quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Perfeitamente Imperfeito

Promete me amar para sempre?

Prometo lhe pagar a dívida em trinta dias.

Se meu esposo ficar curado prometo nunca mais comer doces.

Fazer uma promessa é fácil, cumprir é outra história. Promessa é um compromisso assumido de fazer, dar ou dizer alguma coisa. O verbo utilizado em uma promessa costuma ser  sempre utilizado no tempo futuro, não no presente. Promete-se com o intuito de cumprir o pacto mais adiante, não agora. Na maior parte dos casos, prometer é um adiamento do compromisso com o intuito de diminuir o stress e a ansiedade de um ou ambos os envolvidos.

O cartão de crédito pode ser considerado uma forma moderna de promessa, a pessoa compra algo e assume que vai pagar mais adiante. Claro que antes de receber o cartão, a vida financeira da pessoa é revirada ao avesso para saber se a mesma é digna de confiança.  Se por algum motivo não realizar o pagamento, imediatamente seu crédito será retirado e o nome ficará sujo na praça.

Antigamente não era assim, os homens mal sabiam escrever, não haviam documentos escritos, assinaturas reconhecidas em cartórios ou coisas do gênero, apenas a palavra e um aperto de mão eram suficientes para garantir o acordo, muitas vezes assumido publicamente na presença de testemunhas. Os homens costumavam dar um fio da própria barba, em geral do bigode, como garantia da palavra empenhada, pois homem que era homem usava bigode e deveria honrá-lo.

Paradoxalmente, a palavra afiançada foi perdendo sua importância na mesma proporção em que a civilização evoluiu. Hoje, devido ao descumprimento, intencional ou não, das promessas assumidas entre homens, recomenda-se que toda e qualquer promessa, por mais insignificante que possa parecer, seja referendada por várias assinaturas com múltiplos carimbos e reconhecimentos jurídicos. Ainda assim, apesar de todas as precauções e medidas legais adotadas, não há garantia de que as promessas serão honradas. Talvez por isso, os bigodes caíram em desuso.

Uma conotação paralela diz que promessa também pode ter o significado de aliança entre os homens e Deus. Só que em relação a Deus e para os que nele acreditam, a conversa é diferente. Promessas não precisam de assinatura de qualquer natureza, afinal ele não é homem para quem se minta (Números 23:19). Também não é alguém sujeito a negociações, suborno ou corrupções. É perda de tempo ou ingenuidade supor que Deus irá alterar algo predestinado por ele em troca de uma doação de milhares de dólares, uma caminhada de joelhos por cinquenta quilômetros ou ainda uma abstinência de comer doces.

Visto que as pessoas desconhecem os desígnios divinos, costumam solicitar graças e fazer promessas para que seus desejos se realizem, sem saber se aquilo já não está predestinado. Quando ocorre a casualidade de os desejos mundanos e divinos coincidirem e sucederem, então consideram que suas preces foram atendidas e agradecem a benção cumprindo seus votos.  

Notem que promessas geralmente referem-se a graças alcançadas. Se Deus me conseguir isto, prometo fazer aquilo. Se não acontecer, a pessoa considera-se isenta da divida. O pagamento quase nunca é realizado antecipadamente baseado apenas na fé de que Deus sabe o que faz e fará o melhor. Seja como for, promessas para Deus com este enfoque, aparentam barganha, troca, comércio, e não tem nada a ver com devoção.

Fica pior ainda quando a graça solicitada é alcançada e a pessoa descumpre ou esquece o prometido. Com qual desculpa vai se apresentar para fazer um novo pedido e realizar uma próxima promessa?

Por estas e por outras, o judaísmo recomenda não prometer nada, nem mesmo doações financeiras de caridade. Se houver condições deve-se doar imediatamente, caso contrário, aguarda-se até ter condições, mas não se deve prometer. Vai mais além, sempre que for preciso falar em realizar algum preceito, deve-se ressaltar que aquilo não é uma promessa, assim evita-se o pecado de prometer e não cumprir. Existe ainda um ritual no Dia do Perdão, onde se pede a Deus que anule todas as promessas, tanto as ainda não atendidas, como as não pagas e as inconscientemente solicitadas.

