segunda-feira, 4 de maio de 2020

Carpe Diem


- Hoje vamos conversar sobre o significado de nossas vidas. Por que viemos a este mundo? Quem somos? O que queremos desta vida? O que esperam de nós? A quem temos sido fiéis ou infiéis? Estamos nos comportando com covardia, valentia ou alienados? Por que ou para que existimos? O que pensam sobre isto?

O público presente no seminário tinha idade média de cinquenta anos, nível cultural  e financeiro elevados. Silêncio total no auditório, ninguém respondeu. Cabeças abaixadas, corpos paralisados, mudez colossal. Insisti com a pergunta fundamental, qual a opinião de vocês sobre o significado da vida?

Diante da paralisia, adotei o mesmo comportamento da plateia, sentei numa cadeira, calei-me e fiquei aguardando algum ruído ou movimentação. Depois de um silêncio constrangedor, um senhor da terceira fila timidamente levantou e respondeu: “Desculpe-nos doutor, como não sabíamos que este seria o tema da palestra, não nos preparamos”.


Reconheço que a pergunta exige reflexão, mas cinquenta anos é tempo mais que suficiente para se pensar qual o papel de cada um neste plano existencial. Fiz de conta que aceitei a desculpa, mas continuei com as perguntas provocativas.

- Tudo bem, se não estão preparados para o sentido da vida, queria saber então se estão preparados para a morte. Estamos todos ameaçados pelo covid-19, a cada minuto alguém deixa este mundo para trás. Nenhum de nós está livre. Hoje vocês estão aqui, mas amanhã podem não estar. Vocês tem medo de morrer?

Silêncio sepulcral. Sentei novamente, contemplei a plateia, cruzei as pernas e nada. Não eram surdos-mudos. Ou minha conversa não estava agradando ou estava entrando num assunto que as pessoas não gostam de discutir, especialmente na frente de desconhecidos.

Havia uma senhora de uns 70 anos que me olhava muito atentamente, seus olhos tinham um brilho especial. Apelei diretamente para ela: - Parece-me que a senhora aprecia demais a vida, mas, quando chegar a sua hora, terá medo de morrer?

Acanhadamente ela levantou e inusitadamente respondeu com a vitalidade de uma adolescente apaixonada: - Meu filho, não tenho medo da morte, tenho medo de como irei viver até que ela chegue. Não quero envelhecer com dores ou deficiências, deitada numa cama, dando trabalho para aqueles que amo. Tenho medo é das surpresas do destino. O medo de morrer nos impede de viver e ainda quero viver muito, muito tempo. 

Era a oportunidade que estava esperando para voltar ao assunto inicial. Agradeci a participação e continuei: - Razão e emoção não andam juntas quando o assunto é morrer. Talvez o medo da morte possa ser pior do que a própria morte. Há um provérbio ídishe que diz “se um homem está destinado a se afogar, ele vai se afogar, nem que seja em uma colher cheia de água”. Vai dar um jeito de acontecer. Mais ainda, o que distingue o homem dos animais é que, de um jeito ou de outro, protege seus mortos. E contra o que ele os protege de maneira tão despropositada?

- Contra seu inconsciente que se encolhe com medo da própria aniquilação. Por todos os lados tenho visto mensagens de otimismo reforçando que vamos sobreviver ao vírus, que o mundo será diferente depois da pandemia, que a quarentena está nos ensinando valores como família, espiritualidade, solidariedade. Só que especialmente neste momento não é bem assim, os limites entre a vida e a morte tornaram-se vagos e obscuros. Será que finalmente agora vamos entender o sentido da vida por conta deste maldito vírus? Não estou falando em nível individual, penso no coletivo. Se isto acontecer, talvez ele não seja tão maldito assim. Se tivermos algum sentido na vida, por mais elevado ou fajuto que possa parecer, então vai se justificar viver.

