem nenhum. Importante saber que amizade só carece de atenção, risada e confiança. Geralmente crianças, e até alguns adultos, sonham em ser super heróis, valentes, audaciosos e destemidos. Não queiras ser herói, basta ser amigo e ficar junto.

Abraços também fazem bem e servem pra dizer com as mãos que a gente está aqui. Quando abraçar, abrace forte como o urso que você tem no nome e dentro de ti. Abraço não é só encostar o corpo e os braços no outro. Abraço tem que ter pegada, jeito, curva e tempo suficiente para que dois corações se toquem. Abraço não pode ser rápido, senão é empurrão. Dizem que o melhor lugar para se morar é dentro de um abraço. Ninguém recusa um abraço, se você se aproximar de uma pessoa de braços abertos, vai desarmá-la, ela não vai saber o que fazer e vai acabar por entrar no abraço também.

Livros sabem de cor um montão de histórias bonitas pra te contar, um livro aberto é um par de asas. Livro é um brinquedo feito com letras. Um livro é uma janela pela qual podemos escapar. Ah! Janelas também são ótimas contadoras de histórias, funcionam como moldura do que acontece lá fora, na rua, no universo. Janela é pra abrir, muro pra quebrar e ponte pra atravessar.

O destino vai te mandar muitas cartas inesperadas. Algumas serão boas, outras nem tanto. Para estes momentos difíceis procura ajuda. Família, amigos e livros, todos vão te servir de chão ou de muleta, conforme o tamanho do estrago.  Procura ler o máximo que puder, seja um rato de biblioteca. Livros contam experiências de outras pessoas, te levam para aventuras inesperadas e, pouco a pouco, página por página,  vão  enriquecendo tua mente e te preparando para as surpresas da vida. Estar pronto para o inesperado exige muito preparo. O previsto é imprevisível. O imprevisível é previsto. Complicado de entender? Não estou ficando gagá, um dia te explico isso direitinho.

Hoje tua barriga dói com cólicas e choras quase toda a noite. Isso vai passar. Mais adiante vais sentir de novo. Borboletas vão voar dentro de ti, causando um frio e provocando uma dor bem mais gostosa. Talvez até chores se as borboletas te abandonarem e forem embora.

Não tenha vergonha de chorar. Chora agora e continua chorando pela vida afora cada vez que assistir uma injustiça. Mesmo quando for adulto, meu colo vai estar sempre pronto pra teu choro. Deixa as lágrimas caírem. Lágrima é a amostra grátis do mar, é quando nossa alma faz chover pra fora do corpo, é a prova de nossa humanidade. Lágrimas ainda são mal vistas pela sociedade, há quem não compreenda que só quem não chora é frágil. Não há lágrimas inúteis ou sem propósito, todas chegam ao seu destino. Seja uma pessoa que tem mais lágrimas por fora que por dentro.

Diz uma lenda que depois de mil lágrimas, acontece um milagre. Não acredita nisso, milagre é ver o impossível se realizar a cada instante. Uma semente apodrecida enterrada na terra virar uma linda flor já é um milagre, e esta flor virar um perfume fascinante, um super milagre.

Preciso te ensinar o valor da palavra “não”. Não já é uma frase inteira, completa, não precisa complemento algum. Não é não. Se eu tivesse aprendido isso na infância, minha vida teria sido mais fácil. Muitas vezes disse sim, querendo dizer não. Muitas vezes respondi não, mas emendei uma desculpa esfarrapada para a negação. No fundo a gente sempre sabe quando um talvez é só um não com falta de coragem. Quando disseres não, diga com convicção. Quando escutares um não, respeita. Pratica o não. A gente só conhece uma pessoa depois que diz não para ela. Vou praticar contigo dizendo não para chocolates, balas, chicletes, rapaduras. Não te preocupa, vais ter muito mais sins que nãos.

Quando teu pai era adolescente fizemos uma combinação. Um não mentiria para o outro. Queria mantê-la contigo. Não mintas para mim. Nunca! Toda mentira é desnecessária. Por menor que seja, não existem mentiras pequenas. Ninguém é perfeito, sei que vais pisar na bola, cair, errar, quebrar uma vidraça, um copo de cristal, bater num amiguinho, pegar algo que não é teu, desobedecer alguma regra, esquecer de fazer alguma coisa, não estudar para a prova. Pessoas se atrapalham, erram, mentem, dissimulam, enganam, esquecem, atrasam, desaparecem, ninguém é perfeito.

Seja lá o que for, quando acontecer contigo, vamos fazer de tudo pra entender o que houve, dar um jeito e, se possível, consertar. Nunca te esqueças que estaremos sempre aqui pra curar tuas feridas, não importa que idade tenhas ou que idade tenhamos nós. Prometo te defender com unhas e dentes, incondicionalmente te apoiar, mas preciso acreditar em ti e tu em mim.

A mentira é tão involuntária como a respiração. Quando nos damos conta estamos mentindo sem pensar, só para proteger alguém ou nos proteger. Vou ter longas conversas contigo sobre isso, mas precisamos começar a não mentir desde agora. Pinóchio era um boneco de madeira que virou gente, mas era muito mentiroso e cada vez que mentia, seu nariz ia aumentando de tamanho, até que ficou enorme. Isso é só uma história infantil, mentira não aumenta o tamanho do nariz, mentira  diminui a confiança, um dos mais valiosos bens que alguém pode te dar. É uma relação de ouro que não se acha, se constrói. Confiança faz valer mais a palavra que o contrato em cartório.

És meu primeiro neto, estou tendo que aprender a ser avô enquanto tento te ensinar a ser uma pessoa digna e verdadeira. Para isso, não quero que cresças logo e te tornes um adulto antes da hora. Conforme as crianças vão ficando mais velhas, lá pelos dez-doze anos de idade, na ânsia de crescerem para ter as regalias dos adultos, começam a perder sua autenticidade e deixam de saber quem são para serem o que os outros lhes disseram que deveriam ser ou saber. Não enxergam que ao invés de construírem sua identidade com o passar dos anos, pouco a pouco a perdem para os outros.

Alguns nunca mais a recuperam e passam anos ou décadas em consultórios psicológicos tentando se encontrar e voltar a ser o que eram na infância. Genuínos, puros, sinceros. Desejo e peço-te que mantenhas sempre essa curiosidade, esse brilho nos olhos, esse sorriso inocente, essa face verdadeira.

Espero não te pedir nada em troca de meu amor. Dou e darei sempre tudo o que tenho por ti. Não quero que sejas aquilo que nunca consegui ser, mas gostaria que tivesses tudo aquilo que não tive oportunidade de ter.

Continua...

4 comentários:

  1. Uau! Que linda lição de vida. Quero a continuação!!!

    ResponderExcluir
  2. Que teus propósitos sejam realizados. Felizes daqueles que possuem país e avós de real valor, e que estes cumpram com seu desejo de agir, e que, possam perceber a singularidade e o tempo que levará para estes propósitos venham a se cumprir. Muitas coisas que foram feitas ou ditas por meus avós, só hoje, vislumbro de maneira diferenciada. Feliz Dia da Criança!

    ResponderExcluir
  3. Espetacular! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Bahh, que lindo!! Você não quer ser meu avô? Rsrs... abraço

    ResponderExcluir