Sobre Ildo Meyer

Quem é?


Dos corredores dos hospitais para os corredores das empresas: este é o trabalho que o médico, filósofo, escritor e palestrante Ildo Meyer vem fazendo para aprimorar as relações humanas de forma bastante inovadora e entusiasmada. Antes de palestrante motivacional, Meyer atua há mais de vinte anos na área da saúde. É médico com especialização em anestesiologia e pós-graduação em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter.

Palestrante de sucesso, Ildo Meyer já ministrou eventos em diversas cidades do Brasil, destacando como seus principais clientes: Laboratórios Cristália, Laboratórios Astra Zêneca, Universidade São Camilo, Faculdade e Medicina de Botucatu, dentre outros. Atualmente, Ildo Meyer tem diversos trabalhos publicados na área de Ética e Filosofia Clínica, é colunista de vários sites, e vem com freqüência participando de entrevistas para a mídia em geral.


Breve histórico


Após tornar-se presidente da Sociedade de Anestesiologia do RS em 2001, começaram os convites para palestras e seminários médicos em todo país. Desde então sua carreira de palestrante começou a se destacar no meio corporativo. Porta voz de assuntos, até então pouco vistos pela classe da saúde, Meyer ficou conhecido por ministrar temas ligados ao Marketing na Saúde, Qualidade de Vida, Ética e Humanização no atendimento médico.


Sala de espera


Em parceria com Antonio Carlos Reichelt, lançou "Sala de Espera", livro que mostra ao médico que o momento da sala de espera, quando o paciente aguarda pela sua consulta, pode ser utilizado para agregar valor ao serviço. Os autores mostram como é possível transformar este momento em boas oportunidades.


Ética e qualidade de vida


Num tempo em que a única lei acima de todos é a "Lei de Gérson", Ildo Meyer lançou o livro "Parabéns a Você", sua segunda obra. Nele, o médico-escritor realiza um ensaio sobre a ética e qualidade de vida num ambiente em que a crença de que temos de levar vantagem em tudo prevalece. O livro, também transformado em palestra, indaga sobre uma nova questão - a Ética -, buscando parabenizar o lado interior humano.


Marketing para médicos


Em 2005, em co-autoria, lançou o livro "Marketing para Médicos – Um Caminho Ético", pela Editora AGE. Vendo que sua missão de vida iria muito além de atender pacientes em cirurgias, passou a disseminar seu conhecimento para outras pessoas, por meio de suas palestras, treinamentos, livros e artigos.


Visita de Médico

Em 2016, lançou Visita de Médico – Uma aproximação entre Filosofia Clínica e Medicina. A ideia deste livro é mostrar ao médico contemporâneo que o mais importante, e, ao mesmo tempo, mais difícil, é simplesmente continuar fazendo perguntas interessantes, e ir trilhando o caminho por onde as respostas levarem. Um dia, este interrogatório, aparentemente singelo e despretensioso, o conduzirá a lugares extraordinários e fascinantes, jamais alcançáveis em uma visita apressada de médico. O autor propõe nesta obra uma discussão conceitual e filosófica, partindo da formação dos profissionais de saúde e buscando uma aproximação que contemple um bem viver entre médicos, pacientes, familiares, hospitais, planos de saúde e indústrias afins. Difícil, mas não impossível.