quarta-feira, 25 de março de 2020

O deserto e o dilúvio


Sonhava ficar em casa de pernas pro ar durante três meses enquanto é jovem e sadio? Pode comemorar. Seu pedido foi atendido. Você está livre do trabalho, da escola, da universidade. Agora tem tempo de sobra pra fazer o que quiser. Não está doente, tampouco aposentado e se tiver sorte ou for precavido, seus rendimentos ainda estão garantidos.

Só que não. Você está doente, mas não sabe. Os sintomas estão saltando aos olhos e você não vê ou se nega a enxergar. Pensa que está saudável e assintomático, mas está enganado. Não estou falando do coronavirus, desta praga vamos nos salvar. A sua doença é mais grave, assumiu uma forma crônica e a única maneira de se curar talvez seja o confinamento obrigatório.


Hipócrates, o pai da medicina, dois mil anos atrás prescrevia que antes de curar alguém é preciso perguntar se a pessoa está disposta a desistir das coisas que a fizeram adoecer. Faz de conta que seu filho adora sorvete, mas precisa parar de comer porque está ficando obeso. Come escondido na escola, na casa dos avós, no clube e cada dia engorda mais. Nega-se a parar de comer. Quer fazer ele enjoar de sorvete e nunca mais colocar na boca uma colher sequer? Ofereça um picolé de hora em hora. Pode alternar com uma casquinha ou um cone. Não pare de oferecer, obrigue-o a comer. Depois de uma semana, não vai conseguir nem olhar para um sorvete.

Voltemos a doença que aflige a humanidade: desumanização e falta de sentido na vida. A tecnologia trouxe benefícios enormes, a ciência desvendou mistérios inimagináveis, o homem se agigantou, empoderou, deixou de prestar atenção no universo, no outro, passou a olhar para si e se isolar cada vez mais com seu computador e smartfone.  Com estas duas ferramentas  controlava  tudo. Só que, mais uma vez, não. O homem não controla a natureza, muito menos o Universo.

Antigamente, para castigar alguém, cortava-se o convívio, hoje em dia, corta-se a internet. O grande mérito deste confinamento é justamente fazer o contrário, ou seja, nos deixar presos com aquilo que nos viciou, adoeceu e não queremos abrir mão. E vamos precisar ficar assim trancados até enjoarmos. Depois disso, estaremos curados, mas vai ser preciso tempo, muito tempo.

 Fomos condenados a ficar trancados com a tecnologia até que ela nos cause náuseas, até que possamos compreender que “like” não é afeto, “seguir de volta” não é amizade e rede social não é vida real. Precisamos ficar isolados pra sentir que horas de conversas no celular nunca vão conseguir substituir um abraço, um toque, um olhar.

Precisamos ficar conectados à internet até começarmos a sentir falta de coisas simples, como sentar no banco da praça, ir ao armazém da esquina ou conversar com o porteiro do prédio. A internet deveria ser usada como um livro, não como um amigo. Num mundo cada vez mais conectado, o isolamento social ainda é uma triste realidade. Quando a dor do próximo não mais nos afeta, quem está precisando de ajuda somos nós.

A prisão domiciliar imposta no conforto do lar está nos oferecendo  a oportunidade única de ficar vinte e quatro horas por dia conectados e ao mesmo tempo afastados compulsoriamente de amigos e amores.  A falta de tempo é o que nos faz perder tempo. Junto com o confinamento, ganhamos o tempo que precisávamos para reavaliar o sentido de nossas vidas e nos tornar mais vivos. Melhores pais, melhores filhos, melhores irmãos, melhores vizinhos, melhores patrões, melhores qualquer relacionamento.

Não precisamos entender porque  tudo isto esta acontecendo, precisamos encontrar a direção que vamos seguir, só  que ainda não a  encontramos, estamos correndo desorientados por todos os lados. Calma, temos tempo, neste mundo desumanizado, quanto menos pressa tivermos, quanto mais nos espiritualizarmos, mais fácil encontraremos nossa direção e sentido nesta vida. Judeus precisaram ficar quarenta anos perambulando no deserto até chegarem à terra prometida. O Dilúvio de Noé durou quarenta dias e quarenta noites, mas a inundação perdurou por cento e cinquenta longos dias. Precisamos aprender que nem todas as tempestades vêm para destruir, algumas chegam pra limpar.  


