quinta-feira, 25 de julho de 2019

Chore mais


Antes você era um sonho, um amor utópico. Depois, uma realidade maravilhosa. Agora, apenas uma recordação. Uma bela recordação. Doeu ter deixado nossa história no meio. Doeu saber que podíamos e não fizemos. Ainda bem que existe outro dia, outros sonhos, outros risos, outras coisas. Me construí com todo o amor que você não quis mais. Dei tudo o que tinha que dar. Acabou. Me deixa aqui quieto. Com meus pensamentos, minhas ausências, teus silêncios. Estes olhos já não choram mais por ti.

Por que nosso personagem deixou de chorar? Será que já esqueceu a amada? Provavelmente não. Será que as lágrimas secaram porque acabou o sentimento por ela? Acredito que também não seja este o motivo. Será que chorou tanto que já não existem mais lágrimas? Certamente não é o caso. Vou arriscar uma hipótese, mas antes preciso falar um pouco sobre chorar.


Nos primeiros  três meses de vida, antes de aprender a sorrir, o principal meio de comunicação é o choro. Comunica fome, dor, solidão e desconforto. Curioso é que até o oitavo mês, os bebes choram, mas não vertem lágrimas. Não tem canais para isso. No entanto, são tão indefesos que, mesmo sem lágrimas, todo choro é crível. Bebes tem choros diferentes para enviar mensagens diferentes. As mães quase sempre conseguem distinguir o choro de seus  bebes de outros.

Entre o oitavo e o décimo segundo mês, encontram outras maneiras de se expressar (apontando, gritando, jogando colheres ao chão), não precisando tanto do choro. Quanto mais crescem, os motivos para chorar vão deixando de ser simplesmente físicos, para tornarem-se também emocionais.

A medida que o cérebro se desenvolve, aumenta a necessidade de criar vínculos e se comunicar. Relacionamentos complexos pedem por mentes cada vez mais complexas e formas mais complexas de comunicação. Aprender a falar é uma forma de evolução importante neste processo de socialização. Já as lagrimas, com a evolução da mente, diminuíram sua frequência e intensidade drasticamente, no entanto, devido à mensagem poderosa e visível que enviam, converteram-se na forma suprema de linguagem corporal.

Logo cedo, as crianças aprendem que podem manipular os pais com o choro. Quem já não presenciou o choro sem lágrimas de uma criança que está infeliz, quer atenção ou uma barra de chocolate no supermercado? O termo correto para isso é choramingar. Assim, entre os primeiros sinais que os pais procuram quando uma criança chora, são lágrimas, um sinal seguro de que o bebê precisa realmente de ajuda.

Só que não é bem assim que funciona. Chorar sem lágrimas não é sinal de falsidade. É possível  uma alma estar se afogando em lágrimas e o choro ser escondido ou disfarçado e não transparecer.

Choramos porque palavras não são suficientes para definir sentimentos. Choramos quando nossas emoções levam a melhor sobre as palavras. Substantivos, verbos, adjetivos e a lógica que os acompanha, não estão preparados para o trabalho de explicar sentimentos. A emoção que sentimos num momento específico demoraria muito para ser expressa por palavras. Se estas pudessem comunicar com eficiência, talvez não precisássemos chorar, só que emoções verdadeiramente fortes estão além do alcance das palavras, abrindo o canal para o pranto.

A teoria de que as lágrimas escoam quando palavras não conseguem expressar sentimentos não é completa. Segundo este raciocínio, animais não falam, portanto deveriam chorar com lágrimas para expressar sentimentos, mas isto não acontece. Falta-lhes algo. Animais podem sentir dor, raiva, frustração, perda, medo, mas não vertem lágrimas. É preciso que haja a combinação da emoção bruta com um cérebro capaz de refletir sobre os sentimentos primitivos. Animais não tem a capacidade de fazer o casamento entre razão e emoção.

Aqui entra a estratégia utilizada por nosso amigo com sua amada. Ou seria ex-amada? Ele deve ter consumido um bom tempo e uma grande dose de energia racionalizando, reescrevendo a história do casal, reformulando sua vida, transformando sentimentos em palavras. Então, em determinado momento, palavras e reflexões começaram a levar vantagem sobre lágrimas e as aprisionaram em algum lugar. É crucial um período de tempo para que isto aconteça. Este é o mecanismo do luto, a energia que era dedicada ao objeto ou ente perdido precisa de um tempo para ser redirecionada. Assim também funcionam os bebes, que ao encontrarem palavras, eliminam lágrimas.

Estudos demonstram que assim como comemos, dormimos e respiramos, também precisamos chorar. Lágrimas jogam para fora do organismo hormônios e proteínas a mais que geraram em nosso cérebro os sentimentos que nos entristeceram. Lágrimas não são consequência de tristeza, são a cura. Chorar é a maneira do corpo se livrar do excesso de substâncias como prolactina, manganês e hormônio adrenocórticotropico que nos entristecem.

