quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como calcular a sua idade - segunda edição

O cálculo da sua idade cronológica é simples: subtraia o ano que nasceu de 2011 e poderá saber quantos anos você tem.  (2011 - 1957 = 54)  Dizer que alguém tem cinquenta e quatro anos de idade, significa apenas dizer que aquela pessoa está presente neste mundo durante aquele período, nada mais. Existem outras idades além da cronológica, que podem dar uma idéia mais exata de um indivíduo do que simplesmente os anos de existência.



O tempo corre com a mesma velocidade para todos, mas nem todos o utilizam da mesma maneira. O que cada um faz com as 24 horas de seu dia é o que determina as outras idades.  


Existe a idade emocional, que não pode ser medida de maneira precisa. Sentimentos não são mensuráveis, porém podem ser fácilmente percebidos. Um dos problemas atuais da humanidade é justamente a disparidade emocional em vários niveis. Alguns casais tem idades cronológicas semelhantes, mas emocionalmente estão décadas afastados. Cada vez mais  pessoas estão envelhecendo precocemente, justamente porque não amadurecem emocionalmente e passam a lutar desesperadamente contra os ponteiros do relógio. A derrota é certa.
.
Outro descompasso interessante é a regressão emocional que pode acontecer com pessoas de idade cronológica avançada. Não se assuste,  trabalho e acompanhamento psicológico podem ser realizados no sentido de emparelhar as idades.

Também a idade cultural necessariamente não acompanha a cronológica nem a emocional. Existem pessoas estacionadas culturalmente na infância, enquanto outras estão adiantadas do seu tempo. Adultos analfabetos e crianças superdotadas frequentando universidades são bons exemplos destas dissonâncias.


 Trinta por cento da saúde dependem de herança genética, enquanto os setenta por cento restantes vão depender de como cada um administra seu relógio biológico. Alguns são velhos aos cinqüenta, enquanto outros esbanjam vitalidade aos oitenta.


Tanto a idade cronológica como as aparências podem enganar. Um corpo esbelto e bronzeado não reflete o colesterol sangúineo, a taxa de açúcar, os níveis de pressão arterial, a densidade óssea. Da mesma forma, o fato de cronológicamente ser um jovem adolescente não é uma garantia de saúde.


Assim, podemos ter uma mesma pessoa com 50 anos de idade cronológica, aparência de 35, idade emocional de 15, cultural de 70, e em termos de saúde e envelhecimento corresponder aos cinqüenta anos cronológicos ou não.

Para que importa saber a idade afinal? O que a idade reflete? A diferença de idade cronológica é um empecilho para casais se unirem? Por que não contratar ou demitir um trabalhador apenas porque este completou sessenta anos de idade? Quem criou estes parâmetros de tempo e de idade foram os homens, e a passagem do tempo não deve ser encarada como uma perda, e sim como uma conquista.
.
Definir idade em anos de existência não exprime a realidade. A medida da idade mais fidedigna é a qualidade e não a quantidade de vida. Meça os anos que você está neste mundo não apenas em números, mas em vida.  Envelhecer não é preocupante, sentir-se e ser visto como um velho é que é  o problema.

2 comentários:

  1. Bela reflexão! Este texto continua atual. O consolo é que a idade poderá ou não chegar para todos. Já vi um pouco de tudo por este mundo.... Já assisti uma pessoa rindo e ironizando outras que já tenham idade para transitar gratuitamente em transpor público ou por ter direito de estacionar em área preferencial... Mas em determinado momento perguntou a idade, um por um do grupo ao qual acreditava que a estavam apoiando nos prejuízos apinhados de preconceitos, tal foi sua surpresa, todos tinham mais de 60 anos... Porém, feliz daquele que viveu, que segue sua trajetória dando bons exemplos, contribuindo com a cultura e com a sociedade de modo geral.

    ResponderExcluir