quinta-feira, 4 de junho de 2020

Fé ou não Fé?


Este é um artigo sobre fé, se você não tem, não vá adiante, nem perca seu tempo.

Opa! Continuou a leitura. Depois não diga que não avisei. Então, antes de prosseguirmos, é bom deixar claro o que entendo por fé. Convicção intensa, persistente e incondicional em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência objetiva racional que comprove a veracidade da hipótese. Nenhum dos cinco sentidos humanos consegue identificar o objeto da fé, não pode ser visto, ouvido, cheirado, degustado ou tocado, no entanto, existe a certeza da visão e palpação do invisível.

Mais um detalhe, não há espaço para fé e dúvida no mesmo coração, ou seja, ou a pessoa tem fé ou não tem. Não existe um pouquinho de fé, nem meia fé. Também não se deve confundir religião com fé. Religião é uma instituição com missa, culto, oração. Fé é gratidão, confiança, crença. Podem até se misturar, mas não obrigatoriamente. Agora que a fé já está bem conceituada, ainda dá tempo de desistir e fazer outra coisa, pois vamos seguir com fé.  

Uau, ainda aqui? Ou você é muito curioso ou é uma pessoa de fé. Já, já vamos descobrir. Você tem fé nos políticos e governantes? Lembra que não existe meia fé, não é? Acredita que abrindo e fechando cidades, montando hospitais de campanha, decretando regras desencontradas, estão realmente empenhados em defender a população do coronavirus sem nenhum interesse pessoal ou partidário? O poder público será nossa salvação, está escondendo algo ou se encontra completamente perdido? Como está sua fé no governo e tribunais de justiça? Acredita neles? Sim ou não?


Alertei lá no inicio que se não tivesse fé era melhor parar, mas vamos tentar investir mais um pouquinho na sua fé. Quem sabe podemos acreditar em algo diferente, na imprensa por exemplo. Números de infectados e mortos são apresentados como se fossem resultados de competições esportivas, espalhando pânico e terror na população. Informações valiosas nem sempre estão disponíveis. Quando estão, são desatualizadas. Quando atualizadas, duvidosas. Dados interpretados conforme a conveniência. Ocultação, fragmentação, inversão, indução, manipulação, fake news. Apesar do papel fundamental da imprensa numa pandemia, acho que concordamos que estamos com excesso informação e déficit de confiança na mídia como um todo. E nesta batalha, a primeira vitima, como sempre, é a verdade e em seguida a fé, que despenca irremediavelmente.

Já que veio até aqui, vejo que é uma pessoa de fé. Ainda não sabemos o objeto da fé, mas temos tempo e paciência. Quem sabe a indústria farmacêutica nos dá um alento? Dezenas de empresas estão competindo para produzir vacinas, testes e medicamentos. Estarão pensando em salvar a humanidade? Nem tanto. Quanto pior a pandemia, maior a expectativa de lucro. Lobistas aproveitam a situação de calamidade, onde estão ausentes controles básicos de preços, para superfaturar. E pra piorar, contrabandistas roubam equipamentos, máscaras e respiradores de um país para outro. Você acredita que o laboratório que primeiro desenvolver a vacina irá liberar a patente para ser fabricada em massa para toda humanidade? O lucro estratosférico irá para o bolso de quem?

Tenha fé, não desista. A fé é uma conquista difícil, exige combates diários para ser mantida. Você seria capaz de imaginar que um novo vírus, invisível, microscópico, originado seis meses atrás lá na distante China, poderia se espalhar pelos quatro cantos do mundo, matar milhares de pessoas, fechar cidades, quebrar economias, enquanto os cientistas mais renomados do planeta estudam dia e noite, não sabem como ele age, não encontram um medicamento eficaz e não conseguem desenvolver uma vacina?

Dizem que ter fé é crer no incrível, ver o invisível e fazer o impossível. Se você acredita que um vírus microscópico foi capaz de tudo isso, já é um bom caminho, talvez você seja mesmo uma pessoa com fé. De uma forma ou de outra, toda esta confusão pode estar servindo para testar sua fé. A fé não resolve tudo, mas descomplica um montão de coisas.

