sábado, 18 de fevereiro de 2012

Alma gêmea, difícil de explicar, fácil de sentir

Sabe aquela situação onde você quebra o braço, precisa engessar e então começa a reparar um monte de gente com braços machucados como o seu? Ou quando quer comprar uma bolsa e de repente começam a desfilar na sua frente pessoas com marcas, cores e modelos diferentes? Parece que ficamos mais ligados e nossos sentidos começam a funcionar como um radar, detectando em qualquer lugar aquilo que estamos procurando.

Depois do episódio do cão que me acompanhou na corrida de rua e partiu por falta de despojamento meu em adotá-lo, passei a ficar mais atento.  Olho para os lados na esperança de encontrar novamente minha alma gêmea corredora. Talvez esta atenção  esteja exercendo algum poder de atração.

Depois de uma semana correndo e procurando sem sucesso o cão, uma adolescente começou a me seguir na rua, exatamente como ele fizera.  Feliz e sorridente como uma criança brincando, seus passos ao meu lado eram leves e soltos.  Percebendo que ela não teria fôlego para me acompanhar, diminui o ritmo e expliquei que tinha treinamento aeróbico e por isto minha velocidade era maior.  Não convencida com o argumento, a menina levantou a blusa e mostrou sua barriga dizendo que estava em forma e iria correr comigo.

Quinhentos metros depois, mesmo sem aumentar a velocidade, a menina cansou e desistiu. Apesar de mostrar disposição em querer me acompanhar, conversar, sorrir, pensar, não conseguiu chegar nem perto da cumplicidade desenvolvida pelo cão. Por mais que se esforçasse, não houve aquela identificação imediata da alma gêmea corredora.

Alma gêmea? Se não olhamos para dentro, não estamos interessados e nem conhecemos direito nossa alma, como vamos saber quando surgir uma alma gêmea? Talvez este seja um dos tantos motivos de relacionamentos infelizes entre almas ditas gêmeas: falha no diagnóstico. O fato de alguém gostar das mesmas coisas que você necessariamente não o torna sua alma gêmea. O contrário também é verdadeiro, não é preciso encaixar em cem por cento de suas preferências para se identificar como tal.

Não existe manual de identificação e também não adianta forçar a barra procurando pelas esquinas ou buscando justificativas para acreditar que encontrou sua cara metade. Alma gêmea é uma questão de sentimento, quando chegar a hora, não vai haver dúvida alguma e o reconhecimento será instantâneo.

Como num passe de mágica, a pessoa transcende e se descobre através do outro, que funciona como um espelho, refletindo e mostrando nosso lado desconhecido, o lado de dentro da própria alma. Ao enxergarmos no outro o que somos, imaginamos ser nossa alma gêmea – “o outro é o outro de mim mesmo”.

Aquele cão amigo revelou minha felicidade com a corrida, o simples prazer de correr, a brisa batendo no rosto, as preocupações mundanas sendo esquecidas. Enxerguei nele minha alma corredora. Mostrou-me este aspecto específico e partiu.

A menina corredora, nada revelou. A maioria das almas que cruzarem nosso caminho passarão em branco. Pouquíssimas terão o dom de identificação imediata conosco, e dentre estas, nem todas vão refletir nosso lado bondoso e afetivo, algumas irão escancarar os aspectos mais sórdidos da alma humana.

Para nos protegermos e evitarmos sofrimento desnecessário, identificamos as almas bondosas como gêmeas e rechaçamos as demais. Não reconhecemos nossa parcela de responsabilidade na maldade do outro e passivamente esperamos o milagre de receber via sedex aquela alma que se encaixará perfeitamente na nossa. Quando ela vier, vamos nos apaixonar, casar e viveremos felizes para sempre.

Almas gêmeas não precisam casar, ter desejo carnal, procriar e viver juntas para sempre. Se isto acontecer, ótimo. Almas gêmeas têm a função de expor nossa intimidade. Mostram nosso lado de dentro e nos permitem crescer. Isto dói demais.  Algumas ficam ao nosso lado por toda a vida, outras por algum tempo e muitas depois de cumprida sua missão, vão embora.  Mesmo assim, são os encontros mais importantes de nossas vidas.  Fique atento e deixe fluir, pois estes encontros são eternos, mesmo que não durem para sempre.

Alma gêmea, difícil de explicar, fácil de sentir.


5 comentários:

  1. Como é possível alguém escrever exatamente o que sentimos?
    Dificil de explicar e quase impossível de acreditar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, simples e preciso sua descrição de almas gemeas.

    ResponderExcluir
  3. Bem assim.. eu o senti no primeiro momento, não foi necessário nenhuma explicação... apenas a certeza... Não sabia o seu nome, sua procedência.... mas senti o conforto de estar ao lado dele, a segurança... com o tempo e os acasos... apenas confirmei o que eu já sabia no meu íntimo, amo amá-lo... mesmo sem ter nunca declarado esse amor, tenho a impressão que ele sabe, e sempre que nos encontramos o ambiente fica alegre e sinto a mesma vibração em seu olhar... nada como o tempo para ajustarmos nossas vidas... eu o amo e agradeço todos os dias por saber que eu sou capaz desse sentimento tão nobre que me faz leve de coração e alma!

    ResponderExcluir
  4. Só quem já encontrou sabe, sim...só sentindo mesmo...não dá prá explicar, as palavras são ineficientes! A palavra mais aproximada que encontro e TRANSCEDENTAL!

    ResponderExcluir
  5. Acredito, porque encontrei a minha alma gemea amor verdadeiro ainda não estamos juntos mas sentimos tudo mesmo distante um do outro, já me aconteceu estar numa rua e senti o coração a disparar e ao fim de segundos chegou amada, eu sinto a e ela sente me que já reparei nisso, porque estava um dia a ver amada pelas janelas de uma loja e o meu coração disparou e no momento veijo ela nervosa inquieta olhar para todos os lados e depois olhou para a janela da loja, quando nos cruzamos pela primeira vez senti tudo e ela tinha os olhos com um brilho...:) ambos somos timidos inexperientes no amor, mas penso tem um tempo certo para acontecer

    ResponderExcluir