domingo, 17 de janeiro de 2021

Quer saber o seu futuro?

 

Se você teve a sorte de vir a este mundo, continua vivo e tem condições de pensar, em algum momento vai procurar respostas sobre as grandes perguntas da vida. Como tudo começou, como vai terminar, qual a razão de tanto sofrimento, o que acontece após a morte... E basicamente vai ter dois caminhos para escolher.

Segundo a Ciência, houve uma grande explosão no espaço em que um átomo primordial se expandiu. Teoria do Big Bang. Como resultado da explosão, uma esfera incandescente se resfriou, originando o universo. Reações químicas foram se desencadeando ao acaso formando micro organismos que evoluíram até chegar ao que conhecemos hoje como “Homem”.

Segundo a Bíblia, Deus criou o céu e a terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou o “Homem”. No sétimo dia descansou. O que Deus fez em seis dias, segundo o Gênesis, a natureza parece ter levado quinze bilhões de anos.

A Bíblia conta 5781 anos desde a criação do mundo, a Ciência estima a idade do mundo em cerca de 15 bilhões de anos. É muita divergência. Alguns tentaram unificar o sagrado e o profano, explicando que talvez Deus tenha criado o mundo e depois o abandonou a própria sorte, outros concluíram que a discrepância era enorme e optaram entre Deus e a Ciência, mas a maioria da população pensante convive entre a dúvida e a indecisão.

A questão aqui nem é sobre escolher e acreditar que tudo decorreu do acaso de uma explosão cosmológica ou de uma criação Divina. A proposta é refletir sobre as repercussões filosóficas da escolha. Na primeira hipótese, seria como atirarmos um quebra cabeças de cinco mil peças do décimo andar de um prédio e quando este caísse ao solo, estivesse completa e perfeitamente ajustado. Mais que isso, permaneceria assim ordenado apesar de todas forças contrárias da natureza ou movimentos aleatórios os mais diversos.

Convenhamos, você pode tentar um milhão de vezes e não conseguirá montar o quebra cabeças atirando-o ao acaso. Até hoje cientistas tentam reproduzir a explosão do átomo original sem sucesso. Não sou especialista no assunto, sequer tenho a intenção de direcionar o leitor em alguma das escolhas, porém a teoria do acaso carrega na mochila a proposta de que Deus não existe, não houve e nem haverá um planejamento na evolução do mundo, estamos sujeitos ao caos, cada um por si nesta jornada chamada vida.

No entanto, existe outra opção de raciocínio, ou de fé, onde podemos acreditar na liturgia bíblica de que exista um propósito para a criação, Deus é o criador e legislador, está no comando de tudo e não estamos sós, podemos contar com ele nos piores momentos, mesmo que nossa compreensão quanto a seus desígnios seja limitada.

Muitos alegam que a teoria cósmica não ajuda em nada na preservação da ordem social e que é fundamental acreditar em um Deus que forneça ao “Homem” leis muito concretas para evitar o caos e o desaparecimento da moralidade. Outros rebatem dizendo que não é preciso frequentar nenhum templo para viver uma vida digna com ética, compaixão e respeito.

Seja qual for sua opinião, o fato é que o “Homem” é o único ser criado sobre a terra que se preocupa com o futuro e tenta descobrir aquilo que está por vir. Cabe aqui uma questão de lógica: se existe uma ordem e planejamento para o futuro, é razoável que alguém queira tentar antever o que foi programado, mas se não existem projetos  e a norma for o caos, o acaso, a aleatoriedade, o futuro não pode ser previsível.

Assim, se você crê em Deus e em seus planos, poderia até almejar adivinhar o futuro, só que o Criador  colocou uma cláusula pétrea no regulamento: o futuro não está disponível e será omitido para que o “Homem” possa exercer seu livre arbítrio. Já pensou se você pudesse ter um spoiler de seu futuro daqui a dez anos? Talvez desistisse de viver hoje, nesta temporada. Melhor não saber. E qual o sentido de Deus dar poderes para alguém ler e revelar o futuro se sua regra é omiti-lo? Seria uma contradição.

Agora, se você é do outro time, o do caos  cosmológico, também não conseguirá saber o futuro, só que não por ordem Divina, mas por uma regra de lógica, portanto viva o presente e esqueça o amanhã.

Aproveitando-se da ingenuidade, ignorância e curiosidade do “Homem”, adivinhos, ocultistas, feiticeiros, astrólogos e outros bruxos, cumprem papel importante de clarividência na sociedade. São pessoas sensitivas que conseguem através de técnicas esotéricas misteriosas e da leitura da ansiedade de seus clientes, conjecturar um possível futuro e revelar informações secretas aos que lhes consultam. Nem sempre acertam, mas até mesmo vacinas não tem eficácia de cem por cento.

E os profetas da Bíblia sagrada? Bem, estes sim acertavam a totalidade de suas profecias e possuíam permissão para contar algumas coisas, mas já não os encontramos mais. A espiritualidade do “Homem” atingiu um nível muito baixo, incapaz de alcançar a profecia.  Para alguém se tornar um profeta, precisava negar a si mesmo e render-se inteiramente a Deus. Profecia é a voz de Deus na boca do profeta, que atua como um receptor, não como locutor. Profeta é o ator, nunca o autor. O instrumento, não a musica. A profecia vem ao “Homem”, a adivinhação o “Homem” a busca.