Embora não pareça, prometer algo é um compromisso sério, mais sério do que a maioria imagina, tanto do ponto de vista de solicitações e promessas inconsequentes, levianas e fantasiosas como também das consequências do não cumprimento das mesmas. E o inicio de um novo ano, com prenúncios de vacina e término da pandemia passa a ser um terreno fértil para promessas de todo o tipo. Seja cuidadoso.

Sei que não devia, mas vou arriscar e fazer uma promessa. Não será difícil honrá-la: prometo falhar. Prometo cometer erros, eventualmente ser incoerente, aqui e ali dizer uma palavra errada, erguer a voz numa discussão, reclamar da vida, ter preguiça, descuidar do outro, perder a hora, dar um fora, bagunçar o armário, comer mais que o necessário. A lista não tem fim.

A ideia não é falhar consciente ou premeditadamente. Acontecerão falhas porque no manual de fabricação do ser humano constam falhas, erros, descuidos, lapsos, imprecisões, confusões, deslizes. Fomos programados para sermos perfeitamente imperfeitos. Nossas falhas não nos definem e talvez nem devessem ser chamadas de falhas, visto que fazem parte da vida de todos nós.

Óbvio que vou procurar melhorar, mas ressalto que isso não é nem de longe uma promessa de perfeição. Se tudo fosse perfeito, dores não existiriam, curas não seriam procuradas, nem promessas seriam realizadas. Sequer haveria a busca pela perfeição. Nada é por acaso, nem mesmo a imperfeição.

Não precisamos ser perfeitos, mas podemos melhorar. Que possamos fazer de 2021 um ano feliz, perfeitamente imperfeito.

 

 

 

 

 

 

19 comentários:

  1. Este texto trouxe-me lembranças de meu avô materno, falecido com 99 anos de idade, aquele da geração do fio de bigode. Ele nem sempre assumiu todos os compromissos, costumava dizer que ao se colocar uma canga em dois bois, possivelmente se pensa que os dois levarão a carreta até seu destino, mas a história poderá ser bem outra. Um poderá ter preguiça, mancar, sentir sede e toda e qualquer necessidade ou desconforto físico. Tudo isso poderia tracionar o movimento em linha reta, levando um a puxar mais que o outro, fazendo assim andar em círculos. Dizia ainda: onde um só faz força, ou onde, um só tenha o propósito, o "todo" não se expande. Um homem de poucas palavras, porém muito observador. Já minha mãe diz você pretende entra numa rua de mão única, numa rua comum ou numa avenida? Para cada uma terás uma resposta. Muitas analogias foram construídas a seu tempo. Penso que a vida é uma arte, o amor e o tempo que dedicamos a ela nos dirá se valeu a jornada. Poderíamos citar Wassily Kandinsky (https://www.youtube.com/watch?v=aWjRlBF91Mk) , Clode Monet, Pierre Auguste Renoir e muitos outros que começaram suas pinturas em uma técnica e acabaram rumando em outras paradas. e por vezes intercalas pela musicalidade de suas almas. De minha parte prometo simplesmente ser "EU MESMA"... como saber no que deu tudo isso? Feliz Ano Novo, ainda que estejamos retidos e confinados em nossos próprios corpos.

    ResponderExcluir
  2. Bacana o texto.
    Confesso que ao iniciar a leitura estava pensando nas promessas que faço à Deus. E que sou ética. Pago minhas promessas. Raramente faço outro tipo de promessas.
    Feliz 2021 perfeitamente imperfeito.

