segunda-feira, 15 de junho de 2020

O que é que há?


Estamos casados há três anos. Sou design de interiores e meu marido trabalha com organização de grandes eventos (shows em ginásios e estádios). Não temos filhos. Nossa rotina, até bem pouco tempo,  era acordar cedo, enquanto um tomava banho o outro preparava a mesa do café,  saboreávamos juntos e em seguida, cada um partia para seu trabalho. Encontrávamos-nos à noite e sempre inventávamos algo diferente pra fazer. Nossa vida era maravilhosa, praticamente ainda estávamos em lua de mel, mas, como nada dura para sempre, surgiu esta pandemia do coronavirus e estragou tudo, nossa vida virou de ponta cabeça.

Eventos com aglomeração de pessoas foram cancelados por tempo indeterminado e sem previsão de retorno das atividades. Com isto, cessaram todas as rendas de meu marido e os afazeres profissionais também. Vivia em reuniões, ensaios, apresentações, viagens, o telefone não parava de tocar; agora, os negócios estão parados e ele paralisado. Com medo de se contaminar pelo vírus, fica trancado em nosso apartamento esperando por dias melhores.

Eu também. Meu trabalho como design já estava andando devagar, agora estacionou de vez. Quem vai pensar em investir na decoração da casa ou do escritório numa hora destas? Não tenho emprego, trabalho como profissional liberal e meus ganhos e compromissos também zeraram. Possuímos algumas economias guardadas que podem nos sustentar por um bom tempo, mas este não é o problema maior.


Estamos confinados dia e noite há mais de noventa dias num apartamento de cento e vinte metros quadrados. Conhecia meu marido como um empresário bem sucedido, ativo, alegre, romântico, carinhoso, autoestima elevada, sempre com projetos novos para o futuro, rodeado de amigos e familiares. Aos poucos ele foi mudando, se transformando e já não é mais o homem pelo qual me apaixonei. Pensando bem, nem posso dizer que foi aos poucos, esta metamorfose toda aconteceu em menos de dois meses.

Também devo ter mudado, e provavelmente pra pior. Não me arrumo como antes, briguei com o espelho, com o cabeleireiro, com a depiladora. Briguei também com o aspirador e a pia da cozinha. Devo estar meio depressiva, não tenho vontade de conversar, cansei de assistir noticiários, lives e filmes na TV. Tenho muito sono, choro escondida no banheiro, estou me achando uma gorda. Não tenho ânimo pra nada.  E pra piorar, desconto minhas angustias em quem está mais próximo, ou seja, no coitado do marido, e ele devolve descarregando toda sua ansiedade e insegurança em mim.

Estou com medo do que pode acontecer conosco. Já não brigamos mais, não discutimos, mas também quase não estamos nos falando. Prefiro ficar zapeando algo no celular que falar com ele, não temos mais assunto pra conversar. Tem dias que me odeio, porque sinto que estou boicotando a relação. Fazemos as refeições juntos, olho para ele, mas não consigo encarar, não sinto mais aquela admiração. Sexo nem pensar. Sessenta dias no seco. Acredito que a falta de desejo seja mútua, porque ele também não me procura e nem toca no assunto.

Às vezes comparo nossa situação com o Big Brother, programa onde as pessoas são obrigadas a conviver num ambiente restrito. No inicio tudo é festa, mas depois de um tempo a hiperconvivência inevitavelmente gera conflitos, nervos ficam à flor da pele, emoções aumentam de intensidade e não é preciso muita coisa para explodir uma revolução conjugal. Sinto-me ameaçada tanto pelo vírus quanto pelo desamor, não sei qual o mais impiedoso. Marido deve estar sentindo o mesmo, e o pano de fundo de nossas emoções é o desamparo, a solidão acompanhada.

Não posso dizer que a situação esteja desesperadora ou insustentável, mas nenhum dos dois está confortável. Não era assim que imaginava um casamento. Talvez nossos silêncios estejam conversando em silêncio, talvez o emudecimento seja nossa forma de externar o medo do amanhã. Tomar uma medida drástica neste momento pode trazer sérias consequências e arrependimentos, especialmente porque a quarentena é uma situação artificial, imposta contra nossa vontade. Tenho muito claro que não é uma condição perene, mas temporária e com prazo de validade de no máximo mais um ano. Renato Russo já cantava “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há”. Quem sabe?

