quarta-feira, 4 de maio de 2022

Domínio

 

Por motivos técnicos este site ficou fora do ar por alguns dias.

Na verdade não foram motivos técnicos, foram convicções filosóficas. Vou contar o  que houve.

Durante muitos anos paguei uma taxa anual para ter o domínio do site “ildomeyer.com.br”. Como o valor era baixo, para não me incomodar, pagava sem entender direito do que se tratava.

Imaginava que era para que ninguém utilizasse meu nome em algum site ou blog na internet. Sei que algumas criaturas mal intencionadas se utilizam de perfis falsos ou se apropriam do nome de outras pessoas para aplicar golpes ou mesmo stalkear (perseguir pessoas cibernéticamente).

Como não sou famoso, político ou alguém com vida pública relevante, decidi não pagar, afinal, quem iria querer utilizar meu nome na internet?

Havia também uma implicação minha com a palavra domínio. Não quero ter domínio sobre nada nem ninguém, e não quero que me dominem. Coisas de filósofo.

Resultado: me dei mal, o site saiu do ar.

Descobri que a taxa anual não era apenas para possuir o direito sobre a marca “ildomeyer.com.br” na internet, pagava também para que mantivessem o site no ar com todas as informações e textos atualizados. Talvez não seja exatamente assim que funcionem os domínios, mas para meu entendimento leigo, a explicação já serviu. Paguei a taxa, aprendi a lição e o site voltou a funcionar.

De tudo isso ficaram algumas dúvidas. Quem tem o domínio do meu nome na internet, eu ou o provedor? Quem tem o domínio dos meus artigos na web, o provedor ou eu? Quem controla quem no ciberespaço? Quanto de sua vida está realmente sob seu domínio e quanto é apenas ilusão de que o comando é seu?

 

3 comentários:

  1. Certa vez li o livro de Zibia Gasparetto, "Ninguém é de ninguém". Um livro que me levou a muitas reflexões, mas como poderíamos padronizar certos sentimentos ou circunstâncias? Fazer cara de paisagem ou até mesmo me portar como arbusto, isso é muito fácil, quando percebo o que acontece ao entorno. Porém, parece-me que no mundo da web, a resposta vem rápida, muitas vezes mais rápida de que na vida em si. O Domínio está bem aí, bem diante dos olhos...

    ResponderExcluir
  2. Antes fosse dominado por uma mulher… rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de parecer irônico, a submissão pode ser uma forma de dominação.

    ResponderExcluir