segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Meus pássaros não cabem mais em suas gaiolas


“Meus pássaros não cabem mais em suas gaiolas”, assim foi a mensagem enviada por João à Maria terminando um relacionamento de cinco anos. Uma metáfora curta sem maiores explicações ou sentimentos. Depois disso, ela foi bloqueada nos aplicativos para evitar qualquer tipo de aproximação.

Uma guerra não começa quando se atira a primeira bomba ou é lançado o primeiro foguete. Antes disso ocorre uma série de hostilidades, atritos, conflitos, agressões, ameaças, sem que nenhuma das partes faça alguma concessão ou movimento no sentido de acalmar os ânimos ou resolver o problema.

Um dia estoura a guerra. O campo de batalha onde  ocorrem explosões, mortes e derramamento de sangue é apenas a ponta do iceberg, uma pequena, ruidosa e sangrenta parte de uma complexa rede de interesses que fica submersa pelo barulho estrondoso das bombas e da mídia.

Relacionamentos afetivos também podem, em determinado momento, se desviar para o caminho de mal entendidos, confrontos, discussões, mentiras, desconfianças, ofensas, agressões, disputas de poder e tantos outros ataques pré meditados ou não.

O contra ponto entre o enfrentamento de nações e o de casais é que no conflito entre nações o combate de guerra  ocorre entre soldados, nas trincheiras, longe de casa, enquanto a batalha do casal ocorre na intimidade do lar, por baixo dos lençóis, na cobrança diária, agressiva ou velada, muitas vezes um esperando que o outro tome a iniciativa de lançar a primeira bomba.

 

Só que a ponta do iceberg do casal não é mais a guerra, é a separação, ambos já não agüentam mais conviver em guerra, a fuga é a vitória. Já tentaram terapia, viagens, concessões, mas sem que desconfiassem, alguma granada atirada sem muito pensar, cegou seus olhos, tirou-lhes o brilho e matou o amor.

Por vezes é preferível perder a guerra e ganhar a paz e o amor.  

5 comentários:

  1. Nunca li tanta verdade. Lucia

    ResponderExcluir
  2. Excelente artículo. Muy buena la analogía entre la guerra y la relación de pareja. Lograr la armonía y la paz implica una construcción permanente que requiere de muchos componentes, de aceptación, tolerancia, empatía, respeto, innovación, negociación, confianza, etc. que aplica a parejas, naciones. Una guerra significa sufrimiento para todos. En una pareja hay que saber cuándo la historia terminó, aprender y seguir el camino. La paz siempre debe ser la prioridad.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela reflexão. Já me senti numa gaiola e posso dizer é libertador sentir que aquela vida não me pertence mais. Meu voo hoje é alto, sou feliz e amo e sou amada com maturidade. Gaiola nunca mais.

    ResponderExcluir
  4. É preciso buscar os galhos altos, voar livre no céu. A gaiola com a porta aberta é a verdadeira arapuca. A pessoa se faz que é compreensível, parceiro, amigo só esperando para fechar a gaiola. Uma história da minha vida que quero esquecer, também bloqueie.

    ResponderExcluir
  5. Sabemos da estrutura que foram confecionadas estas gaiolas? Qual os materiais que foram usados em sua base, mesmo que seu entorno seja de metais ou de madeiras?
    Por vezes, elas enferrujam, soltam suas extremidades, a portinhola arreia, os arames enferrujam e soltam seu pinos, as madeiras apodrecem. Cuidados especiais com a madeira e com o metal poderá ser a garantia da resistencia destas gaiolas.
    Agora eu pergunto, tem certeza que era. uma gaiolas ou eram alçapões ?
    Enganos acontecem, mesmo sendo um ser que tenhas minhas próprias amarras existenciais, admiro gaiolas e aquários onde possamos plantar flores, pois elas saberão encontrar o rumo da luz. Marilucia de Oliveira Gandon

    ResponderExcluir