Os profetas não expunham coisas superficiais ou levianas, sequer abriam o jogo contando detalhes das predições.  Quando Deus julgava importante direcionar o povo para que as pessoas tivessem a chance de modificar seu futuro, enviava um profeta com um propósito  claro e específico. Desta forma, por vezes um acontecimento ruim previsto não acontecia, e não podia ser considerado uma falha, visto que era justamente esta a missão do profeta, dar o recado para prevenir um futuro revés. Quando a previsão era sobre algo de bom, as profecias nunca mentiam.

Final do ano passado fraturei um dente e tive que realizar um implante. Como profilaxia de infecção, fui obrigado a tomar antibióticos por dez dias. Neste período,  uma aranha venenosa me picou e provocou uma enorme necrose de pele no local da mordida. Por sorte estava protegido com os antibióticos. Certamente a picada ativou meu sistema imunológico e criou anticorpos que talvez possam auxiliar a me defender de um possível contato com o coronavirus. Se isso tivesse acontecido na época dos profetas, talvez eles só me alertassem para tomar antibióticos, sem uma palavra a mais sobre os motivos do aviso.

Quando um profeta dizia para alguém varrer a calçada, talvez fosse para descobrir um tesouro, encontrar uma pessoa, fazer exercícios, servir de exemplo para um vizinho ou espantar uma aranha que iria picar seu filho. O profeta sabia como, quando e onde dar o recado sem revelar o futuro ou quebrar a regra. Por ora estes homens estão sumidos, não podemos contar com eles.

Acreditando no Cosmos, em Deus, nos dois ou em nenhum, o fato é que o conhecimento do futuro não está em nossas mãos, mas nem tudo está perdido. Nossa tarefa não é prever o futuro, mas podemos fazer por merecê-lo, podemos permiti-lo acontecer, podemos nos preparar para suas surpresas e finalmente, podemos também criá-lo, seja com a ajuda de Deus, seja resistindo e superando o caos.  Afinal, você sobrevive a tudo ou sobretudo, vive?

Um brinde ao inesperado e as diversas formas de seguir em frente.

 

 

  

 

12 comentários:

  1. Genial!
    Adorei: "o futuro não está disponível e será omitido para que o “Homem” possa exercer seu livre arbítrio"
    Profundo, sempre surpreendendo!
    Parabéns
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Acreditar em vidente é como acreditar em Deus. Não é uma questão de razão ou lógica, é pura fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo! Comparar Vidente com Deus!
      Ter Fé na vidente...me poupe..
      pura ilusão e desespero.
      Cris

      Excluir
  3. Se houvesse um oráculo que nos indicasse o caminho a seguir, tudo seria muito fácil, ou por ser tão compreensível e acessível, deixaríamos de ter interesse? Poderíamos passar horas falando sobre as heranças atávicas e todo arcabouço existencial que se revelam nestes contextos. Penso que o futuro é uma caixinha de surpresa. Mesmo que exista o livre arbítrio, que se façam planos e no momento seguinte as peças daquela estrutura de pensamento se lance em queda livre, muitas serão as reações dos seres que as vivenciaram. De minha parte resta um olhar profundo em direção aos fatos. O importante é não desistir, seguir em frente, reestruturar as ideias, montar um mosaico existencial próprio. E que o "altíssimo", seja ele da religião que for, abençoe os bons propósitos. E que venham os dias felizes e um Ano Novo repleto de realizações.

    ResponderExcluir
  4. Não precisa ser vidente ou algo do tipo, e muito menos ter bola de cristal pra ver que uma coisa não vai dar certo. Pagam vidência e até mesmo feitiçaria...forçam o destino, tornam-se infelizes e perdem o mais precioso da vida: tempo!
    Deixa acontecer naturalmente...

    ResponderExcluir
  5. Um dos sentidos da vida é não conhecer o futuro. Se a gente conhecesse o futuro, muitas coisas do dia a dia perderiam o sentido. O melhor mesmo é não saber o futuro, Janice

    ResponderExcluir
  6. Quando menos se espera, surge um artigo deste nível. Formidável, esclarecedor e muito útil. Agradeço do fundo do coração.

    ResponderExcluir
  7. Um dia uma vidente disse que eu seria atropelado por uma bicicleta, acabei atropelando um ciclista. Outro dia uma disse que eu teria mais dois filhos. Insisti que não poderia mais ter filhos. Ela disse que estava me enxergando com duas crianças pequenas, talvez fossem netos, talvez eu adotasse. Até agora não se realizou. Minha última tentativa foi quando fiz um concurso e ela assegurou que eu passaria em terceiro lugar. Errou de novo. Larguei de mão. Videntes estão pior que vacinas em eficácia.

    ResponderExcluir
  8. Meu negócio é viver o presente. O futuro nunca chega, é sempre amanhã. Quem fica pensando no futuro esquece o presente e nem vive direito. Quero distância de videntes, profetas e outros charlataes

    ResponderExcluir
  9. Minha tia insistia com um namorado. Um dia fez uma baita macumba para casar com ele. Conseguiu e tem uma vida do inferno. Deve se arrepender todos os dias. Não mude seu destino! Gabi

    ResponderExcluir
  10. O futuro é imprevisível, no entanto imprevistos são previsíveis e podemos estar preparados para lidar com eles.

    ResponderExcluir
  11. Eu prefiro não saber de nada...

    ResponderExcluir