Assim como num par de meses viramos mutantes, podemos reverter a situação mais rápido ainda quando traduzirmos nossos silêncios,  quando conseguirmos nos adaptar ao novo normal ou quando quisermos voltar a nos amar.

O mais difícil foi termos nos encontrado nesta vida. Levamos décadas para nos achar, não é justo que alguns meses de confinamento nos separem. Quando todos falam em distanciamento físico, o que sinto é um distanciamento emocional. Tenho um abraço outrora querido e amoroso a centímetros de distância e não o acolho nem resgato. Tenho todo o tempo do mundo para expressar meus sentimentos, mas covardemente os sonego. Tenho a oportunidade de pela primeira vez amar sem olhar para o relógio e desperdiço. O que é que há? O que é que está se passando com esta cabeça? E com este coração?

A culpa disto tudo não é do vírus, minha, dele, do governo ou da quarentena. A culpa é de todos e de ninguém. Apesar de estarmos dentro de nosso lar, fomos expulsos de nossa zona de conforto e não sabemos ainda como lidar com isso. Estamos perdidos, precisamos nos reinventar e nenhum manual de sobrevivência disponível é confiável. Quero voltar a acreditar em nós dois. Quando não há o presente, lembrar o passado pode ser o atalho para um amanhã melhor.  O amor só acaba quando um dos dois não tem mais força para pegar o coração do outro no colo. Quero ter forças. Não está sendo fácil, mas vamos ficar bem. Vai passar.


Trilha sonora recomendada para escutar durante ou após a leitura: O que é que há – Fábio Jr.

35 comentários:

  1. O que vai na alma de cada um e em seus silêncios? Poderíamos pensar que alguns vivem numa possível representação de final de tarde, ou em agendamentos existenciais, ou em possíveis armadilhas conceituais? Como saber se a ausência do comprometimento profissional poderia romper tal tranquilidade, assim como, das incertezas de dias vindouros? Como saber se tudo isso não seria a verdadeira solidão assistida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Trilha sonora recomendada para escutar durante ou após a leitura: O que é que há – Fábio Jr.
      Estou apreciando depois da leitura, serviu para questionar a mim mesma. No mínimo inspiradora para tempos de reflexões profundas.

      Excluir
  2. Dr Ildo
    Não é minha realidade, mas é a de muitos casais que estão se perdendo, tão próximos e tão distantes.
    Muito bom! Parabéns!
    Adoro estes artigos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Na real só ela está acreditando em resgatar o casamento.
    Ele já está pelo Tinder, preparando-se para cair fora quando passar o vírus.
    Mulheres mulheres tão cheias de ilusões!
    Conversem mais com amigos.
    Quando esfria..ja era.
    Conselho: não se humilhem
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. A vida está difícil na quarentena, precisa amar muito para aguentar.
    A falta de dinheiro, o excesso de tempo juntos, filhos, medos, faxina da casa, louça e mais louça, raiz do cabelo branca, tanta coisa...e não venha me falar que tudo são flores!

    ResponderExcluir
  5. Alguns casamentos de aparência não vão resistir, em compensação, alguns casamentos se fortalecerão. E a quarentena não será a responsável. O casal tem esta responsabilidade, e nem é com o parceiro, é consigo mesmo. Não se prometeram viver juntos? Então a hora é agora. Aguentem, aproveitem ou caiam fora.

    ResponderExcluir
  6. O assunto do momento divórcios na quarentena.
    O relacionamento já não ia bem, como cada um passava muito tempo fora até dava para ir levando, verdade seja dita por muito tempo empurramos o casamento, comodidade, segurança (falsa) e vamos indo...assim é no casamento ou mesmo em alguns namoros.
    Começar tudo de novo, e se não achar ninguém, a idade pesa, e se ele achar primeiro... assim vamos levando.
    Levando sozinha(o).
    Vida bem infeliz!
    Infelizes os que não tem coragem de recomeçar, de encerrar um ciclo.
    Vale a pena tentar, vale, mas tudo tem limite no relacionamento!