- Einstein questionava: “A vida de um homem tem sentido? Se tiver espírito religioso tal pergunta terá resposta afirmativa. Mas, fazer tal pergunta tem sentido? Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver”. Bendito vírus se nos fizer batalhar não para sobreviver, mas para viver com significado.

Alguns somente respondem esta pergunta na hora da morte, mas também é possível responder sobrevivendo a ela, embora no final de tudo, é com os atos da vida que as indagações que o mundo insiste em fazer são respondidas. Quem sabe num futuro próximo possamos construir a vida de modo que os atos e sonhos se encontrem?

Neste momento, a senhorinha de olhos brilhantes levantou o braço e se pronunciou: - Para mim, o sentido da vida é desfrutá-la e viver cada dia como se fosse o último.

Parece que a manifestação dela liberou a timidez dos presentes e desencadeou uma avalanche de opiniões. Um cadeirante de aproximadamente 70 anos replicou dizendo que amar, ajudar e servir ao próximo eram seus propósitos de vida. Outro assistente comentou que para ele a vida era como um navio que está sendo atingido por ondas e ventos, indo para porto nenhum, sem leme, sem bussola, sem comandante, simplesmente flutuando e perdido no mar, resumindo, entendia que a vida não tem sentido algum, sendo uma grande piada.

Comentei então que existem milhares de opiniões sobre o assunto, mas ainda estamos longe de um consenso.  Para o físico britânico Steve Hawking, a vida é um mistério e se algum dia encontrarmos uma resposta para o significado da vida, será o triunfo final da razão humana, visto que finalmente, conheceríamos a mente de Deus. Religiosos afirmam que servir e adorar a Deus, preparando-se para a eternidade seria o caminho para a salvação. Evoluir como pessoa também faz parte da relação de propósitos.

Saber de onde viemos e para onde vamos não é algo que nos ocorra de repente, muito menos numa conversa de 45 minutos. É preciso ir construindo sapiência ao longo da vida. Pode-se encontrar significado em tudo aquilo que existe ao nosso redor: trabalho, relacionamento, boas causas, crenças religiosas. O que caracteriza o significado é a motivação para transcender o interesse individual em favor do engajamento em algo maior, mais substancial.

Precisava encerrar a conversa com uma provocação, um estímulo e uma grande dose de esperança. Difícil, mas não impossível. Estamos desconfortáveis por não saber para onde estamos indo, mas precisamos ter esperança de que vamos chegar bem.

Comentei então que Sócrates, o filósofo grego, disse certa ocasião que uma vida que não é avaliada, não vale a pena ser vivida. De forma análoga, poderíamos dizer que uma vida não vivida, nem vale a pena ser examinada. Carpe diem – aproveite o dia – é um clichê, mas talvez hoje seja mais verdadeiro do que quando Horácio primeiro o escreveu.

- Que possamos viver o hoje como se não houvesse amanhã, mas façamos valer a pena a jornada e que cada um escolha e pavimente a estrada na qual quiser viajar. Já perdemos muito tempo, é mais tarde do que pensamos. O significado da vida é encontrar o seu próprio dom. O propósito é oferecê-lo ao mundo.

- Havia um empresário que sempre prometia aos filhos que um dia os levaria para pescar, mas sempre estava ocupado demais para fazê-lo. Trabalho, reuniões, viagens de negócio. Hipertenso, obeso, estressado, acabou tendo um enfarto e faleceu de uma hora para outra. A esposa e os filhos desconsolados não sabiam o que havia acontecido com ele.

- Finalmente encontrou tempo para pescar, comentou a velhinha de olhos brilhantes.

