quinta-feira, 23 de maio de 2013

Médicos cubanos ou extraterrestres?

Como médico e escritor não posso negar, o assunto que está em discussão na mídia e nas ruas me agradou. O argumento é fabuloso. 6000 médicos importados para trabalhar no Brasil. Seis mil! Ótima inspiração para um livro da categoria realismo mágico: fatos insólitos, fantásticos, inseridos em um contexto realista, cotidiano, comum.

Comecei a dar asas à imaginação. De onde viriam estes médicos? Qual lugar do planeta poderia se dar ao luxo de dispensar seis mil profissionais sem alterar o equilíbrio de seu próprio sistema de saúde? Talvez um país super desenvolvido, ou um planeta extraterrestre, preocupado com o bem estar mundial, apoiado  por Organizações Não Governamentais, com a intenção de formar médicos sem fronteiras, dispostos a viajar para lugares miseráveis e cuidar das vidas que por ventura ainda lá existam.

Continuei com a fantasia. O que estariam fazendo neste momento estes médicos? Seriam desempregados, recém formados, aposentados, ou uma espécie de alienígenas produzidos em série e prontos para serem embalados e exportados à preços de banana? Viriam sós ou acompanhados de familiares?

Realismo mágico é um estilo literário que permite devaneios oníricos e ilógicos de maneira natural, sem espantos e sem dar ao leitor uma explicação razoável de como se tornaram reais. Assim sendo, passei a imaginar o Brasil montando uma operação de guerra para trazer, receber, acomodar e treinar estes profissionais. Tudo super organizado, em grande escala, sem desperdícios ou desvios de verba.

Escolas para ensinar nosso idioma (português e língua indígena) aos estrangeiros. Cursos de aprimoramento sobre doenças endêmicas, tropicais, desnutrição, mortalidade infantil. Treinamento para utilização de equipamentos novos de ultra-som, eletrocardiografia, radiologia e análises clinicas que acompanhariam os médicos e lhes dariam condições mínimas de trabalho, segurança e dignidade.

Quando comecei a pensar em como seria a distribuição regional destes médicos, minha imaginação fundiu. Prefeitos, vereadores, deputados, ministros discutindo critérios, privilégios, verbas, cotas, modelos de saúde, protocolos de atendimento, tratamentos preferenciais, vacinas, ambulância terapias. Foi demais para mim. A realidade superou a ficção.

4 comentários:

  1. Ildo, dispensa comentários... achei 10!!!

    ResponderExcluir
  2. Do que vem da cabeça de um louco , tudo o que se espera é pouco!!!
    Olha onde querem nos meter!!!
    Esta conta será nossa!!!!

    ResponderExcluir
  3. querem trazer 6000 cozinheiras para matar a fome do brasileiro, mas sem cozinha e ingredientes, só se fossem mágicas. não falta médico, falta estrutura

    ResponderExcluir
  4. "Incrível, bem isso extraterrestres, e a lei só vale para os médicos brasileiros, toda essa manobra é política, os médicos brasileiros devem se unir e acionar a justiça a seu favor."

    Elza Leal Acosta

    ResponderExcluir