    Cristina

    ResponderExcluir
  7. Belo texto.
    Muitas conhecidas estão passando por está situação. Não aguentam mais ver a cara do marido e ao mesmo tempo investiram tanto que precisam aguentar, e a esta hora do campeonato terminar o relacionamento e depois ver ele casado com uma bela e jovem mulher...
    Eu aconselho: aguenta
    E ao mesmo tempo penso comigo cada um sabe onde aperta o sapato.

    ResponderExcluir
  8. A pandemia é uma ótima desculpa para dar um chega para lá no outro.
    Você aproveita vai se afastando, diz para o outro que está isolada. Completamente isolada.
    Que não vê ninguém. Só você mesma no espelho.
    Boa né kkk se ele não entender manda um desenho.
    Rutinha

    ResponderExcluir
  9. Sempre pensei em passar um tempo com meu companheiro, assim nós dois em casa, teríamos tempo para nós curtimos ao máximo. My God! Não aguento mais, e acho que ele também não me aguenta. Não temos mais assunto, transar..prefiro roncar, estamos nos distanciando. Vamos ver quando tudo passar e cada um sair cedo para o trabalho. Sinceramente, não sei o que quero.
    Fabiane

    ResponderExcluir
  10. Bacana o pessoal contando sobre seus relacionamento na reclusão. Moro sozinha. Acredito:

    Nem por você
    Nem por ninguém
    Eu me desfaço
    Dos meus planos
    Quero saber bem mais
    Que os meus 20 e poucos anos

    Agora aos 64 anos! Estou bem comigo mesma.
    Por dias melhores.

    ResponderExcluir
  11. O importante é acreditar que o Amor supera o Covid19! As dificuldades são muitas. Nao é fácil!

    ResponderExcluir
  12. Ohhh gostaria de ter um companheiro em casa para me cansar. Em Todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  13. Eu escuto os sinais que o meu corpo envia.
    O tempo todo, ele tenta me fazer perceber quando é hora de parar, de dar um tempo, de refletir, de cair fora. As coisas podem não dar certo. E está tudo bem. Vou ficar bem.
    Percebi na quarentena: tem gente que só me procura por interesse próprio.
    Tem gente que não consegue gostar de ninguém, nem de si mesmo.
    Tem gente que só vai me enxergar quando estiver sozinho, sem opção.
    Preciso ser fortes o bastante para não fazer papel de estepe.
    Sou cheia de qualidades que merecem ser compartilhadas com quem me prioriza em sua vida.
    Uma lição de vida Sr COVID19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Bem! E viva ao Amor Próprio e a Valorização!
      Sonia

      Excluir
  14. Parece loucura mas eu e meu namorado resolvemos cada um ficar num quarto em home office durante o dia.
    Nao almoçamos juntos.
    Jantamos juntos, assistimos um filme, tomamos banho juntos e um bom vinho.
    Acordo antes tomo café e home office .
    Sobreviveremos juntos.

    ResponderExcluir
  15. O que mais pega no relacionamento é a indiferença, e na quarentena é gritante.
    Juntos na mesma casa ou cada um na sua.
    Eu penso o que vou fazer da minha vida quando a tempestade passar??? Vou pensar quem vou abraçar!

    ResponderExcluir
  16. Somos um
    Mas não somos os mesmos
    Temos que carregar um ao outro
    Carregar um ao outro
    Assim me sinto com meu marido na reclusão, sábio Bono Vox (One)
    Solange