30 comentários:

  1. Dr Ildo. Parabéns!
    Difícil pensar sobre a morte, mesmo sabendo que ela pode bater na minha porta a qualquer momento.
    No final de semana tive uma cefaleia terrível, a pior que já tive, vou ou não vou ao hospital, e se pegar o COVID-19? vários diagnósticos passaram pela minha mente, e pensei o pior.
    Em minutos reavalie minha vida! E tive a certeza que estou no caminho certo, quando faltar meus valores vão permanecer vivos e as pessoas que amei terão certeza que foram amadas.
    Concordo razão e emoção não andam juntas quando o assunto é morrer.
    Vida longa para nós!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Acredite, aprecio muito a vida, mas a morte é inevitável, por esse motivo levo a vida mais tranquila. Sempre digo aos meus, façam aos outros da melhor maneira possível, agora, respeite o próximo... Cansei de ouvir pessoas reclamando das coisas que poderiam ter feito por aqueles que já partiram. Existe coisa melhor de que uma palavra carregada de carinho, um beijo, um abraço, um sorriso largo e amoroso ou até mesmo com um olhar fraterno ou mesmo apaixonado.
    Pois vivo para que se possa... "construir a vida de modo que os atos e sonhos se encontrem?" Devo fazer a minha parte, cultivando os valores que brotam em minha essência, vivo num constante revalidar...

    ResponderExcluir
  3. Os arrogantes não temem a morte, os mesmos magoam, exploram,ferem, fazem os outros de palhaço. Que tipo de pessoa é esta? Será que faz inconsciente ou se acha acima de tudo?
    Eu policio meus atos e atitudes, quero entrar no céu pela porta da frente. E você?

    ResponderExcluir
  4. „A morte é um ministro inexorável, que não adia a execução.“
    William Shakespeare

    ResponderExcluir
  5. " Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
    E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
    Também não é sobre
    Correr contra o tempo pra ter sempre mais
    Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás
    Segura teu filho no colo
    Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
    Que a vida é trem-bala parceiro
    E a gente é só passageiro prestes a partir…”

    ResponderExcluir
  6. Com a chegada da pandemia não durmo bem.
    Não é só o medo do vírus é também as mudanças que virão quando tudo passar. Todos estamos mudando um pouco a cada dia.
    Se não mudar não evolui.
    Decisões serão tomadas e perco o sono pensando...

    ResponderExcluir
  7. Morte ninguém escapa.
    Eu penso que durante a vida vamos morrendo aos poucos. Algumas mágoas, decepções e feridas são tão significativas que matam.
    Matam o amor.
    Matam a admiração.
    Matam o respeito.
    E o pior matam nosso Amor Próprio.
    Morremos de forma lenta.
    E no leito de morte talvez passe um filme dos momentos bons que possamos ter vivido.
    Ainda não cheguei lá.
    Aos 66 anos já morri muito.
    Hoje vivo só, caminhos errados, escolhas erradas. O preço a pagar!

    ResponderExcluir
  8. “Nascemos sem nada…

    Partimos desta vida sem nada levar,

    a não ser…sete palmos de terra”. Tolstoi

    ResponderExcluir
  9. Belo texto.
    Só Deus sabe como tenho medo da morte.
    A quarentena resolveu muitas pendências na minha vida pessoal.
    Exclui um povo do Facebook.
    Exclui um povo da minha vida.
    E o mais trágico meu parceiro de quase 4 anos optou por não ficar ao meu lado na quarentena. Com a desculpa que temos mais de 60 anos.
    Entendi o recado.
    Sou uma mulher bem resolvida.
    Exclui ele também.
    Estou bem em paz comigo.
    Martinha

    ResponderExcluir
  10. Quando somos jovens a morte ou doença é algo tão distante.
    Nascem os filhos, compromisso, mãe não poderia morrer. Eles vão crescendo problemas no casamento separação filhos saem de casa.
    Focamos no trabalho aposentadoria.
    Desespero para achar um companheiro, alguém que cuide da gente e vice versa
    A idade na mulher é o maior obstáculo.
    Mulheres alegres e jovens disputam conosco, nada segura um homem...nem minha conta bancaria. Mas, não queria assim...
    E agora a quarentena!
    Me reinventando, medo sim da morte...já cumpri minha missão...deixaria meu respirador para uma jovem mãe. Esta ainda precisa passar pelo amor e o desamor e cumprir sua missão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo e verdadeiro! És uma mulher de valor!