27 comentários:

  1. Parabéns Dr Ildo! Eu acredito que quando tudo passar, saberei a direção que quero tomar. Os dias de reclusão estão me ajudando a colocar várias coisas em ordem. Paciência! Vai passar e poderemos nos abraçar! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Show de bola... Muito legal e oportuna essa sacada. Hoje apresentei sintomas leves do Covid19 e depois de uma semana confinado, passei a manhã no celular. Quem sabe com esse porre, possa reduzir muito o seu uso. E ficar mais humano. Obrigado e parabéns pelo artigo. Abraços, Matias

    ResponderExcluir
  3. Estou com saudades... "calma temos tempo"... só isso vale a pena, bela reflexão para nossos dias...

    ResponderExcluir
  4. Texto sensacional, muito verdadeiro! Aprendemos tanto com a tecnologia mas ela não mudou a essência do ser humano, agora e nossa chance de mudar para melhor no sentido mais humano da palavra. BRAVO.

    ResponderExcluir
  5. Bela reflexão. Espero que esse tempo não seja em vão e, que possamos repensar nossas atitudes com o outro. Essa jornada é curta.

    ResponderExcluir
  6. O tempo é de transformação. O mundo não será mais o mesmo. A morte é realidade hoje. Temo a doença e não ter com quem contar..temo a morte. Já não posso mais sair, nem no mercado. Não quero o constrangimento de ser mandado para casa. Moro só. E percebi o quanto é importante ter alguém. Fui ao posto tomei a vacina, me senti só. Em meio a tantos velhos, percebi minha realidade. Um velho só! Antônio Medeiros

    ResponderExcluir
  7. Esse tempo penso ser um presente de Deus, algumas pessoas acham que sozinhas podem tudo, até não respeitar os sentimentos dos outros, querem fazer como bem entendem e, agora eu pergunto? Sozinho ou sozinha aí? É bom ter alguém? Conversar? Dar boas risadas? Brincar e até brigar. Muitas vezes são diferenças de opiniões que chamamos de briga. O ser humano tem sua concepção estar junto, abraçar, beijar, sentir e, então? Agora até aquela viagem perdeu a graça quando a vida está em jogo.
    Que esse tempo não seja em vão. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li recentemente um artigo otimo que falava que atualmebte a moda é a pessoa criou expectativas problema é dela. O.ser humano anda tão sem comprometimento que não assume nada. Sim todos somos responsáveis quando mexemos em sentimentos. Eu avisei...ela que quis assim...nao medem o mal que fazem. Por um mundo melhor após a quarentena Sonia

      Excluir
  8. O bom é ter alguém! O bom é ser cuidado! O bom mesmo é ser amado!

    ResponderExcluir
  9. ACHO QUE A HORA DE SABER QUE ESTÁ CURADO DEVE SER QUANDO A VONTADE DE SAIR PARA A RUA NÃO INCOMODA MAIS, QUANDO EXISTE TRANQUILIDADE E PAZ NO CONFINAMENTO CONSIGO PROPRIO E COM OS DEMAIS QUE ESTÃO JUNTOS.

    ResponderExcluir
  10. Percebi que a ausência de algumas pessoas têm me feito muito bem, vou continuar longe delas quando tudo passar. Outras me irritam só pelo whats também serão eliminadas. Vida nova com gente que faz diferença na minha vida. Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla. O pior que tem mulher que não se toca e continua chamando...o tipo bem chata e sem amor próprio
      Eu diria larga da minha vida!
      Aproveita a quarentena e me esquece Forever

      Excluir
    2. Tamu junto! Movimento fora embuste !

      Excluir
    3. Fiz uma limpa no face e no whats com direito a bloqueio!