    ResponderExcluir
  17. Amiga, se você quer uma companhia na quarentena que te entenda, fique ao teu lado assistindo filmes na TV, te ame do jeito que você é, não reclame se você está feia, gorda, TPM, faça longas caminhadas com você e viva ao teu redor te lambendo, adote um cachorrinho.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente estamos passando por muitas restrições.
    A última pessoa que lembro é meu marido.
    Tenho tanta saudade dos meus netos que não estou nem aí para ele.
    Foi se o tempo que me preocupava com ele. E ele comigo.
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  19. Bom dia ou boa noite, ainda não dormi.
    Não conhecia seus os textos, li os últimos quatro.
    Bom, acho que também posso desabafar aqui.
    Há 3 anos conheci num jantar um homem de Novo Hamburgo, pertinho de Porto Alegre e eu moro em Curitiba.
    Sabe, aquela liga do primeiro encontro, ninguém força nada, simplesmente nos curtimos.
    Confesso 3 anos maravilhosos, eu vou, ele vem, nos encontramos em outros lugares.
    Eu era dele, e ele era meu.
    Fidelidade e parceria fechada.
    Falava sempre como um simples jantar mudou minha vida!! Meu filho dizia, menos mãe, parece que não conhece os homens. Não me importava falava toda a janta!
    Pensava tirei mega sena acumulada, eu tenho 60 anos e ele 64 anos...quando ia conhecer um homem assim...até a chegada do COVID19.
    Percebi uma certa frieza com o tempo, eu mando vídeos, lembranças do passado, fotos nossas, puxo converso...ele se distanciou. Sempre educadíssimo.
    Certo, que tem outra pessoa e quer conversar pessoalmente comigo, não tem coragem pelo celular.
    Meus filhos, já me chamaram para conversar e mandaram eu encerrar tudo.
    Preciso de ajuda especializada.
    O surto foi quando eu fiz as malas e coloquei no carro, ia a Novo Hamburgo ele querendo ou não.
    Meu filho me impediu, então vi como estava forçando a situação e me humilhando na frente dos meus filhos.
    Estou desesperada, preciso reagir e seguir minha vida.
    Passo as noites na internet, encontrei seus textos, tive uma luz, não foi o COVID 19, era eu que pintava tudo lindo e sempre forçava a barra.
    Ele estava curtindo na dele e provavelmente sempre teve outras mulheres na sua cidade.
    Obrigada, Sr Ildo por me ajudar hoje, vou buscar ajuda profissional e resgatar o tão falado Amor Próprio.
    Ele deu sinais, eu fiz de conta que não vi e ainda quis culpar o COVID19.
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que desabafo.
      Importante é buscar ajuda e Amor Próprio!
      Não te humilha, mulher!

      Excluir
    2. Não precisa nem mais falar com ele. Não telefona, não manda mensagem, não responde. Se ele quiser alguma coisa, vai até Curitiba arrumar ou desarrumar tudo.

      Excluir
    3. Concordo.
      E segura a onda, não manda nem um Oi Escuta teus filhos

      Excluir
    4. Amiga eu te entendo. Estou vivendo a mesma situação. Minha terapeuta tem ajudado muito.
      Busca ajuda!

      Excluir
    5. O distanciamento pode ocorrer para quem mora na mesma casa e para quem mora longe. Depende de como ia o relacionamento antes do Covid e como ficou. Cada casal tem suas combinações. Às vezes criamos uma fantasia que o outro está super envolvido e na verdade está levando. E vice versa. O importante é você estar bem com você. Não te humilhas, não dá indireta, não posta nada que possa te expor ao ridículo. Te preserva ! E se ele quiser que atravesse o Brasil para te conquistar.

      Excluir
    6. Todo fracasso amoroso , financeiro e psíquico se chama Covid 19.
      Ninguém assume.
      Deve ter filho do Covid19...

      Excluir
    7. Amiga, passa o celular dele que eu confiro a situação no local, estou em Portão, ao lado de NH.

      Excluir
    8. Puxa, obrigada a todos que de alguma forma tentaram me ajudar.Rose

      Excluir
  20. Os casais não vao aguentar mais 90 dias. Eu, moro sozinha e não me aguento.
    Sandra

    ResponderExcluir
  21. Tem marido começando a tossir, dizendo que está com dores no corpo só pra poder sair de casa e ficar hospitalizado. Imagina só, escapar da mulher, dos filhos e ficar sozinho por uma semana tranquilamente no quarto de hospital. É o paraíso.

    ResponderExcluir
  22. Estou achando a quarentena maravilhosa, tempo para fazer as coisas que gosto, estudar, ler, aprender coisas novas e até um pedido de casamento recebi. Vamos falar de coisas boas. Somos espelhos lembram? Se estás chegando algo que não gostas escute o eco do que estás emitindo! Pense que viver já é uma dádiva. Reclamar resolve? Não, então comece com coisas simples, gaste o tempo com que vale a pena. É muito triste ler alguns comentários porém ajudam ver de outro ângulo e, eu prefiro terminar o artigo da seguinte forma: O amor só acaba quanto um dos dois não tem mais força para pegar o coração do outro no colo. Eu tenho amor e força e meu colo sempre esperando o outro.🎵

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa aprender a sair da mesa quando o Amor já não está sendo servido...

      Excluir