sábado, 9 de agosto de 2025

Quero tudo

 Você encontra uma lâmpada mágica. Esfrega, rindo de si mesmo, só pra ver no que vai dar. Aparece um gênio. Descolado, estiloso, olhar afiado, com cara de quem já viu de tudo. Ele diz que você tem direito a um único pedido.

Aí começa o dilema, o que pedir? Dinheiro? Saúde? Amor? Voltar no tempo pra consertar alguma coisa? Trazer alguém querido de volta? Acabar com todas as suas dúvidas? Zerar os boletos, as dores, os traumas, as culpas?

Será que existe um pedido que, de fato, resolva tudo? Existe esse lugar chamado plenitude onde finalmente nada mais falta?

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Quero ser o Robin

 

Quando era criança, brincava de Batman da manhã à noite. Brincava coisa nenhuma, eu era o Batman. Capa preta, máscara improvisada, voz forçada para ficar grossa, carro preto imaginário que fazia barulho de motor com a boca e com uma missão clara: salvar o mundo dos vilões.

E não era só eu, meus amigos também viviam isso.  Mochilas, fantasias, festas de aniversário temáticas, coleção de figurinhas, jogos, pôsteres, filmes. Todo mundo era Batman.


Mas e o Robin, o parceiro inseparável, o ajudante fiel, o menino de meia calça verde e capa amarela, onde ele se encaixa nessa história? Por que todos queriam ser o Batman e quase ninguém o Robin?

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Profissão do futuro

 

Qual a profissão do futuro?  Uma das maiores preocupações das mães está no futuro de seus filhos, entretanto, o futuro depende de escolhas. Num tempo de mudanças drásticas, aqueles que aprendem irão possuir o futuro. Os que se julgam cultos e eruditos geralmente encontram-se ocupados em viver um mundo que já não mais existe.

Todavia, antes de tudo, precisamos definir futuro. Segundo o dicionário, futuro representa qualquer circunstância de vida (condição, posição, qualidade, qualificação) que será desfrutada em ocasião ainda por chegar. Pode ser visto como um destino totalmente definido ou algo ainda aberto e incerto, produzindo assim  preocupação humana com o dia de amanhã, angustia inexistente no mundo animal.

Diz um provérbio bíblico que o futuro à Deus pertence. Podemos então nos arriscar a prever o futuro baseados tão somente naquilo que conhecemos até o presente? A resposta é não; somos capazes de fazer meras suposições, nada além.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Razões para escrever

 

Alguns leitores me questionam como e por que comecei a escrever. Responderei aqui para que muitos saibam. Os motivos são inúmeros. Não sei precisar qual o mais importante, mas este inicial está no topo da lista.

Escrevendo deixo registrado meu pensamento, assim libero espaço na memória para novas inspirações. É como se para escrever um novo caso, fosse preciso apagar o já escrito. Ao invés de apagar, anoto. Se não escrever, esqueço, e memórias são importantes. Um dos fatores da evolução da humanidade certamente foi a escrita.

Escrevo também para organizar meus pensamentos. Na correria do dia a dia, nem sempre tenho condições de assimilar direito fatos contextos e reações. Quando a poeira baixa, depois de alguns dias ou até mesmo semanas, começo a anotar no papel minhas impressões, ideais, fantasias, tudo que meu inconsciente grita.  Por vezes a ficha cai e tudo fica mais claro. Nem sempre.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Idioma dos olhos

 

Aprendi com uma fotógrafa que para demonstrar felicidade em uma foto não é preciso sorrir com a boca, são os olhos que transmitem o estado de humor. A importância está no olhar, não naquilo que se olha.

Quantas vezes você já viu aquilo que chamamos de “sorriso amarelo”? Boca sorrindo e olhos chorando, denunciando o estado de espírito em sofrimento.  Quando uma pessoa está bem, seus olhos transmitem essa energia positiva que se projeta direto na foto. Não há como enganar.

Aprendi com meu neto Bernardo, que agora completou um ano de idade, que a boca também não é necessária para ser entendido, os olhos conseguem dizer quase tudo.