sábado, 18 de agosto de 2007

Me falta uma mulher, me sobram seis tequilas...

"Me falta uma mulher, me sobram seis tequilas;
me falta um coração, me sobram cinco estrelas,
de hotéis de ocasião...", estes versos do cantor espanhol Joaquin Sabina nos remetem a carências que são substituidas ou trocadas por alternativas amenizadoras da dor e sofrimento. A midia trabalha muito com estas substituições. Quando um consumidor sai a procura de um determinado produto ou serviço, seu objetivo é o suprimento da carência em foco. Se a necessidade é um pneu novo, um relógio, uma caneta, a solução é fácil. O problema começa a surgir quando se descobre que nem todas as carências podem ser repostas e nem todos os consumidores conseguem identificar claramente suas carências.
Sabendo destas dificuldades, os profissionais do marketing criaram uma espécie de "coringa". Conceitos associados a produtos e serviços, que aumentariam o espectro dos mesmos, criando a possibilidade de se encaixarem de alguma maneira, no desejo consciente ou não do consumidor. A função original de um automóvel é ser um meio de transporte. Um consumidor com necessidade de um meio de locomoção vai a uma concessionária testar diversos modelos e escolhe o que mais lhe agradar dentro de seus critérios. Se for inserido a determinado automóvel o conceito de segurança, preservação ambiental, design, conforto, juventude, liberdade, poder, potência, economia,etc, a chance de sensibilizar determinada carência ou estilo de vida do cliente torna-se maior. Em determinadas circunstâncias , a carência de um consumidor pode ser sua insegurança e falta de poder no trabalho e na familia, e o que é comprado em substituição ou na esperança de adquirir estas carências é um automóvel com estes conceitos.
Cigarros e bebidas vendem conceitos de vida social, alegria, felicidade, férias, comemorações. Se o que está faltando ao cantor é uma mulher que lhe trazia alegria e felicidade, seis tequilas podem substituí-la? Hospedagem com mordomias em hotéis cinco estrelas, compras no shopping, substituem corações machucados? Cremes de beleza vão trazer de volta a juventude? Até mesmo os marketeiros sabem que estas trocas não são a solução das carências, mas o que se vê na prática, são pessoas carentes, pressionadas pela sociedade por uma vida feliz, ansiosas por alcançarem respostas sem muitas vezes saberem o que estão procurando, e que acabam se atirando em quase tudo que possa parecer uma nova chance de suprimento de necessidades, que muitas vezes nem suas são. E assim produtos e serviços, apoiados por uma midia poderosa, continuam vendendo a cada dia uma nova esperança a população carente.
A busca e a identificação das reais necessidades de um indivíduo quase nunca é realizada. O processo de introjeção é trabalhoso e dispende tempo e dinheiro. Provávelmente, o coringa oferecido pela mídia acenará com soluções a curto prazo, mais palpáveis e menos sacrificantes. E mais uma vez, como tantas outras anteriores, imbuidos de uma nova esperança, experimenta-se mais um coringa. Talvez por isto, Joaquin Sabina termine seus versos cantando "Me falta uma verdade, me sobram cem desculpas...".
Leia mais no meu site: www.ildomeyer.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog!
    Mais uma forma de interagir e acessar algo de contéudo que realmente nos faz desacelerar, parar e refletir na nossa correria cotidiana.
    Quais seus meus valores, minhas carências...
    O que estou fazendo para me descobrir e tentar alcançar a minha qualidade de vida?
    Será que consigo olhar para mim mesmo, para minha vida, meus hábitos, e reconhecer algo que precisa ser mudado?
    Será que estou disposto a mudar, evoluir, crescer ou busco cada vez mais longe o que está muito perto e, fundamentalmente, dentro de mim mesmo...
    Vale a pena tentar e tuas palavras me estimulam a isso...
    Mais uma vez, parabéns e sucesso!
    Um beijo!
    Marisa

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