sábado, 18 de agosto de 2007

QUALIDADE X QUANTIDADE

Teóricamente parece simples a diferença entre qualidade e quantidade. Mas quando se fala em qualidade de vida, muita gente confunde com quantidade. Quantidade de vida, de coisas, de viagens, de amigos...
Pode-se estar viajando ao redor do mundo num cruzeiro fantástico, cercado de pessoas, ao lado de um(a) companheiro(a) belissimo(a), fazendo refeições saudáveis, caminhando todas as manhãs, tomando banhos de piscina, sem qualidade de vida alguma.
Um aparelho telefônico celular com câmera fotográfica, filmadora, rádio, internet, calculadora, despertador, etc, tem uma quantidade enorme de funções, mas será que consegue ter a mesma qualidade e os recursos de um aparelho (filmadora, por exemplo) isoladamente?
Quantidade não é a mesma coisa que qualidade. Um não exclui o outro necessáriamente, mas eventualmente...
Porém, quando nos perguntam sobre qualidade de vida, o pensamento que nos vem de imediato é: saúde, lazer, alimentação saudável, exercícios físicos, viagens...Será que não estamos colocando, à semelhança do aparelho celular, muitas funções nesta qualidade de vida?
O que é saúde? Segundo a Organização Mundial de Saúde, é o estado de total bem estar fisico, mental e social e não sómente a ausência de doença ou enfermidade. Por esta definição, tres entre quatro pessoas estão doentes. Passamos a buscar uma qualidade de vida que nem sabemos direito o que é, mas que imaginamos como deveria ser, pois alguns artistas e milionários ostentam esta aparência em revistas, televisão, etc. E partimos na busca desta qualidade/quantidade de vida. E perdemos qualidade de vida ao tentar alcançá-la, e nos estressamos ao tentar baixar nosso estresse, e ficamos infelizes de tanto buscar a felicidade.
Antes de pensar em qualidade de vida, talvez seja interessante pensar primeiro em valores. O que realmente é importante para você? familia, saúde, estudos, lazer, alimentação, amores, trabalho, sonhos, viagens, dinheiro, amigos, imóveis, poder, sucesso... A partir destes valores, pode-se então, individualmente criar um padrão de qualidade de vida que sirva para você, e sómente para você.
Alguns valores são universais: dieta saudável, ausência de vícios, sono e exercícios regulares, pois comprovadamente diminuem a incidência de doenças fisicas e retardam o envelhecimento.
Um padrão individual de qualidade de vida pode ser ler um livro, passear com os netos, dormir após o almoço e jogar damas com os amigos. Outro padrão pode ser correr na praia, dar aulas na faculdade, dançar à noite. Outro pode ser cozinhar, lavar a louça e reunir a familia para o jantar.
Não custa tentarmos uma analogia com a aviação. Existem padrões de segurança e qualidade minimos , os quais são universais e obrigatórios. Para uns, além da segurança obrigatória regulamentada, qualidade em aviação deve incluir ausência de filas nos aeroportos, vôos sem atraso, lanches saborosos, comissários de bordo atenciosos, filmes como passatempo durante o vôo. Para outros, qualidade em aviação significa treinamento e descanso adequado da tripulação, aeronaves sempre revisadas com padrão ouro, pistas de pouso e decolagem com dimensões e condições seguras, controladores de vôo sem excesso de trabalho, etc . Novamente aqui, um não exclui o outro, e quantidade necessáriamente não exclui qualidade e nem pode ser considerada sinônimo.
Baseado em meus valores, o aparelho celular está a meu serviço, e não o contrário. Assim sendo, atendo-o quando achar necessário e for possivel. Não é preciso agir como um robô e cada vez que ouvir o toque, imediatamente atender. Desligo o celular quando não estou de plantão médico. As funções de meu aparelho são ligar e desligar, e , como acessório, apenas uma lanterna, que já me salvou de muitas escuridões. Outros acreditam que o telefone celular lhes permite ter uma qualidade de vida melhor, justamente por poderem ser localizados e estar em contato permanente com o mundo. São valores.E estes valores é quem vão definir o que é qualidade de vida para você.
Mas esta é a parte mais fácil, o difícil é assumir e realizar a mudança no sentido de atingir a "sua" qualidade de vida. Difícil, mas não impossível.
Leia mais no meu site: www.ildomeyer.com.br

4 comentários:

  1. Ildo,

    parabrns pela iniciativa do blog, muito bacana mesmo!!

    abraço,

    Luciano B

    ResponderExcluir
  2. Olá Ildo, gostei muito do blog, principalmente, porque tenho refletido muito sobre o que é realmente importante para a minha vida. Sinto que as pessoas vivem em um mundo no qual o "parecer ser" é o que importa. Ocorre que a maioria delas nem sabe quais são seus reais objetivos. Vestem a figura do personagem "bem sucedido" e compram as mesmas roupas, tomam os mesmos vinhos e viajam para os mesmos lugares....lamentável. Lembrei-me da época que dançávamos flamenco. Franzir a testa fazendo cara de brabo fazia "parte do personagem", mas imagina viver sempre assim??Interpretando sempre aquele papel?
    Parbéns pela iniciativa! O mundo precisa de pessoas de verdade!!!Abração, Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Ildo,

    Gosto de seus textos, sempre têm qualidade. Sugiro que os publique noutros espaços, como jornais, revistas, e num futuro livro de crônicas ou reflexões - basta escrever o bastante, lembrando de que o bastante é muito pouco, como diz o Miller Fernandes.
    Você é a versão masculina de nossa Lya Luft.
    Parabéns!
    Cleômenes Barretto

    ResponderExcluir
  4. Prezado Ildo
    Parabéns pela iniciativa e pelos belos textos já publicados. Estás te tornando um "expert" no assunto!!
    Forte Abraço

    Fernando Nora

    ResponderExcluir