Chorar fornece uma sensação de alivio, mas convenhamos, mesmo um surto forte, longo e desatado de choro, não cria mais que um dedal de fluido carregado de hormônio. Muito pouco para explicar o conforto pós-choro.  Deve haver outra razão para este alivio. Parece que só o fato de estacionar o corpo em algum lugar e chorar, já é saudável, faz parte da terapia. Não podemos estar sempre em stress, correria, luta ou fuga, precisamos nos aquietar de tempos em tempos Ao contrario do riso, que fazemos o tempo todo, o choro é reservado para ocasiões especiais. O choro seria uma maneira de o sistema nervoso devolver o equilíbrio e nos trazer de volta para a zona de conforto.

Podemos escolher se vamos soltar as lágrimas, guardá-las com carinho no coração para serem reutilizadas quando necessário, ou as aprisionamos em uma jaula, tal qual feras selvagens. Dada sua natureza liquida, lagrimam furiosas conseguem encontrar alguma maneira de escapar. Se não  através dos olhos, abrem fuga em outro lugar, de outra maneira. Quando nosso amigo afirma que de seus olhos as lágrimas não vão mais rolar, é justo ali que mora o perigo. Por onde as lágrimas sairão?

Cefaléia, insônia, psoríase, calvície, herpes, diarreia, desmaios, gastrite, hemorroidas, hipertensão e até mesmo câncer, podem ser originados por lágrimas rancorosas aprisionadas. Não pretendo dar conselhos ou sugestões, quero mesmo é passar uma receita médica. Sempre que sentir vontade, chore. Chore muito, não economize lágrimas. Não tenha vergonha de molhar o rosto. Quando começarem a secar, o importante é saber onde e como foram guardadas. Elas são remédios, mas se mal cuidadas, podem se transformar em venenos.

Você chora? Por onde?


Artigo inspirado no livro “Polegares e lágrimas” – Chip Walter


14 comentários:

  1. Dr Ildo! Sensacional! O bom mesmo é não precisar chorar! Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que texto bárbaro Dr. Ildo!
    Uma boa chorada cansa e consequentemente alivia a dor e a saudade, gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo dia do escritor.Fosse eu, chorar por todas as dores da alma que já passei, como seria? Quantas lágrimas já tive que engolir à seco,sem a devida resposta ou solução de meus medos e anseios.
    Seria o meu sorriso um disfarce para lágrimas aprisionar em uma alma que vaga em buscas de novas formas de liberta-las? Na verdade, gostaria eu de chorar por pura alegria, satisfação de tarefa cumprida.

    ResponderExcluir
  4. Sr Ildo Bom dia. O que fazer se ele me faz chorar? Choro por Amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chore, vai lhe fazer bem. Às vezes não é ele que não te quer, é Deus que não te quer com ele.

      Excluir
    2. Uiii eu diria ele quer outra!

      Excluir
  5. Não é possível chorar e pensar ao mesmo tempo, pois cada pensamento absorve uma lágrima.

    ResponderExcluir
  6. SR ILDO. BELO TEXTO
    AO INVÉS DE: POR ONDE VOCÊ CHORA?
    O MELHOR SERIA: POR QUE A FAZ CHORAR?
    NO PRESENTE VERIFICO QUE AMEI, DESAMEI, POUCO AMEI, FIZ QUE AMEI, NÃO FIZ QUE AMEI.
    JAMAIS DEVERIA TE-LA FEITO CHORAR ERA DOCE DEMAIS E EU AMARGO, MULHERENGO...
    " NENHUMA MULHER DESISTE DO AMOR SEM AVISAR...(FABRICIO CARPINEJAR) "
    CHORAM EM SILENCIO
    EXPIRAM A TRISTEZA
    REFLITAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O choro de mulhet é a sirene dos bombeiros ...prepara Fogo!!!!

      Excluir
  7. Ela começou a suspirar devagar para não chorar.
    O suspiro é o choro da boca.

    ResponderExcluir
  8. Sutilmente
    Skank

    E quando eu estiver triste
    Simplesmente me abrace
    E quando eu estiver louco
    Subitamente se afaste
    E quando eu estiver fogo
    Suavemente se encaixe

    ResponderExcluir
  9. Já vi muitas lágrimas de crocodilo em rostos angelicais. É preciso ter cuidado, existem muitos bons atores na vida real.

    ResponderExcluir
  10. Lagrimas de alegria também não devem ser reprimidas

    ResponderExcluir
  11. VOU CHORAR, DESCULPE MAS EU VOU CHORAR...
    DESCULPAR POR QUE? QUAL O PROBLEMA DE CHORAR?
    DEVIA PEDIR DESCULPA POR NÃO CHORAR.
    DORVAL PEDROSO

    ResponderExcluir