domingo, 27 de fevereiro de 2011

Quem precisa de férias?

Vou sair de férias e para evitar maiores contratempos, resolvi planejar com alguns dias de antecedência. Passagem, hospedagem, atrações turísticas, costumes locais, clima, previsão de chuva... Interessante, pois me dei conta de que algumas pessoas planejam suas férias com mais cuidado do que planejam suas vidas. Talvez porque fugir seja mais fácil do que encarar.

Saem de férias dizendo que precisam se reciclar. Reciclar do quê? Da vida ruim, do trabalho que odeiam, da cidade poluída, dos vizinhos chatos? Aguentam onze meses de sofrimento para depois reciclar? Quinze ou trinta dias de férias servem no máximo para esquecer ou anestesiar problemas. Reciclar a vida é “trabalho” diário e não funciona se for realizado nas “férias”.

Falando em fugir, quem tem chefe chato, às vezes consegue tirar 60 dias de férias por ano, as próprias e as do chefe. Por outro lado, existem aqueles que não tiram férias nunca, pois não sabem o que fazer longe do trabalho. Existe também aquele tipo de pessoa que se não contasse, nunca saberíamos que tirou férias.

Interessante também é prestar atenção naquelas pessoas que passam o tempo inteiro fotografando e filmando os detalhes da viagem de férias. Tudo precisa ficar registrado nas câmeras. Não sei por que fazem isto, pois na ânsia de conseguirem um melhor ângulo, deixam de ver e aproveitar tudo aquilo que uma foto não consegue captar.

Aliás, estou entrando em férias ou saindo de férias? Ambos. “Entrando” em férias do trabalho, hospital, palestras. Deixando o celular, o computador, a gravata, o relógio na prateleira e dedicando toda atenção para mim e aos que amo. Poderia fazer tudo isto sem sair de casa, mas como vou viajar, então estou “saindo” de férias, onde vou praticar tudo isto longe de casa. Pode até parecer uma simples questão semântica, mas férias são para isto mesmo, ter tempo para pensar e até mesmo fazer abobrinhas.

Alguns acreditam que as férias servem para descansar. Para mim não funciona assim. Geralmente o momento em que eu mais preciso de descanso é no exato momento que estou voltando de férias. Faço tanta coisa diferente de minha rotina que fisicamente meu corpo estranha. Mas em compensação, a cabeça e a alma voltam das férias em glória.

Enquanto isto, outras pessoas trabalham tanto, que tem como único descanso a tela do computador. Pois acredito justamente no contrário, férias pra valer só acontecem quando conseguimos nos desligar, desconectar. Mudar de preocupação faz tão bem quanto tirar férias. De nada adianta viajar e ter que resolver problemas à distância via internet ou celular. Só troca o cenário, o corpo sai, mas a cabeça fica.

Um argumento muito utilizado é que nos falta tempo livre, por isto precisamos de férias. Somando sábados, domingos e feriados, temos 110 dias sem trabalhar por ano, ou seja, 30% do ano. Praticamente um dia de descanso para cada dois dias de trabalho. Nesta conta não estão incluídas as férias, que se adicionadas, atingirão a cifra de 40% do ano sem trabalhar. Será que está faltando tempo mesmo ou nós é que não sabemos mais como desacelerar, jogar conversa fora, desfrutar um final de tarde?

Férias ideais são aquelas em que as fronteiras entre trabalho, lazer e prazer praticamente inexistem. Trabalhar deixa de ser um fardo e não importa que algumas tarefas sejam levadas para as férias. É até saudável, desde que a contrapartida seja trazer na volta um pouco do espírito das férias para o dia a dia do trabalho.

Volto logo!

Um comentário:

  1. Adorei!

    Corcordo com tudo principalmente em relação às férias. Sempre volto das férias precisando de férias! Eu costumo dizer que quem quer descansar não pode viajar, viagem não é descanso!

    ResponderExcluir