Já que acreditou no vírus, seria muito difícil você acreditar em algo indefinível, existente desde o inicio da humanidade, completamente oculto, fora de sua compreensão racional, com poderes sobrenaturais, presente em todos os lugares e conhecedor de tudo? Será que, mesmo duvidando até aqui, você agora se deu conta que não precisa ver para acreditar e ter fé em alguma coisa? Talvez o segredo seja confiar seu destino naquilo que você tenha fé. Vírus ou Deus, você escolhe. Com fé não há pergunta, sem fé não há resposta.


15 comentários:

  1. Dr Ildo
    Eu tenho fé, e muita!
    Adorei
    Parabéns
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. BINGO! Parabéns por mais um texto que me remete a reflexões profundas. Poderia eu ter muita fé nas coisas que dependem do meu fazer? E do que não fazer? Sei que sou capaz de entregar toda minha fé na mão de médico e toda sua equipe, na hora de uma cirurgia... e sei também, que todos somos plausíveis percalços, mas lamentavelmente, no momento, não levo fé em muitos políticos e agora, também em muitos repórteres e suas publicações. É triste também, de não termos fé, ao pensar na manipulação da industria farmacêutica, e o quanto ela poderia contribuir para o bem da humanidade, se trabalhasse em prol da cura e não da manutenção da doença. pois bem sabemos o que passa por de trás dos bastidores deste grupo organizado. Porém, acredito e tenho fé, o bem triunfará, e que em algum momento, tudo isso será apenas lembranças de um passado. O melhor legados que posso deixar é o de fé, os exemplos de conduta e humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito num Deus intervencionista
    Mas eu sei, querida, que você acredita
    Mas se eu também acreditasse, eu ajoelharia e rogaria a Ele
    Que não interviesse quando se tratasse de você
    Que não tocasse num único fio de cabelo de sua cabeça
    Que te deixasse do modo que você é
    E se Ele sentisse que precisa de te guiar
    Que te guie direto para os meus braços

    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços

    E eu não acredito na existência de anjos
    Mas ao te olhar, pergunto-me se é verdade
    Mas se eu acreditasse, eu convocaria todos eles juntos
    E pediria que te guardassem
    Que cada um te acendesse uma vela
    Para fazerem o teu caminho limpo e iluminado
    E andarem, como Cristo, em graça e amor
    E te guiarem para os meus braços

    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços

    Mas eu acredito no Amor
    E eu sei que você também acredita
    E eu acredito em algum tipo de caminho
    Que nós podemos seguir andando, você e eu
    Então, mantenha as suas velas acesas
    E que faça a jornada dela pura e brilhante
    Que ela irá sempre regressar
    Sempre e sempre mais

    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Para os meus braços, oh Senhor, para os meus braços
    Nick Grave

    ResponderExcluir
  4. Eu, apesar de tudo, ainda acredito e tenho fé na humanidade. Vera

    ResponderExcluir
  5. Com fé , claro. Mas sempre lembrando que temos de fazer nossa parte. Adri

    ResponderExcluir
  6. Aponta pra fé e rema. Onde vai dar? Não sei, mas precisa acreditar que vai te levar para algum lugar melhor

    ResponderExcluir
  7. Fé mesmo, só em Deus. No resto, nem pensar. Com segredo também funciona assim: só com Deus. Se contar pra mais alguém, deixou de ser segredo. Martina

    ResponderExcluir
  8. Como se faz para ter fé quando não se tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fé vem de dentro da alma.
      Eu consigo através da Fé me sentir próxima a Deus.
      Só assim consigo superar as minhas dificuldades.

      Excluir
    2. Ter fé é parecido com ter sentimentos ou emoções. Não adianta você fazer cursos, ler livros para sentir amor, ódio, raiva, gratidão, remorso ou seja lá qual sentimento for. Você pode entender, aprender na teoria, mas sentir é diferente. E cada um sente à sua maneira. Não tem como ensinar. Acontece. Fique aberto aos sinais.

      Excluir
  9. Se vier de dentro é fé, se vier de fora é não fé. Fácil assim

    ResponderExcluir
  10. Se você perdeu a fé, é sinal que você já a teve. É só procurar que vai achar, em algum lugar deve estar. Se ficar lamentando parado não a encontrará.

    ResponderExcluir
  11. Se você parar de se esconder, a fé vai te encontrar.

    ResponderExcluir