    ResponderExcluir
  3. Promessas, como as pessoas, perdem a força quando envelhecem.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Parabéns pelo texto! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que 2021 seja feito com escolhas sábias.
    Frida Kahlo disse ao marido: "Não estou a pedir para você me beijar, nem que me desculpe quando acho que você está errado. Nem mesmo vou pedir que você me abrace quando eu mais precisar. Não peço que me diga como sou bonita, mesmo que seja mentira, nem me escreva nada de bonito. Nem vou pedir que me ligue para me contar como foi o seu dia, nem que me diga que sente a minha falta. Não peço que me agradeça por tudo que faço por você, nem que se importe comigo quando a minha alma estiver deprimida e, claro, não vou pedir que você me apoie nas minhas decisões. Não vou nem mesmo pedir que você me ouça quando tenho mil histórias para te contar. Não vou te pedir para fazer nada, nem mesmo para estar ao meu lado para sempre.
    Porque se eu tiver que te pedir, não quero mais. ”
    Não peça nada! Conquiste! Ou desista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bravo!
      Nada de promessas
      Nada de humilhações

      Beta

      Excluir
  6. Tenho acompanhado os textos sem emitir minha modesta e sincera opinião. Um texto sobre promessas????? Muito Interessante!
    Conheci a long time ago um homem que prometia com o olhar. Um psicopata diria, mentia, iludia, enganava nada prometia. Seu olhar prometia.
    Iludia e ilude as pobres humanas que acreditam...no olhar que promete.
    Chega a hora que o olhar cansa da humana, delete! Pronto resolvido, confesso que implorei por afeto até cair na real.
    Existem muitas formas de promessas.
    Não se deixe enganar com promessas mentirosas.
    Bom texto.
    Em tempo: além do cabelos brancos hoje ele não tem nenhum fio no bigode.
    A prometida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida prometida, vou deixar aqui também minha modesta opinião, por favor não fique chateada comigo.
      Promessas precisam ser faladas ou escritas. Se ficar só no pensamento não são promessas. Prometer apenas com o olhar não existe como promessa de nada. O cara pode ser o maior psicopata do mundo, mas se você achava que o olhar dele prometia algo, vc estava se iludindo e imaginando coisas. Ele deve ter dito coisas que lhe fizeram acreditar no seu olhar. E mais, olhos não mentem, palavras sim. Acredite mais nos olhos que nas falas. Boa sorte amiga prometida.

      Excluir
    2. Fran
      Obrigada pelas gentis palavras.
      Você deve saber do que um homem é capaz, ele conseguiu me fazer acreditar em promessas.
      Fui trouxa e me iludi...em mais de um momento da minha vida.
      Hoje agradeço a DEUS o homem que tenho ao meu lado e rezo todas as noites para que ele se fere!
      Não sei perdoar
      Agradeço a sua atenção e preocupação.

      A Prometida

      Excluir
  7. "Eu não quero promessas. Promessas criam expectativas e expectativas borram maquiagens e comprimem estômagos. Não, não e não. Eu não quero dor. Eu não quero olhar no espelho e ver você escorrer, manchando minha cara jovem e bonita."

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente sensacional!

    ResponderExcluir
  9. É bom deixar claro que existem erros, falhas, descuidos, atrasos, mas existem também vigarices, malandragens, maldades. São coisas bem diferentes. Falhar inconscientemente é uma coisa, premeditar uma ilusão é outra e se deixar iludir é uma parte do golpe. Somos responsáveis pelo que cativamos e pelo que nos deixamos iludir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, uma tristeza se deixar iludir. Mas, acontece!

      Excluir
  10. O melhor mesmo é não prometer nada. E o que fazer quando sua namorada pede pra você prometer que não vai mais olhar para outras ou que vai ficar com ela para sempre? O mais honesto seria dizer a ela que não pode prometer, mas que vai fazer todo seu empenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se a gente se amar sem
      Prometer nada não fica melhor?

      Excluir
    2. Acredito que sim, se vc for leal e verdadeiro!

      Excluir
  11. Nosso bom e querido Mario Quintana escreveu:

    Promessas matrimoniais, de Mário Quintana

    Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre:

    "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"
    Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

    - Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

    - Promete saber ser amiga (o) e ser amante , sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra , sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

    - Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

    - Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar , assim como você a ela ?

    - Promete se deixar conhecer?

    - Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil , carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

    - Promete que fará sexo sem pudores , que fará filhos por amor e por vontade , e não porque é o que esperam de você , e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

    - Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?

    - Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida , que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão , que casamento algum elimina?

    - Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

    - Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.

    ResponderExcluir
  12. Espero alguém que não me torture com promessas de envelhecer comigo, mas sim que realmente envelheça comigo.

    ResponderExcluir