      Excluir
  11. Realidades são muito claras e verdadeiras nessa quarentena:
    - casais sofrendo por estarem afastados, vão descobrir o quanto são importantes um para o outro,
    - casais sofrendo por estarem juntos ...sem escolha cada um vai seguir seu rumo,
    - você descobre que investe sozinha na relação, você liga, você arruma uma saida, você inventa uma viagem, você se convida. O outro responde, curte suas as fotos, se você liga ele conversa. Intensidade zero. Aproveita a quarentena e some. Precisa ser intenso
    Mais do nunca percebemos que a vida é como o fogo... o vento apaga.
    Viva com quem te faz rir, te fax bem, satisfaz, dá um baita tesão,torna teus dias melhores!
    Repense, reavalie...
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seremos mais as mesmas.
      Chá morno não agrada mais.
      Casamento e relacionamento de fachada não cabe mais.
      Borra ser feliz! Flavia

      Excluir
  12. Nem me fala meu namorado mora em São Paulo, eu Porto Alegre todo final de semana nos encontrávamos. As vezes combinamos em outra cidade. Nossa vida estava programada assim...ha 2 anos estamos juntos. Sempre com muito tesão em se ver. Agora 21 dias sem nos vermos esfriou mesmo falando pelo celular...parece que não faço falta na vida dele...ele parece melhor sem mim. Eu que fico insistinto para quando poderemos no ver e fazendo planos, invetando viagens Ele diz estar bem e ocupado. Tenho certeza quando o encontrar vou sentir ele diferente. Preciso cair na real...e me valorizar. Dificil né? Alguém mais vivendo uma situação parecida? Help.Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga provavelmente ha tempos você estava investindo sozinha na relação. Ele ia no automático. A quarentena vai resolver o drama para você, só cabe a você aceitar! Aceitar mesmo! Boa sorte. Fabiana

      Excluir
    2. Na real aproveita a crise e rompe definitivo. Está claro a consideração que ele tem por você.

      Excluir
    3. De algum autor: uma noite um cara legal vai gostar do teu sorriso e vai te tirar para dançar, espero que estejas usando uma sandália bem confortável você pode querer dançar para sempre!

      Excluir
  13. Sensacional o artigo. O período de reclusão sozinhos ou acompanhados será um divisor em nossas vidas. Vai ficar claro o que desejamos. Cabe a nós a mudança. Anete

    ResponderExcluir
  14. O pior é quando descobres as traições do teu companheiro. Em plena reclusão fica difícil esconder.

    ResponderExcluir
  15. Em reclusa resolvi ler novamente O Pequeno Príncipe, o príncipe deixou seu planeta e viaja só, a sabedoria da Raposa é incrível: ensina valiosas lições ao príncipe, sendo as mais importantes: só o coração consegue ver corretamente; o tempo que o Pequeno Príncipe passou longe do seu planeta fez com que valorizasse mais a Rosa. Na verdade o que amamos, o que nos traz felicidade sempre esteve ao nosso lado. Precisamos ficar longe, nos afastar para descobrir! A quarentena vai fazer as pessoas descobrirem muitas coisas....aguardaremos! Vai ter o lado bom!

    ResponderExcluir


  16. Um poema de Kathleen O'Meara (1839-1888)

    CURAR

    E as pessoas ficaram em casa
    E leram livros e ouviram
    E descansaram e se exercitaram
    E fizeram arte e brincaram
    E aprenderam novas maneiras de ser
    E pararam
    E ouviram fundo
    Alguém meditou
    Alguém orou
    Alguém dançou
    Alguém conheceu sua sombra
    E as pessoas começaram a pensar de forma diferente
    E pessoas se curaram
    E na ausência de pessoas que viviam de maneiras ignorantes,
    Perigosas, sem sentido e sem coração,
    Até a Terra começou a se curar
    E quando o perigo terminou
    E as pessoas se encontraram
    Lamentaram pelas pessoas mortas
    E fizeram novas escolhas
    E sonharam com novas visões
    E criaram novos modos de vida
    E curaram a Terra completamente.

    ResponderExcluir
  17. Para refletir:

    E na ausência de pessoas que viviam de maneiras ignorantes,
    Perigosas, sem sentido e sem coração,

    Conheço vários tipos assim,preciso é me livrar deles! Me curar!
    Aninha

    ResponderExcluir
  18. Confesso, tenho evitado redes sociais, não ajudam em nada, só piora. Você descobre que tem 1000 conhecidos e 3 amigos. Sim um pequeno número que pode contar. Se você procurar, ligar vai ter a resposta mas partir de fora nada. Triste , mais triste é saber que daqui para frente tudo vai ser diferente. Precisa ser. Chega de perder tempo com.a pessoa errada(ja ouviu muitas desculpas). Eu mudei! A Renovada

    ResponderExcluir