sábado, 2 de junho de 2012

Enquanto se espera, tudo pode acontecer


Nem tudo na vida pode acontecer exatamente como planejamos e no momento que desejamos. Algumas situações exigem esperar. Esperar o nascimento de um filho, a diplomação na faculdade, a recuperação de uma doença, a fruta amadurecer, o sinal de trânsito abrir, a fila do banco andar, o pagamento no final do mês, a raiva ceder, o perdão transcender, o amor aparecer...

Nem todas as esperas são iguais e nem todos esperam da mesma forma. Algumas esperas podem ser programadas e não causam tanto incômodo, porém quando eventualmente surge algo fora da rotina ou planejamento, alguns conseguem lidar com a situação tranquilamente, enquanto outros são mais impacientes, se estressam, sofrem demasiadamente e chegam até a perder o controle emocional.

A insegurança provocada por um imprevisto e a sensação de perda do controle do futuro podem alterar a percepção do tempo real e causar a impressão de que tudo está acontecendo devagar ou rápido demais. A experiência de viver o presente é abreviada e não desfrutada em sua plenitude.

Esta lente desfocada pode causar incômodos e problemas de relacionamento, pois enquanto se espera, tudo pode acontecer, tanto para o bem, como para o mal. Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida.

Enquanto esperam, pessoas costumam utilizar a imaginação. Pensam no motivo da demora, na possibilidade de desistirem do encontro, na repreensão que farão ao atrasado, na recuperação do tempo perdido, na desforra...Até que surja algum esclarecimento, tudo pode estar acontecendo, tanto dentro como fora da cabeça de quem espera, que não tendo por onde se orientar, fica adubando indefinidamente seus pensamentos. Qualquer explicação pode ser suficiente para acalmar os ânimos, porém atraso sem justificativa é extremamente ansiogênico.

Esperas ansiosas podem gerar pensamentos e julgamentos falhos acerca do atraso, pois nestas situações o campo de visão de quem espera é limitado por observações, informações e experiências próprias contra um universo de possibilidades adicionais sequer imaginadas. Quem espera toma os limites de seu pequeno campo de visão como os limites do mundo, e se esta espera estiver sendo desagradável, tanto piores serão os pensamentos.

Alem disto, ao tentar prever o que está se passando utiliza-se a imaginação como ferramenta. A imaginação é uma força poderosa que pode ultrapassar a razão e levar a ver verdades ou falsidades onde elas realmente não existam. Prever o futuro é um jogo arriscado, e as chances de perder são grandes.

Precisamos ser pacientes com a demora, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar. O ato de esperar também pode ser produtivo. Este texto, por exemplo, foi escrito durante um período onde esperar talvez tenha sido a melhor, senão a única conduta possível. Esperar não é o ideal, mas às vezes é o que resta.

Entretanto, assim como a impaciência pode ser danosa, o atraso também pode por tudo a perder. Por vezes o trem não passa duas vezes no mesmo lugar. Talvez este artigo não esteja tão bem elaborado e precisasse mais alguns dias para ser revisto e refinado, mas a hora de ser lido era agora. Sem mais demoras ou contratempos. O que vale a pena conquistar, tanto merece a pontualidade, como vale a  espera. Se você não demorar demais, posso te esperar por toda a minha vida.



3 comentários:

  1. adoreiiiii...

    a vida é uma eterna espera.

    beijao

    Liane Cósta

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.É isso!
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  3. "Precisamos ser pacientes com a demora, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar." A medida da espera. Que medida teria? Há quem diga que aos mais experimentados, e que fizeram a lição de casa com os ensinamentos das relações passadas, a ansiedade diz apenas com o calafrio na barriga - pela certeza do seguro encontro.
    Muito boa reflexão.
    beijo,
    Janice.

    ResponderExcluir