sábado, 26 de fevereiro de 2022

As melhores coisas da vida são invisiveis

Somos condicionados a prestar atenção em coisas importantes e deixar de lado tudo aquilo que nos parecer insignificante. Para escapar de animais ferozes, nossos ancestrais estavam sempre alertas. Quando percebiam qualquer movimento suspeito, automaticamente eram levados a olhar naquela direção. Este mecanismo de atenção para auto proteção nos acompanha noite e dia, no entanto, pode ser facilmente manipulado.

Não enxergamos o mundo como ele de fato é, mas como nosso cérebro o representa. Cada olho nosso funciona como uma câmera de um megapixel, e o que não conseguimos ver com nitidez, nosso cérebro preenche através de experiências passadas. Um movimento e um rugido na selva pode ser interpretado como uma fera se aproximando.


Se colocarmos uma pessoa de pé num palco e a cobrirmos com um lençol, ainda que não possamos mais vê-la, nossos cérebros entendem que a pessoa continua existindo, apesar de estar por trás do lençol.  Quando o mágico retira o lençol e a pessoa não está mais lá, desaparece no meio do nada, sem explicação, aquilo não condiz com o modo como percebemos o mundo. Algo mágico, sobrenatural está acontecendo, contrariando nosso senso de causa e efeito.

O trabalho do mágico foi manipular nossos processos cognitivos através de uma técnica chamada “misdirection”, direção errada ou desorientação. Atraindo nossa atenção para a direção errada, a verdadeira ação aconteceu em outro lugar. Enquanto o mágico levanta a mão direita e pede ao público que preste atenção em sua varinha mágica, com a mão esquerda, em uma fração de segundo, retira uma pomba do bolso de suas calças e a faz aparecer misteriosamente, sem explicação. Utilizando linguagem corporal, luzes, fumaça, piadas, somos forçados a olhar para o óbvio e nos distraímos do que realmente está acontecendo.

Utilizo uma estratégia parecida com meus pacientes. Quando entram na sala de cirurgia, lugar estranho e ameaçador para eles, procuro tirar a atenção e o foco dali. Vou fazendo perguntas que os levem para fora do bloco cirúrgico. Geralmente perguntas que os façam pensar e os desliguem do que está acontecendo a sua volta. Inicio perguntando quem está esperando lá fora por noticias, qual foi sua última refeição, em qual laboratório realizou os exames.

Em pacientes muito ansiosos utilizo técnicas mais refinadas. Pergunto onde moram e em seguida invento um nome qualquer e indago se o conhecem. Geralmente isto os desconcerta e leva seu pensamento para o passado, para as ruas da cidade, o clube, a escola.  Se for o caso, invento ainda a profissão e vou levando o paciente na conversa. Quando ele se dá conta, já está monitorizado com a veia puncionada e o soro instalado, pronto para iniciarmos a anestesia.

Bons vendedores também se utilizam do misdirection, descobrindo as necessidades do cliente e, a partir daí, valerem-se de todo tempo disponível para capturar a atenção no sentido da sedução e venda do produto desejado.

Só que nem sempre o misdirection serve à boas causas. Em nome da paz,  democracia, progresso, Deus, justiça ou de qualquer outra desculpa que faça o povo acreditar no bom propósito, governos cruéis, ardilosos e mal intencionados declaram guerra, invadem, matam, mentem, escravizam, perseguem, torturam, corrompem. Transmitem e prometem uma coisa e depois, na calada da noite, quando os cidadãos estiverem tranquilamente dormindo, fazem exatamente o contrário.

Meios de comunicação também não são santos. Sabedores que a população não é suficientemente educada para questionar a fidedignidade das noticias publicadas, eventualmente podem passar informações falsas (fake news) com o intuito de criar determinadas visões midiáticas, políticas ou econômicas e assim manipular as massas. Nada diferente do misdirection dos mágicos, só que no sentido do mal.

Desta ignorância do povo, surgiu o conceito de pós verdade, palavra eleita pelo Dicionário Oxford como a palavra do ano em 2016. Caracteriza a situação onde  um fato concreto possui menos significância ou influência que apelos à emoção ou crenças pessoais. É um viés cognitivo baseado na velha e conhecida tendência natural do ser humano de não julgar o mundo como ele de fato é,. mas como é representado ou percebido. Muitas vezes é preciso fechar os olhos para ver as coisas como queremos enxergar. De acordo com o dicionário, o prefixo “pós” transmite a idéia de que a verdade já ficou para trás.

E na vida pessoal, como funciona o misdirection? Excesso de atenção em alguma coisa pode levar a desatenção em outras. Quantas vezes direcionamos nosso olhar para algo óbvio e superficial porque não queremos mexer nas feridas mais profundas? Quanto tempo importante de nossas vidas é deixado de lado enquanto ficamos zapeando pelas mídias sociais? Rede social não é vida real. Enquanto olhamos para o lado nossos filhos crescem, nossos pais morrem, nossos amores vão embora e nós envelhecemos.

Magia é a arte de provocar espanto realizando algo aparentemente impossível, contrariando totalmente a lógica. A culpa não é da mágica ou do misdirection, mas sim de quem a pratica e assiste. Alguns apreciam a ternura de uma marionete, outros ficam obcecados procurando os fios que lhe dão vida e perdem a melhor parte do espetáculo.

A vida, apesar de bruta, é assombrosa e meio mágica. A todo momento precisamos tirar um coelho da cartola ou uma carta da manga. Dumbo sempre pôde voar, só precisava de uma pena mágica. O que não podemos esquecer é que uma das funções da magia é justamente ressaltar a diferença entre o mundo do sonho e a realidade. As melhores coisas da vida são invisíveis.

 


5 comentários:

  1. Possivelmente, não há o que não haja.
    Muitas vezes fico a me perguntar, o que há por de traz da imaginação de um mágico, ao mesmo tempo que tenta controlar o público com gestos e palavras de efeito ? Sei da história do médico que criou este bálsamo que é anestesia, e que, possivelmente levará o paciente, aos caminhos da cura. Penso que encantar faz parte deste contexto onde a ("tendência natural do ser humano de não julgar o mundo como ele de fato é.. mas como é representado ou percebido." I.M.) Creio que algumas pessoas vivem em constante evolução e aprendizados, outra nem tanto.
    obs.: todas as cirurgias que fiz, dou uma benção e coloco os médicos na mão de Deus, e penso: que eles façam o seu melhor.

    ResponderExcluir
  2. Só existe uma maneira de desvendar a mágica da vida: virar amigo do Mágico

    ResponderExcluir
  3. Ladroes também usam misdirection. Quando a gente está distraído eles agem.

    ResponderExcluir
  4. As melhores coisas da vida são realmente invisíveis e intangiveis: Deus, amor, confiança, amizade

    ResponderExcluir
  5. As vezes você está na frente da pessoa e ela não consegue lhe ver. Você é invisível para ela. Ninguém deveria ser invisível para os outros, nem mesmo supostos super heróis. Deve ser porque aquilo que os olhos não veem, o coração não sente. Essas pessoas que não enxergam o outro não possuem sentimentos, são vazias.

    ResponderExcluir