      Excluir
  11. A morte desde a mitologia grega é um mistério.
    Deus Hades filho de Cronos, Deus da morte vivia no subterrâneo com seu cão de 3 cabeças Cérbero e sua esposa Perséfone.
    Deus impiedoso, intimidativo e insensível as preces e sacrifícios, pois o seu objetivo era punir as almas pelo que as pessoas fizeram em vida.
    Usava uma coroa em sua cabeça que dava a ele o poder de ficar invisível.
    Assim é a morte invisível.

    ResponderExcluir
  12. EM TEMPO DE QUARENTENA PENSO QUE PENSAMOS MAIS NO SENTIDO DA MORTE DO QUE NO SENTIDO DA VIDA.
    UMA PENA!

    ResponderExcluir
  13. Estou no limite com a quarentena. Sem paciência.
    Tenho 61 anos e conto até 10 para não sair de casa.
    Sinto-me tão solitária.
    E não venha dizer que está bem na quarentena porque ninguém está.
    Longe dos meus netos
    Papo furado longe mais pertos .
    Gostei do texto em boa hora.
    Sonia

    ResponderExcluir
  14. Sentido da vida, muito para minha cabeça atualmente.
    Estou mais para refletir sobre a morte.
    Refletir se realmente atingi os objetivos propostos por DEUS.
    Fui boa mãe, boa amiga, esposa tentei mas casamento afundou.
    Enfim pressa em casa.
    Gostaria de um abraço e uma boa conversa.
    Cleia

    ResponderExcluir
  15. Pensar no sentido da vida ou da morte nem pensar.
    O vírus está ali bem perto.
    Não suporto mais ver as noticias.

    Tânia M.

    ResponderExcluir
  16. Não durmo bem, como demais...ansioda o tempo todo. Medo terrível da morte. Não vou pensar no sentido de nada. Quero sobreviver ao vírus

    ResponderExcluir
  17. Questão fantástica para os dias atuais? Sentido da vida e da morte.
    O que realmente estou fazendo da minha vida?
    Tenho 58 anos, separada há mais de 20 anos, tenho um namorado, não posso dizer namorado, porque eu sempre o procuro, sempre vou atrás, forço a barra para ele me levar nos eventos da empresa. Forço para os jantares em família.
    Somente agora ficou claro na minha mente.
    A quarentena nos deixou distantes...cada um no seu quadrado, eu que ligo, eu que mando vídeos...TUDO EU!
    Chega não quero mais EU, quero NÓS, mas sei que dele não posso esperar.
    Quero ao meu lado quem queria ficar.
    Partiu vida nova, depois da quarentena,
    Luisa

    ResponderExcluir
  18. A quarentena é como uma festa a fantasia, máscaras caem e conseguimos ver quem é quem de verdade. A pessoa que eu pensei estar ao meu lado não desaparece porém não toma atitude de homem maduro, seguro e inteligente. Já outros que estavam distantes retornaram e foi muito legal. Pós quarentena vou escolher, e até lá vou participando do baile e observar as máscaras uma a uma se desfazerem na minha frente ou me surpreenderem? Quem sabe tem mais coisas por aí. Pior que seja o Covid 19 irá ajudar muitas pessoas descartaram relações mal resolvidas. Ainda tem muito homem bacana nesse mundão, procurando acha com certeza. É sair dessa energia, muda tudo, experiência comprovada. Tente e irá ficar fascinada 😷

    ResponderExcluir
  19. Verdade a quarentena me fez ver a verdade nua e crua.
    Quem vale a pena!
    Fiz uma limpa no Facebook. E vou fazer limpa no whats.
    Precisa bloquear e excluir. Sem chance de recaída.
    Se ficou longe e ausente na quarentena - eliminado.
    Concordo só EU procurar ...barco furado sem colete salva vidas .
    Aprendendo com o COVID19. Não é amigo mas dá uma bela lição de vida.

    ResponderExcluir
  20. Fui dormir pensando no sentido da vida,não quero pensar na morte.
    Passou um filme da minha vida
    Entre acertos e erros.
    Erros para mim, talvez outros nem perceberam.
    A quarentena está sendo o maior desafio.
    Percebi que caso precise de suporte não tenho.
    Meus filhos estão ausentes, cada um com sua vida tentando manter o emprego.
    Meu tipo companheiro. Optou por ficar na casa dele. Insisto, convidei, seduzi e nada. Não vou contar com ele aliás o tempo matou o relacionamento. Eu era a mais envolvida...ele acomodado.
    Bom concluí que ainda é tempo de ser feliz. Sempre é tempo.
    Planejar o meu envelhecimento minha meta.
    Tem clínicas ótimas, só preciso alguém que se importe comigo na clínica.
    Quarentena faz a gente pensar e mudar muito.
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  21. Então chega a noite, sobrevivi mais um dia.
    Trancada em casa, sem contato com ninguém, minhas filhas deixam as compras na porta. Tudo esterilizado.
    Ai fico horas guardando. Não tenho o que fazer.
    E a vida passa, meses que não voltarão, abraços, risadas, beijos se perderam e talvez nunca mais se encontrem.
    Ohhh vírus maldito que veio colocar os trens no trilho! Cada um no seu lugar.
    Suely

    ResponderExcluir
  22. Tenho lido muito, noites lendo.
    Compartilho:
    O problema é que muitos estão confundindo isolamento social com indiferença e insistido em relacionamentos amorosos que já acabaram há tempos.
    Porque como disse Érico Veríssimo: o oposto do amor não é o ódio e sim a indiferença. Mas, frágeis que somos fingimos não acreditar na razão e buscamos desculpas que justifiquem o comportamento alheio.
    Então minhas amigas vamos tratar de ser feliz e parar de culpar o vírus.
    Ia acabar de qualquer jeito melhor assim enquanto ainda temos vida para recomeçar.

    ResponderExcluir
  23. Olhando o dia nascer, praticamente não durmo. Se for pensar no sentido da morte...nem arrisco.
    Muitas mudanças.
    Muitas perdas.
    Filhos crescidos, viúva há 12 anos.
    Meu relacionamento acabou na quarentena.
    Forcei para meu namorado ficar aqui em casa e foi pior.
    Na segunda semana já estávamos desconfortáveis .
    Estranho como tudo muda.
    Ou já estava mudando.
    Ia acabar mudado.
    Pena que não enxergava, forcei a barra.
    Agora torcer pelo fim da quarentena e planejar.
    Não quero nada que me causou dor na quarentena .

    ResponderExcluir
  24. Acredito que o coronavírus deixará algum aprendizado para todos nós.
    O triste é não tem data para acabar....

    ResponderExcluir
  25. Gostaria que o mundo acorda-se, tem um baita vírus ai. E o ser humano está preocupado com beleza, Instagram, fotos. Daqui uns dias pode virar cadáver. Vamos ficar em casa! Quarentena!

    ResponderExcluir
  26. Dia triste hoje longe dos filhos e netos. Precisamos nos cuidar.
    Para pensar na vida!
    Sou uma avó que tenho noção da minha idade e quero viver muito. Então hoje só pelo celular.

    ResponderExcluir
  27. Pra que chorar
    Pra que sofrer
    Se há sempre um novo amor
    Em cada novo amanhecer

    ResponderExcluir
  28. PENSO MUITO SOBRE O SENTIDO DA VIDA, E POR QUE ESTAMOS PASSANDO POR TUDO ISSO?
    CONHEÇO CASAIS QUE NÃO SE SUPORTAM MAIS, MÃES NO LIMITE COM OS FILHOS, NAMORADOS QUE TERMINARAM, AMIGOS QUE PERDERAM INTERESSE PELO FLERTE.
    MUITA COISA VAI MUDAR...EU MUDEI.

    ResponderExcluir
  29. Tenho me questionado qual o sentido da vida?
    Ainda não achei uma resposta.

    ResponderExcluir